O combate eficiente ao crime organizado e ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro

Roberto Ramalho é Jornalista, Advogado, Relações Públicas e estudioso de assuntos jurídicos e políticos

Com a ajuda da Marinha do Brasil que enviou blindados o Batalhão de Operações e Policiamento Especiais (BOPE) em conjunto com a polícia militar e polícia civil expulsou com o uso da força que o Estado detém legitimamente os traficantes de droga da Vila Cruzeiro nessa quinta-feira, dia 25 de novembro, uma data que ficará na historia da população carioca.
Os marginais em fuga fugiram para o morro do alemão, mas o Comandante da polícia militar do Estado do Rio de Janeiro afirmou que irá atrás deles.

O comandante da Polícia Militar do Rio, coronel Mário Sérgio Duarte, disse nesta quinta-feira (25), em entrevista ao vivo no "Jornal Nacional", que a PM irá atrás dos criminosos que fugiram da favela de Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio, depois de uma mega-operação policial.

"Em relação aos criminosos que se puseram em fuga, eu gostaria de afiançar que nós vamos atrás deles. Com toda a certeza, nós vamos buscá-los. Seja amanhã, depois, o tempo não importa. Nós temos uma estratégia bem definida e nós iremos atrás daqueles criminosos que se colocaram em fuga", afirmou o coronel Duarte.

A operação foi liderada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e utilizou na operação pelo menos 350 homens, sendo 200 da Polícia Civil e 150 do BOPE, com o apoio da Marinha, que cedeu nove blindados.
Segundo a Marinha, foram empregados na operação seis veículos blindados M-113, quatro carros-lagarta anfíbios e três viaturas Piranha, para transporte de tropas. Moradores e comerciantes tiravam fotos, mas algumas pessoas ficaram chocadas.

Esses marginais em fuga pareciam menininhas. Quero ver agora eles baterem de frente. Agora fogem iguais os ratos para os porões procurando se refugiar e se proteger da ação dura e bastante eficiente da das polícias militares e civis com o apoio logístico da Marinha do Brasil. Tem mesmo é que acabar com todos, principalmente os marginais do 1º escalão. Só falta agora aparecer à turma dos direitos humanos para jogar um balde de água fria nessa operação bem sucedida.

Observamos orgulhosos na televisão a bandidagem correndo morro acima. É uma verdadeira vitória da sociedade. Excelente e admirável a ação de todos agentes envolvidos. É isso aí, a bandidagem correu mais uma vez, perderam território e dinheiro. Muito dinheiro. Mais nunca irão traficar drogas, matar gente inocente e provocar o medo e o terror ali.
Brevemente também estarão encurralados no morro do Alemão. E quando nós todos esperarmos veremos finalmente a maioria deles presa e imediatamente mandados para uma prisão de segurança máxima que é o lugar apropriado para esse tipo de delinqüente.

Uma nova ação das policiais será pura matemática. Só é enviar ao morro do Alemão cheio de bandidos, no mínimo uns 20 blindados, 200 homens do BOPE bem armados e outros 200 do Exército, além de helicópteros, caveirões, munição à vontade encurralando-os e cercando-os pelo menos durante um mês. Pronto! O resultado final será o morro praticamente livre de bandidos.

Não sei por que demoraram tanto tempo para agir. A sociedade carioca já não agüentava mais tantas mortes e tanto sofrimento. Tinha que acontecer alguma ação do Estado e ela finalmente veio em boa hora. Quem sabe agora o crime organizado no Estado do Rio de Janeiro não será exterminado.