FACULDADE NOSSA CIDADE

Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos

Dinâmicas das Relações Interpessoais

Orientadora: Prof.ª Esther Cosso

O clima organizacional negativo

Enery Oliveira Vieira 

Esta mais do que provado que o clima organizacional afeta diretamente o comportamento das pessoas, tanto pode ser positivamente como negativamente. O ambiente de trabalho deveria ser o mais saudável possível, pois é o local onde o indivíduo passa a maior parte do seu tempo.

Segundo Chiavenato (2004), muitas empresas se esforçam em buscar melhores dinâmicas para manter um ambiente confiável e agradável para os seus colaboradores. Mas de contra partida há muitas empresas que mantem uma postura neutra e apática, tornando o ambiente frio e impessoal.

Algumas causas que ocorrem o impacto negativo no clima são; falha contínua na comunicação, á não clareza das informações, blefes constantes, manipulação descontrolada por parte do (negociador) que neste caso se trata do papel da liderança. E as relações de perde/perde, ou ganha/perde, dentro das organizações ocasionam resultados destrutíveis para uma boa relação.

O chamado (ganha/perde) comunicação ligada diretamente ao âmbito administrativo representa que uma das partes da relação de trabalho acaba cedendo, para que a outra parte consiga atingir os seus resultados. Isso é bem comum de ocorrer dentro de uma empresa. Mas se isso acontece de uma forma contínua, com o tempo poderá gerar desmotivação e insatisfação para a equipe.

Já no caso do (perde/perde) ambas as partes aceitam abrir mão de uma solução de imediato, para que posteriormente possa ser encontrada a solução adequada. Porém retarda o processo para tomada de decisões, e diminui as expectativas.

Outra forma de manter um clima hostil é se a organização preferir lidar com a fuga- ou afastamento de algum conflito, que é representado por (perder/ganhar). A postura da empresa é de ignorar completamente a situação conflitante, inibindo a interação de todos os envolvidos.

Segundo Carvalhal (2012), essa postura acaba ocasionando baixo interesse dos colaboradores pelas tarefas delegadas, sentimentos de ódio, mágoa, baixo estima, e se possível posteriormente à retaliação.

Assim o clima organizacional se torna um fardo difícil de sustentá-lo não só para o operacional como para o gerencial. E é desta forma que os grupos informais surgem dentro das organizações. E depois de formadas possivelmente os colaboradores saberão dos problemas urgentes de produção, e não ajudaram para alcançar os objetivos solicitados. O ambiente torna-se de desconfiança, pois podem ocorrer sabotagens, má vontade, e consecutivamente o ambiente de trabalho transforma-se em um ringue, infelizmente ninguém vence.

Agora a maneira mais amigável de cuidar do clima organizacional seria com o que é chamado de (ganha/ganha), onde ambas as partes estão de acordo com as soluções oferecidas, onde a comunicação e clareza são fundamentais para fortalecer a relação, e quando as opiniões são sempre bem vindas, e todos fazem parte dos resultados da empresa. É evidente que isso requer tempo e paciência, esse método é á longo prazo.

Lembrando que as diferenças de interesses de ambas as partes sempre irão existir, e em algum momento poderá influenciar no comportamento organizacional, mas cabe o negociador identificá-los e saber escolher qual a estratégia tática melhor para resolver o diagnóstico.

Fazendo desta maneira o negociador terá um clima organizacional saudável e competente. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as Pessoas. Rio de Janeiro:

Elsevier Editora Ltda, 2004.

CARVALHO, Eugenio do. [et.al]. Negociação e administração de conflitos. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2012.