O CONCEITO SOBRE CULTURA

Quando falamos de cultura logo nos vem à idéia de um conceito de tudo aquilo que nos cerca como família, costumes regras e comportamentos sociais, mas a cultura esta associada a algo mais amplo e complexo. Podemos falar que a cultura é uma ciência que abrange o social e o natural devido ao enorme alcance de sua função que é o estudo do homem como o centro, tornado um campo sem fronteira, ou seja, um mar de conhecimentos infinitos.
A cultura é um conjunto de teorias com diferentes métodos e técnicas de pesquisas que visa: buscar, explicar, compreender e interpretar as mais diversas práticas do homem dentro da sociedade. Muitas dessas teorias baseiam-se em estudos de campo, em que o antropólogo busca conviver com as populações locais e aprender seus hábitos, valores, modos de vida, crenças, relações de parentesco e outras dimensões da vida social.
Vários antropólogos contribuíram bastante para disseminarem o conceito sobre cultura, ele envolve-se com o objeto de estudo analisando as áreas tanto política como ética da comunidade a qual ele estudou ou estuda. O papel do antropólogo é de intermediar as diferenças entre as culturas visando manter uma relação de dialogo entre as mesmas.
Um dos grandes antropólogos que contribuiu para o desenvolvimento do conceito sobre cultura foi Edward Tylor (1832-1917), este posicionamento é ratificado por Laraia (1986, p. 25). "o conceito de cultura, pelo menos como utilizado atualmente, foi portanto definido pela primeira vez por Tylor. Mas o que ele fez foi formalizar uma idéia que vinha crescendo na mente humana".
O seu pensamento sobre o conceito de cultura pode ser melhor compreendido quando observamos as seguintes palavras de Laraia (1986, p. 30):

Tylor procurou, além disto, demonstrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.


Portanto, entendemos que o dever do antropólogo é auxiliar as populações a se libertar da exploração cultural, tendo como consciência de que seu trabalho pode interferir na dinâmica interna da sociedade e não ser um agente de alienação.