Embora saibamos que as nossas guerras são vencidas no mundo espiritual por Deus (2 Cr 32:8), resta-nos uma parcela de extrema importância para que sejamos vitoriosos e tenhamos o título de "Filhos de Deus".
I ? A nossa realidade do dia a dia
Paulo nos revelou a palavra pelo Espírito Santo e nos instruiu a sermos semeadores dessa palavra para que "bem nos venha" ou nos suceda nessa caminhada.
Como eu, você também já deve ter passado por injustiças e ter recebido do Pai o livramento, a salvação diante de seus opressores. Aqueles que traem e se colocam ao oposto do bem (justiça) estão rotulados na Bíblia Sagrada como mensageiros do mal, filhos de satanás, ou seja, aquele semelhante a Judas Escariotes, que por inveja e ganância se vendeu por dinheiro, perdendo assim a sua salvação.
Mas, ao crente está proibida a inveja e a ganância, por dois princípios básicos, ditos por Jesus:
a) Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas;
b) Há uma sinalização de Deus ao seu povo no livro de Isaías 55:1, que diz: "Ah! Todos vós, os que tendes sede vinde às águas, e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei, sim, vinde e comprai sem dinheiro e sem preço vinho e leite" (alegria, colheita, alimento)
Amados, a palavra de Deus é poderosíssima, daí ser tratada nas escrituras por "água, luz, espada". A palavra de Deus é tão forte que em alguns trechos bíblicos é chamada de "espada de dois gumes", ou seja, onde ela penetra ocorre coisas indescritíveis, a exemplo de ceifar o mal, arrancá-lo da nossa vida, nos dando livramento e libertação da opressão dos inimigos.
E como vamos nos posicionar diante de Deus para sermos guerreiros sobre esta terra? Como salvar o trigo que está no meio do joio?
A primeira resposta se encontra dentro de nós mesmos pois a sede de justiça e o amor ao próximo já são bandeiras de sinalização de que você é um filho de Deus porque não pactua-se com a injustiça nem sente ódio pelo seu semelhante, portanto, os filhos da luz não se acompanham com os filhos das trevas.
A segunda pergunta tem a sua resposta em Romanos 10:11 a 15: "Porquanto a Escritura diz: todo aquele que nele crer não será confundido, pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é Senhor de todos, ricos para com todos que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como porém invocarão aquele em quem não creram ? E como crerão naquele que nada ouviram ? E como ouvirão, se não há quem pregue ? E como pregarão, se não forem enviados ? Como está escrito: Quão famosos são os pés dos que anunciam coisas novas !"
Meus irmãos, não deixeis que a ira momentânea permaneça em vós. Jesus nos diz que jamais esta poderá permanecer em nós após o por do sol, o que significa dizer que você e eu temos que ser diligentes, tal qual o médico que se antecipa com um medicamento e cuidados cirúrgicos para que o paciente não venha a sofrer a morte. Ou seja, o que conhece a palavra de Deus deverá vivê-la de forma eficaz a ponto de prevenir-se, imunizar-se do contagio do mal.
Você deve orar por aqueles que te magoam, que te traem por inveja ou ganância, pelo que blasfema contra você e que se coloca ao lado da injustiça. Essa é a nossa arma poderosa para fazer aqui e agora a nossa parcela de trabalho sobre a terra, nos juntando ao exercito do Senhor, cujos anjos guerreiam no mundo espiritual.
A segunda providencia se refere a "obedecer a Deus", ou seja, "pegar o arado e prosseguir com a missão que nos foi delegada por Jesus: "pregar o Evangelho" porque as sementes são para ser plantadas, regadas e cuidadas. O nosso zelo por esta semeadura se chama amor. Não podemos fazer a obra de qualquer jeito. Não importa o tamanho dessa obra, mas ela deve ser cuidadosamente efetuada porque o fazemos para o Pai.
O amor é a arma mais eficaz em um combate, porque é indestrutível, ela tem vida eterna, não morre, não perece, não desaparece porque é emanado de Deus. O homem necessita de amor e o próprio Deus já nos criou para vivermos interagindo uns com os outros em amor.
Quando se conhece com profundidade as sentenças descritas para os filhos das trevas, brota no coração do salvo uma grande piedade, pois embora reconhecendo existir o mal dentro de certas pessoas, podemos mensurar o grande preço de sofrimento que esta terá que pagar pelas suas maldades.
A palavra de Deus nos diz que aquele que cava uma cova para o outro, nela cairá e ainda encontrará uma cobra, ou seja, o demônio ali está lhe atormentando a alma e esta pessoa será uma presa de satanás por toda a vida.
Logo, devemos advertir às pessoas que se acompanham com os escarnecedores para que voltem deste caminho de trevas antes que não haja volta, porque Deus, que é luz, não suporta a iniqüidade (traição, maldade, concupiscências da vida) ( Tiago 1:19-25 ).

II ? O que nos fala a palavra de Deus
Quando se fala de guerras falamos de desunião, da falta de entendimento, de sabedoria, da falta de amor, de diálogo entre as pessoas. Isso ocorre nos lares, no trabalho, nas escolas, entre vizinhos e entre nações.

Desde os tempos remotos, antes da vinda de Jesus a esta terra, existiam as guerras, os inimigos declarados, assim como hoje. Obviamente que as armas utilizadas naquele tempo não se comparam as de hoje, assim como não creio que existisse um grau de maldades tal qual se vê neste tempo presente.
Existem, contudo, as guerras espirituais, travadas nas regiões celestiais, lideradas por principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal e que nos atingem de forma danosa. Logo, quando somos perseguidos tal qual presas destinadas a morte, devemos nos lembrar que a nossa luta não é contra carne e sangue (homem) mas sim contra essas forças ocultas (Efésios 6:12).
As Escrituras nos falam: "Sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo... Tomai toda a armadura de Deus para que possais resistir no dia mal e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estais, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-se da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz, embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no espírito e para isso vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos".
Os versos acima nos dão uma direção de como nos posicionarmos nesta vida, que por si só, exige de todos nós muita prudência e sabedoria e, se não fora pela misericórdia de Deus, certamente não suportaríamos as lutas e adversidades terrenas.
Eu quero enfatizar nesse breve estudo que as guerras espirituais somente são vencidas por Deus (2 Crônicas 32:7 e 8), mediante suas ordens a anjos específicos para lutarem e derrotarem os inimigos. Portanto, a nossa postura e da Igreja consiste na fiel obediência à palavra de Deus, seguindo os passos acima narrados por Paulo em Efécios 6:10 a 20.
A nossa confiança em Deus e no seu poder nos dá uma bandeira no sentido de que estamos do lado certo, da justiça de Deus. Logo, para que eu tenha esta certeza, tenho que ter uma postura de retidão e procedimentos nos moldes descritos na palavra de Deus. Eu não terei vitória sobre um inimigo se eu usar de mentiras e meios ilícitos para pleitear alguma coisa. Deus é justiça e jamais dará uma ordem de defesa a mim se eu estiver nessas condições diante dele.
A armadura de Deus consiste num exercício continuo, ou seja, eu tenho que tomar uma posição diante do Pai como soldado de Cristo Jesus. Viver em humildade de espírito, discernindo todas as coisas, separando as coisas materiais das espirituais, principalmente quando estamos executando um trabalho secular.
Não podemos nos distanciar da palavra de Deus. Devemos tê-la como um alimento, como a água que é imprescindível para a vida. Isso é cingirmos com a verdade, porque do ouvir ou ler a palavra, brota a fé em nós, de forma imediata, pois a unção do Espírito Santo é tão forte, que em meio à meditação da palavra de Deus, poderá advir uma grande necessidade de orarmos naquele instante. Isso é fantástico e nos sentimos seguros, com a presença de Deus.
A nossa oração deve ser simples e direta. Deixe a sua alma derramar-se diante do Pai; despeje as suas dores e angustias. Ele é Pai e Senhor para lhe dar respostas, curas, livramentos e vitórias. Nunca se exalte, ou seja, auto-suficiente. Esta postura não o aproxima de Deus, mas reflete a soberba, algo que Ele abomina. Logo, reconheça a sua impotência para resolver problemas e causas difíceis. E, guando obteres as respostas de vitórias, não as divulgue como se o mérito fosse seu, mas dê toda a Gloria a Deus (Isaías 42:8).
Aprenda a testificar de Deus. Essa é uma forma de você pregar o evangelho. Abra os olhos para enxergar Deus ao seu lado. Quem lhe dá um sono tranqüilo ? Quem providencia uma vaga no estacionamento quando você está aflita com o horário ? Quem lhe dá a chance de possuir além daquilo que os seus recursos podem prover ? E quem providenciou o sol, as flores, a chuva, os alimentos para que você desfrutasse de uma vida saudável ?
Aprenda a viver sem murmurar. Não podemos ficar murmurando se faz calor e/ou se chove reclama ... Quem sabe todas as coisas senão Deus ? Agradeça o seu dia a dia, os alimentos, os filhos que Deus lhe confiou. Dê atenção e carinho ao seu marido, a sua mulher, aos colegas de trabalho. Agindo assim estarás semeando paz.
Aproveite sempre o seu tempo para meditar na palavra de Deus e ore em espírito todo o tempo, dirigindo, no trabalho, em silêncio. Essa atitude mental o isenta de receber dardos inflamados do maligno, pois quando enviados e/pré-ditos, Deus estará com você e serás livrado do mal.
Nunca retribua o mal que possas receber de alguém. Lembre-se que a sua oração é poderosa diante de Deus. Não fique dependente de pessoas para orar por você. Confie você no Senhor. Abra o seu coração para Deus e lhe conte o que lhe aconteceu, da injustiça que sofreu e o Espírito Santo lhe confortará, dando-lhe as resposta de como agir.
III ? Conclusão
Sabemos não ser fácil superar adversidades, principalmente quando somos perseguidos e injustiçados. A nossa primeira reação é retribuir a ofensa ou se tornar inimigo do agressor. Mas, quando conhecedores da palavra de Deus, temos a obrigação de aplicá-la em nossas vidas, em toda e qualquer circunstancias.
A nossa arma é a oração ao Pai, que deverá ser objetiva e desprovida de ódio ou rancor. O sentimento momentâneo poderá ser até de desespero diante de uma injustiça, por exemplo, mas nunca se deve orar pedindo o mal para o outro. Lembremo-nos o que nos diz o Salmos 94:22-23 "Mas o Senhor é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo. Sobre eles faz recair a sua iniqüidade e pela malícia deles próprios os destruirá; o Senhor, nosso Deus, os exterminará".
Pedro nos fala de vida exemplar, ao mencionar em sua 1ª Epistola 3:8-12 "Sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternamente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isso mesmo fostes chamados, a fim de receberdes benção por herança. Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Porque os olhos de Deus repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males".
Que a luz de Deus seja em nós e que a cada dia sejamos guiados pelo Espírito Santo. Paz aos irmãos !

Zenaide Alcantara de Sousa
Irmã em Cristo Jesus