Influência social era o nome dado nos anos 60 quando as pessoas tinham conflitos, mas optavam por uns acordos para favorecer ambas as partes, geralmente depois de longo desgaste emocional. Desde esta época vários cientistas sociais investigam os meios pelos quais as pessoas optam pela negociação das ações de outras pessoas, concentrando as pesquisas em especial nos principais fatores que de alguma forma causam uma mudança de comportamento, a concordância como uma solicitação básica.

A psicanálise vê as inclinações básicas percebidas no ser humano para a mudança de comportamento de forma positiva como a coerência, a reciprocidade, a autoridade, a escassez, a validação, a atenção, o afago e a compreensão podem fazem gerar respostas positivas no ser humano por meios de regras de persuasão que pode efetivamente ser visto como algo que nos faz crescer quanto a cidadãos.

A reciprocidade envolve mais que presentes e favores também se aplicam a concessões que as pessoas fazem umas as outras.

A coerência tem o efeito de mobilização, a força de motivação, o desejo de ser e de aparecer coerente.

Validação social do proveito ao ser humano de pedir algo para estimular nosso consentimento, demonstrando ou insinuando indiretamente que outras pessoas vejam como ele próprio.

A autoridade de decidir por si próprio deixando para trás o questionamento de duvida de que podem ser facilmente manipulados por falsos especialistas.

Escassez põe em relevo o efeito da percepção sobre o julgamento humano.

O afago vem como facilitador de empatia, que nos leva a ver o outro de uma maneira que ele sinta isso de forma confortante.

A Atenção vem com o saber ouvir, vem com os olhos que mostram que se percebe o que o outro diz ou faz.

A compreensão é a forma de se expressar diante os fatos usando as palavras do outro, repetindo ao outro o mesmo som do que lhe foi dito, trazendo assim a confiança de que você esteve atento aos detalhes e soube repetir de forma parecida o contexto todo.

A Psicanálise vê tudo isso como o saber e o poder de um ponto de vista evolutivo, cada um desses comportamentos como formas eficientes no conceito social humano, e com efeito na grande maioria das vezes, fazendo com que esses princípios nos orientem de forma correta!

Dentro da psicanálise  faz sentido ao ego retribuir favores, agir com coerência, imitar as pessoas que nos identificamos, dar preferencia aos que tem necessidades estendidas, prestar atenção aos tipos de autoridades, legitimar recursos escassos de suma importância, e assim tendo a influencia desses recursos como benéfica em nossas vidas e daqueles que convivem ou fazem parte do meio social que vivemos, dando assim uma opção muito melhor de aprender a dizer sim de forma fundamentada aplicando a legitimidade para com o outro.

Psicanalisar é ver, analisar, estudar, entender e sentir o outro ser a sua frente.