O CHAMADO PARA A MISSÃO


Neste estudo , quero partilhar com vocês sobre o chamado para a obra missionária. Acompanhe os versículos abaixo tirado do Livro do Profeta Jonas.
Capítulo 1 Vers 1 - 14

A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, filho de Amitai, nestes termos:

Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e profere contra ela os teus oráculos, porque sua iniqüidade chegou até a minha presença.
Jonas pôs-se a caminho, mas na direção de Társis, para fugir do Senhor. Desceu a Jope, onde encontrou um navio que partia para Társis; pagou a passagem e embarcou nele para ir com os demais passageiros para Társis, longe da face do Senhor.
O Senhor, porém, fez vir sobre o mar um vento impetuoso e levantou no mar uma tempestade tão grande que a embarcação ameaçava espedaçar-se.
Aterrorizados, os marinheiros puseram-se a invocar cada qual o seu deus, e atiraram no mar a carga do navio para aliviarem-no. Entretanto, Jonas tinha descido ao porão do navio e, deitando-se ali, dormia profundamente.
Veio o capitão e o despertou: Dorminhoco! Que estás fazendo aqui? Levanta-te e invoca o teu Deus, para ver se ele se lembra talvez de nós e nos livre da morte.
Em seguida disseram os marinheiros entre si: Vinde e tiremos à sorte para sabermos quem é a causa deste mal. Lançaram a sorte e esta caiu sobre Jonas.
E perguntaram-lhe: Tu, por quem nos acontecem estes males, dize-nos qual é a tua profissão? De onde vens? A que país e a que raça pertences?
Sou hebreu, respondeu ele. Adoro o Senhor, Deus dos céus, que criou o mar e todos os continentes.
Ficaram então aqueles homens possuídos de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste isto? Pois tinham compreendido, pela própria declaração de Jonas, que este fugia para escapar à ordem do Senhor.
E disseram-lhe: Que te havemos de fazer para que o mar se acalme em torno de nós? Porque o mar tornava-se cada vez mais ameaçador.
Tomai-me, disse Jonas, e lançai-me às águas, e o mar se acalmará. Reconheço que sou eu a causa desta terrível tempestade que vos sobreveio.
Os homens remavam para ver se conseguiam ganhar a costa, mas em vão, porque o mar se embravecia cada vez mais contra eles.
Então invocaram o Senhor: Senhor, disseram eles, não nos façais perecer por causa da vida deste homem, nem nos torneis responsáveis pela vida deste homem que não nos fez mal algum. Vós, ó Senhor, fizestes como foi do vosso agrado.

Queridos irmãos (as) . Nestes versículos que acabamos de ler narra a história de um profeta Hebreu chamado Jonas filho de Amitai.
Certo dia o profeta orava à Deus pedindo missões,pedindo "almas", pedindo a conversão dos perdidos. E vai dizer a palavra que certo dia Deus respondeu a oração de Jonas dizendo:
Levanta ? te , vai a Nínive , a grande cidade e profere contra ela os teus oráculos. (vers 2)
Ou seja Deus disse a Jonas para se por em ordem de batalha ir até uma cidade que era considerada naquele tempo como uma importante Cidade Asiria. Nínive era uma cidade sanguinaria, cheio de fraudes e violência . E Deus da a ordem para ele ir a pregar uma palavra inspirada e infalivel .
Mais vai dizer que Jonas ele se pôs a caminho, mas na direção de Tarsis, para fugir da face do Senhor. * Naquele tempo as pessoas acreditavam que Deus só agia em sua nação.
Mais os olhos do Senhor esta em todo lugar . E Jonas estava fugindo do serviço do Senhor, pensando de modo tolo, que poderia escapar de sua responsabilidade. Mas logo ele descobriu que Deus estava em toda parte e podia encontrá-lo tanto no mar quanto na terra.
E lendo os versículos fica claro que no meio do caminho o Senhor se manifestou fazendo vim uma forte tempestade então os companheiros de Jonas pega e joga Jonas na fúria do mar . E quando os tripulantes jogaram Jonas ao mar... diz que a fúria se acalmou. E o mistério de Deus é tão grande que muitas vezes não entendemos. Deus permitiu até a desobediência de Jonas para mostrar a tripulação que "Ele é o Deus".(Tomada de profundo sentimento de temor para com o "Senhor" , a tripulação ofereceu ? lhe um sacrifico acompanhado de votos). Vers 16.
E diz no versículo 2 : Que o Senhor fez que ali se encontrasse um grande peixe para engolir Jonas . E vai dizer que Jonas esteve 3 dias e 3 noites no ventre do peixe. E quando o Profeta estava no fundo das entranhas do peixe Jonas começou a fazer uma prece ao Senhor. Invocando e salmodiando ao Senhor Deus.
Capítulo 2 Jonas

Vers 3 = Salmos 85,6 e Salmos 17,6
Vers 4 = Salmos 41,8
Vers 5 = Salmos 30,23
Vers 6 = Salmos 68,2
Vers 7 = Salmos 29,4
Vers 8 = Salmos 41,7
Vers 10= Salmos 49,14 e Salmos 21,26

Então depois de Jonas invocar e cantar salmos a Deus diz: Que o Senhor ordenou ao peixe, e este vomitou Jonas na praia (Cap 2,11)
Então no versículo 3 diz que a palavra de Deus foi dirigida pela segunda vez a Jonas.
"Vai a Nínive , a grande cidade , e faze ?lhe conhecer a mensagem que te ordenei".
Então Jonas pôs se a caminho de Nínive...Era preciso 3 dias para percorrer aquela grande cidade e Jonas ia pregando : " POVO DE NÍNIVE É PRECISO VOLTAR A DEUS, É PRECISO SAIR DESTA VIDA FORA DOS PRECEITOS DE DEUS, SE NÃO "DAQUI A QUARENTA DIAS , NÍNIVE SERA DESTRUÍDA".
E vai dizer que os nínivitas creram na mensagem de Deus e proclamaram um jejum se vestindo com panos de sacos em sinal de arrependimento. Até o Rei votou se a Deus tirou seu manto se vestiu de pano se saco e sentou sobre cinza.
E diante deste atitude , vendo Deus que renunciavam aos seus maus caminhos , Deus arrependeu ? se do mal que resolverá fazer ? lhes e não executou.

Deus te deu uma ordem podemos até tentar esquivar da ordem de Deus. Mais nunca conseguiremos escapar. Deus te chama a ser um missionário um profeta pregando a palavra a toda criatura inclusive nos lugares mais tenebrosos . Creia o Espírito Santo sempre te acompanhará na missão.

Que Deus continue abençoando sua vida, sua família e seu ministério

Autor: Ricardo de Paula "Chileno"