A CONSRTUÇÃO HISTÓRICO-FILOSOFICA E CONCEITO DE INFÂNCIA






Manoela Jesus da Silva




RESUMO
Este trabalho tem por objetivo conhecer e refletir acerca do conceito de infância formado ao longo dos anos, obras como a de Phillip Ariés nos dão um pré-lúmbeo de como era essa educação em determinados anos, abordaremos a educação moderna seus problemas e a busca de soluções e como está o atual conceito de infância. Passando pela idade moderna, chegando aos dias atuais, analisaremos como está o conceito e a formação dos diversos rostos da infância sabemos que temos muitos problemas tais como: exploração do trabalho infantil, falta de acesso à escola, envolvimento com tráfico de drogas, exploração sexual e da mídia. Destacaremos o enfraquecimento familiar caracterizado pela perda da autoridade figura paterna, bem como a ascensão da mulher como chefe da família, os desafios da educação para mudar essa realidade e então buscar pintar um novo rosto infantil desta vez com marcas bem menos dolorosas.





Palavras-chave: Conceito de Infância.Histórico da Educação.Principais Problemas e Desafios.Mídia.Família.Instituições Escolares.


1 INTRODUÇÃO

Hoje como educadores, estudantes e família buscamos na saber o que é ser criança como está o seu processo de formação? Como está inserida na sociedade? Qual o quadro familiar a que esta pertence para então conhecer o indivíduo que queremos formar.
Segundo um ditado popular que diz: "As crianças são o futuro da nação". Então como está o rosto da nossa nação? Para chegarmos a tal busca, voltemos à antiguidade avaliando o conceito de educação e infância
Através deste artigo, observaremos os caminhos percorridos pela educação e a formação, do conceito de infância ao longo da história, inicialmente, temos a criança como algo nulo apenas como um objeto que estava ali presente e não fazia parte daquele contexto.
"Segundo Philippe Ariès, na Antiguidade, no século XII ao século XVIII No primeiro período, segundo ele, a criança era considerada um adulto em miniatura por não haver distinção entre o mundo adulto e o mundo infantil, ou seja, a criança se "ingressava na sociedade dos adultos". No segundo período, conforme evidencia o teórico, ocorreu uma mudança na perspectiva de criança. Agora, a sociedade passa a prezar pela inocência da mesma, portanto, a separa da vida dos adultos ao enclausurá-la na instituição escolar sob vigia dos preceptores (professores). Por fim, o terceiro período é caracterizado pela consolidação do conceito de infância. Ariés destaca que, neste período, a criança começa a ocupar o lugar central da família.

Aproximadamente por volta do século XVII e XIII observamos um novo modelo de formação de infância onde Aires faz um excelente estudo e reúne ricas informações verificaremos através de alguns textos seus, o conceito deste século sobre infância a educação realizada por preceptores, a pintura de um só rosto o da criança burguesa.
A educação na idade media esta ligada a um conjunto social econômico e político esse foi um período de formação cristã, tendo como ênfase a educação religiosa pois estava atrelada a igreja com as instituições eclesiástica que detinha o papel de educar,formar e conformar.A concepção de criança era praticamente nula dava se importância principalmente ao adulto nos dados do currículo estavam o trivium o quadrivium e a filosofia.
A igreja ditava toda estrutura educacional eles faziam acreditar que Deus desejava e estabelecia de uma vez por todas essas regras.É característico a estrutura relacionada à presença de um professor que ensina muitos alunos que advém de varias procedências.
Entretanto todo e qualquer feito deveria ser comunicado ou justificado na igreja por ex;as práticas dos autores como a discussão,comentários,argüição, É digno de destaque a organização dos estudos em escolas nas catedrais sobretudo nas universidades também alguns conteúdos culturais da escola moderna e até mesmo contemporâneo o latim a gramática.
Contudo havia ainda a exclusão o nível cultural a educação a leitura era muito baixo entre bárbaros clérigos e até representantes do império e sua família.A igreja também buscou marcar seu território na família inserindo a educação bíblica na mesma,nasce então um novo modelo de família cristã forma-se mosteiros e ordens religiosas onde os nobres passam a ser ensinados e formados juntamente com aqueles da classe dominante e os menos abastados? Conseqüentemente havia uma separação, os indivíduos das classes baixas não tinham acesso a tais ensinos, os casos de analfabetismo, chegava a ser total. Buscava-se reformar a educação nos séculos XII, XIII muitas escolas transformaram-se em universidades medievais.
" Uma oportunidade para conhecer esse lado da História foi a exposição Nins ? Retratos de Crianças dos Séculos XVI ao XIX. O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) abrigou, entre os meses de outubro e dezembro de 2000 , quarenta quadros reunidos por Yannick Vu e Ben Jakober, um casal de artistas naturalizados ingleses que vivem e mantém uma fundação com seu nome na ilha de Palma de Maiorca, na Espanha.
Nas telas estavam retratadas crianças de idades variadas, a maioria de famílias nobres, outras sem identificação nem do modelo nem do artista. Em comum, as crianças tinham a riqueza das roupas e dos acessórios, e a expressão de gente grande no rosto e na pose. Num dos quadros, o pequeno Luís, herdeiro da Coroa espanhola, retratado ainda como príncipe das Astúrias em tela de 1710, aos 3 anos só tem de criança a touca de renda toda enfeitada e as bochechas rosadas. No mais, da faixa ao manto, com cetro e coroa fulgurando atrás, é o perfeito monarca. Na mesma linha, o arquiduque Carlos da Áustria, aos 5 anos, vestindo armadura, é a miniatura de seu pai na guerra no retrato de 1690".(JOBIN ;SOLANGE.SOUZA)VEJA FIGURAS 1,2.

A Grécia que era mantida por colônias é considerada a pátria da cultura, civilização e educação ocidental. A educação continuava elitizada os principais instruções que os romanos davam importância era o corpo pela mente ginástica e a mente pela filosofia eles se ocupavam com a guerra,agricultura e a política,os escravos aprendiam ofícios nas casas que serviam. O estado era responsável pela educação entretanto, os professores seguiam um regimento igual ao militar, baseado na justiça e disciplina era comum as punições com varas aos que desobedecessem as regras quem não lembra da palmatória usada nas escolas como método de disciplinar talvez herdado daí.
Nesta época surge a educação para o povo não para educar , para ser catequizado.

Na idade moderna a educação foi caracterizada pelo realismo defendendo que deveria ser ensinado o que fosse útil para a vida das pessoas??(GADOTTI 2004)


Segundo Zygmunt Baumam o conceito de infância só começa a se desenvolver a partir dos séculos XVI e XVIII,através da revolução educacional esta três pontos relevantes proporcionando mudanças no modo como se via a infância antigamente, primeira a diferenciar a criança do adulto segundo estes deviam ser assistidos por educadores(preceptores) e terceiro a família deveria supervisionar
Esta revolução educacional teve grande importância pois nessa época inventa-se a prensa e desenvolve-se a imprensa para tal é preciso ter pessoas capacitadas isso favorece a educação por criar uma separação entre crianças e adultos ou seja leigos e letrados Desse modo a escolarização torna-se importante e obrigatória para as crianças no século XVIII, estas seriam ensinadas,disciplinadas e moralizadas.
No século XIX,com o acirramento da indústria e os avanços tecnológicos e no decorrer do século XX ocorreram na Europa várias mudanças na educação, surge a escola nova
Esta deveria ser igual para todos organizada apta para desenvolver a consciência e igualdade
Essa nova concepção juntamente com as reformas quebro o domínio da igreja na educação mas esta não perdeu suas influências a educação infantil estava sendo implantada nos jardins de infância das escolas dominicais surgindo assim um novo modelo de instituições educacionais as chamadas creches, com isso as crianças passam a ser mais notadas e começa a se pensar nas praticas educativas, os métodos que devem permear o trabalho na pré-escola percebe-se como a figura da criança é importante e que também deve fazer parte da sociedade.
No Brasil a educação voltada para crianças, inicio-se em meados do século XX, onde era grande o número de mortalidade infantil devido as mas condições de vida.
No inicio do XX a preocupação com a educação começa a ser pensada; Que tipo de aluno se tem? Qual é o adulto do futuro? O Que é a educação infantil?
Nesse período, a educação e a infância passa a ser preocupação de todos inclusive de estudiosos que buscam meios de rever uma educação deficiente desde o passado.

A infância e sua concepção, até então, assistencialista; a relação familiar e as condições de trabalho acabaram por influenciar a história das instituições destinadas às crianças pequenas. (KUHLMANN.1998.p. 81).
Nesse momento de controle industrial prevalecia, as creches escolas maternais e os jardins de infância ,que buscavam atender as necessidades pedagógicas.
Com o estabelecimento desse modelo educacional a criança não deveria ser mais vista como um adulto ele deviria ser encarado como criança e fazer as coisas de crianças.
A educação no século XXI chega acarretada de problemas e com várias indagações até aqui observamos que a educação bem como o conceito de infância teve um processo lento e sem muitos avanços longe do modelo que queremos temos muitos fatores a analisar para então constituir um rosto de infância a família a mídia a escola são fatores importantes que daremos atenção.
FAMÍLIA
Se na antiguidade o modelo que se tinha era da criança sentada com a família cheia de brinquedos hoje a realidade é outra é a família sentada em frente à televisão ou cada um, no seu quarto de modo individual cuidando de si. Alguns pais enchem os filhos de responsabilidades e afazeres como judô, balé, ir para atividades extra-escolares como os reforços escolares curso de inglês etc. Claro que esses são os da classe média porque a visão que se tem dos menos favorecidos é outra muitos ás vezes não tem aparelhos eletrônicos outros trabalham para o ajudar em casa que ás vezes tudo que querem é um colchão para deitar e descansar seu pequeno e cansado corpo não de brincar mas de trabalhar ás vezes num sinal pedindo, num canavial ,manguezal, lojas,feiras livres em fim crianças trabalhando em vários setores é o que não falta elas estão em todo lugar só não estão onde deveriam estar na escola.
"Diante do mundo globalizado em que vivemos,acreditar na família torna-se, para algumas pessoas algo utópico."
( REVISTA COLOCAR O NOME.
Qual o quadro familiar que se tem hoje ? muitas vezes é uma mãe que cria os filhos, sozinha,um pai alcoólatra ou viciado em drogas que oprime e agride sua família gerando vários conflitos e medos nas crianças e formando que cidadão para futuro diante de tal problemática? De acordo por ex: com o filme Lolita uma jovem que tem sua inocência e infância roubada onde passa por diversas problemáticas sem nenhuma instrução de como proceder onde muitas vezes é o que ocorre hoje com algumas famílias, pais que não acompanham a formação do seu filho não ajudam acrescer e também não o deixam ser criança pois muitas vezes impõem responsabilidades que não são deles por ex: meninas de nove dez anos já são obrigadas a tomar conta da casa,fazer comida, olhar ela e os irmãos muitas vezes sua realidade é a invasão da polícia nos seus lares,a convivência com traficantes de drogas resultando em buscar uma saída e muitas vezes qual é a saída? A prostituição ou o envolvimento no narcotráfico. E o que dizer daqueles que são abandonados na rua, a mercê da própria sorte? Outros são abrigados em orfanato crescem sem a presença de um pai ou mãe que lá no fundo eles esperam conhecer muitos acreditam que ainda serão procurados enfim todos estes são "rostos"da infância atual, muito se buscou para considerar a criança como criança, mas esse conceito está cada vez mais submerso devido a toda essa situação, a educação tem um papel fundamental para buscar mudar esse contexto.


A MÍDIA
Com os avanços da tecnologia e a era da informação principalmente as crianças estão sendo bombardeadas por propagandas apelativas que levam ao consumismo exacerbado
Bem como ao incentivo para seguir os padrões estabelecidos pela mídia em muitos lares observamos o enfraquecimento da instituição familiar em muitos lares a televisão é a babá ela passa valores e forma opiniões.
Na contemporaneidade, entretanto, está acontecendo um processo inverso: ao invés de mais resguardadas, as crianças estão emancipando-se cada vez mais cedo , tornando-se autônomas podemos dizer que isso é ruim? até certo ponto não , pois a própria pedagogia mostra que isso é necessário para a formação do cidadão entretanto, convém um acompanhamento, a nossa vida é feita de fases não podemos pular essas fases a criança ela deve agir como criança ser criança ter responsabilidades de criança Dois fatores cruciais para que esse processo aconteça são a ausência dos pais e a onipresença dos meios de comunicação. Se antes, na Idade Média, eles serviram para deslanchar o desenvolvimento da concepção de infância, hoje a mídia promove a desinfantilização de crianças, provocando, entre outras conseqüências, a erotização precoce.
A televisão, mais que um eletrodoméstico, transformou-se num fato social. É através desse eletrodoméstico que a infância recebe seus ensinamentos e informações sobre o mundo, o que antes, acontecia apenas por seus familiares e pela escola muitas vezes pela narração de casos e histórias ou pela realização de tarefas a mídia se adianta: ela inicia o processo de socialização antes que a escola tenha a oportunidade de fazê-lo. No Brasil, a influência da mídia torna-se ainda mais poderosa em virtude de um sistema educacional precário que possibilita, em muitas ocasiões, que a televisão tenha o poder de conduzir de informar, educar e distrair, sem um público capaz de criticá-la.
Segundo Nelson Werneck Sodré (1999) ele conta que a televisão surge na década de 50 abalando o prestígio, até então sem rivais, do rádio. O primeiro programa infantil da TV Tupi, Clube do Papai Noel, foi ao ar em 1951. O programa Capitão Asa, que foi um dos maiores sucessos desta emissora para o público infantil, foi lançado em 1968.
Hoje a televisão, está deixando de ser um modo de lazer da família para ir transformando-se em modo de lazer individual, não poderia deixar de trazer modificações para as relações familiares onde pais não sentam se mais a mesa com filhos para realizar as refeições ou mesmo para uma conversa as tarefas escolares das crianças são realizadas numa divisão de atenção com o aparelho . As crianças não precisam compartilhar programas com os pais, não existe mais o fim dos horários de programas infantis para que se inicie a programação adulta. Existem concomitantemente programas para adultos e crianças, para serem assistidos separado e cada um não incomodar o outro com suas opções. Podemos ressaltar a influencia no que diz respeito a respeitar as faixas etárias para exibição de certos programas que , não são apropriados para o público infantil . De alguns anos para cá, a programação televisiva, no Brasil, tem exibido com maior freqüência cenas inapropriadas em horários que aparentemente obedecem a uma censura imposta pelo Ministério da Justiça. Apenas teoricamente. Na prática, o sexo aparece na TV a qualquer hora do dia em programas que se dizem ser de "censura livre" ainda que implícito e sutil isso nos faz refletir até que ponto os meios de comunicação de massa podem enriquecer ou prejudicar o desenvolvimento na formação e na educação das crianças. Apesar dos problemas econômicos do Brasil é difícil ver uma criança que não tenha um celular ou um computador a indústria é que descobriu que o conceito de infância hoje é rentável e custa caro.
Diante de toda esta exposição devemos refletir: Será que as crianças da atualidade estão resgatando os atos daquelas que viveram durante o século XVIII? Podemos observar que, de certo modo, a infância passa a adquirir características semelhantes a concepção que perdurou até o século XVIII. Afinal, as crianças de hoje passam a se comportar, vestir e viver de acordo com o mundo adulto, muitas realmente tem deixado ou perdido sua infância para tornarem-se pequenos adultos observamos que a mídia vem impondo essas situações como por exemplo os padrões de beleza, uso cada vez mais cedo de cosméticos a compra de certos brinquedos tentando tornar formar "pequenos cidadãos alienado, assim como a mídia ajuda a desenvolver e formar culturalmente informatizar, o individuo também surgem para roubar a inocência das crianças. Colocar as crianças em condições de adultos ao ter acesso a conteúdos do mundo de seus pais.
Não podemos esquecer, das músicas que muitas vezes são de cunho sexual e acabam tornando-se o gosto das crianças muitas relatam casos de violência explicita, incentiva a prostituição e o crime.



O PAPEL DA ESCOLA
A legislação brasileira destaca: Art 2º A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.(BRASIL,1996.s.p.)
Toda criança direito a escola a uma educação de qualidade mas será que esses direitos estão sendo cumpridos? A escola tem um papel fundamental na construção social da criança, na elevação do conhecimento na sua formação e desenvolvimento das capacidades racionais e aptidões bem como dos valores, influenciando no modo como elas podem encarar a vida, muitas vezes é na escola que se vê a solução para mudar a realidade vivenciada por alguns.
Como função social a Escola é um local onde visa a inserção do cidadão na sociedade, através da interelação pessoal e da capacitação para atuar no grupo que convive. Forma cidadãos críticos e bem informados, em condições de compreender e atuar no mundo em que vive.
"A Escola tem um compromisso com a Educação, devendo atuar de forma abrangente, não só tendo como objetivo a instrução. Deve manter uma visão holística, procurando avaliar, para melhorar, todos os aspetos dos quais o ser humano constituído. Deve prover os indivíduos não só, nem principalmente, de conhecimentos, idéias, habilidades e capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento. Assim, tem como objetivo básico a socialização dos alunos para prepará-los para se que se incorporem à vida adulta e pública"(THOMAZ.2009. s.p.)
A escola tem toda essa responsabilidade de transformação, entretanto, é preciso se valorizar mais esse canal de mudança mais não é isso que se vê o que observamos é um declínio na educação embora já se tenha se melhorado bastante o papel da educação é ímpar mas este não é realizado sozinho é preciso uma junção de todos governo ,família professores comprometidos etc.
O objetivo da educação é preparar os homens para o convívio social formar cidadãos críticos e capazes a educação e o sistema educacional devem, constantemente, reafirmar os valores da modernidade: a democracia, os direitos humanos e a solidariedade. Na superação da crise econômica mundial, o ideário iluminista da igualdade, fraternidade e liberdade nunca se tornou tão atual e necessário. Acreditar que "outro mundo é possível" não pode sair do horizonte do educador e deve tornar-se um objetivo permanente da prática pedagógica afinal somos plantadores de sonhos condutores de objetivos a mudança passa pela mão de todos mas a educação ela transforma em realidade apenas esta é capaz de redefinir este novo conceito de infância claro que com nuances mais belas para isso deve haver uma junção de escola, família, poder público mídia que são fatores que influencia hoje na vida de todos inclusive das crianças.

CONCLUSÃO
Este trabalho foi relevante enriquecedor, viajamos pela história da educação desde a antiguidade até os dias atuais Aries com sua obra desnudou o conceito de infância antigo o adulto em miniatura sem importância acompanhamos como pouco a pouco esse conceito foi e formando e importância que a educação e anteriormente a imprensa hoje o termo atual mídia e a família foram responsáveis por esse fato.
Na atualidade a infância se caracteriza por diversos rostos desde a maturidade pré matura até a culminância de diversos problemas sociais abordados neste trabalho ainda existe o rosto da criança de classe média que tem tudo que elas querem mas muitas vezes são sobrecarregas com atividades extras e punidas pela falta dos pais em suas vidas cotidianas devido ao trabalho dos mesmos.
Do outro lado temos crianças fora da escola a busca de escola melhor interessante motivadora e uma família participativa de modo que como futuros educadores queremos ver um rosto de infância melhor do que observamos não queremos que nossas crianças escondam seus rostos seja por sofrimento,vergonha,medo,desilusão esse trabalho enriquece e fortalece a nossa convicção de que temos um grande desafio pela frente e essa é nossa motivação vencê-lo.
REFERÊNCIAS

http://www.overmundo.com.br/overblog/o-conceito-historico-da-infancia

http://www.idc.org.br/GESTIONALE/upload/CONFIGURAZIONE/ECONTENT/CREAZIONEPORTALE/template/galleria/Image/documentos/Cultura_e_Fe/124/COMUNICACOES/Os_Desafios_da_Educacao.pdf


http://www.catolicaonline.com.br/revistadacatolica/artigosv2n3/18-Pedagogia.pdf


HTTP://3BPBLOGSPT.COM/_N1TWEKXBVYC/SMUK5UEYRJI/AAAAAAAAAFU/AKJDSOVEREFU/S1600-H/2E7823_2,JPG


HTTP://PATATITRALALA.BLOGSPOT.COM/2010/09/O-CONCEITO-DE-INFANCIA-ATRAVES-DA.HTML


HTTP://WWW.SCIELO.BR/CGI-BIN/WXIS.EXE/IAH/