Axiologia.

O conceito da palavra etimologia vem do grego clássico, axios, algo que deve ser considerado, valorizado pela natureza do seu próprio conceito, essa a primeira designação. Logos vem de Ciência, o conceito derivativo daquele que é pela sua exatidão.   

O que significa teoria da explicação de algo, de um determinado objeto ou até de uma formulação epistemológica.

 Mas no plano prático também pode ser a explicação dos valores em geral e em particular dos valores morais, como pode ser entendido os sistemas da ética nas relações sociais.

Em definição a etimologia axiologia foi definida por Banden W. Windelband 1863-1915. No primeiro momento da evolução do conceito derivou-se da Filosofia de Kant, o que se entende de certo modo a seguinte explicação.

 Compreende-se que o conhecimento por formulação tem por origem não nas coisas em si, sejam quais forem os objetos em estudos, para os sujeitos do conhecimento, porque são diversificados.

Mas o conhecimento se realiza antes de tudo por meio da apreensão digamos das realidades na relação entre a definição do que a realidade é em si, sua natureza ontológica e a relação de um ideal absoluto.

Embora tudo isso posto como valor dedutivo e não indutivo, axiologicamente a perspectiva não poderá ser necessariamente empírica, o uso fundamental do método observacional.

Colocado, portanto, o valor inicial, o desenvolvimento do método, o que significa a relação do referido, com apreciação do julgamento, com a finalidade de conhecer a realidade de um objeto, um determinado ato e  sua evidência.

Edjar Dias de Vasconcelos.