O CEREBRO HUMANO

Ele simultaneamente processa uma quantidade surpreendente de informação. Seu cérebro capta todas as cores e objetos que você vê, a temperatura ao seu redor, a pressão de seus pés contra o chão, os sons ao seu redor, a secura da sua boca, até mesmo a textura deste artigo em suas mãos. Além de toda a informação sensória, seu cérebro reconhece respostas emocionais, idéias e recordações. Seu cérebro também monitora as funções contínuas de seu corpo como seu padrão de respiração, movimento das pálpebras, fome e movimento dos músculos em suas mãos. O cérebro humano processa mais de um milhão de mensagens por segundo. Felizmente, seu cérebro avalia a importância de todos esses dados e filtra os relativamente sem importância. Esta função de filtragem do cérebro é o que possibilita ao homem sua concentração e capacidade de agir eficientemente em seu mundo. Um cérebro que lida com mais de um milhão de pedaços de informação todos os segundos, ao mesmo tempo avaliando sua importância e permitindo que você aja baseado na informação mais pertinente. Será que podemos dizer que o mero acaso montou um órgão tão espantoso?
Quando a NASA lança uma missão de ônibus espacial, subentende-se que não foi um macaco que escreveu o plano, mas mentes inteligentes e instruídas. Como é possível explicar a existência do cérebro humano? Só uma mente mais inteligente e instruída do que a humanidade poderia criar um cérebro humano.
Neste conciso estudo mencionamos apenas algumas complexidades necessárias do nosso mundo: a posição da Terra em relação ao sol, algumas propriedades da água e um órgão do corpo humano. Será que qualquer uma desta coisas poderia ter ocorrido por acaso?
O distinto astrônomo Frederick Hoyle mostrou em seus exaustivos estudos como até mesmo a combinação casual dos aminoácidos em uma célula humana é matematicamente absurda. A respeito de nossas vidas, Hoyle ilustrou a franqueza do "acaso" com a seguinte analogia: "Quais são as possibilidades de um tornado passar por um ferro-velho que contém todas as partes de um Boeing 747 e, acidentalmente, ajuntá-las todas de forma perfeita, deixando um avião pronto para partida? As possibilidades são tão pequenas que ficam até desprezíveis mesmo que um tornado fosse passar por tantos ferro-velhos que enchessem todo o universo!" (Littler, "Know Why You Believe").
Em tudo na vida vemos uma lei lógica de causa e efeito. Todo efeito teve uma causa. Quando a gente considera as complexidades de nossa vida e universo, é razoável pensar que um Criador sábio e inteligente proveu tudo que precisamos para a vida. Aleluia! Louvado seja o El Déot, o Deus das sabedorias!
Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]