Para os autores marxistas, a democracia não é o melhor sistema de governo porque é produto das revoluções burguesas e a serve aos interesses de uma elite econômica. No entanto hoje ela é muito mais representativa e defende não apenas os interesses da elite social, econômica e intelectual como também das classes médias e minorias organizadas. No Brasil atual, muitas leis protegem os interesses da população negra, índia, das minorias sexuais e diversos outros grupos.

            As classes mais abastadas continuam se destacando nas decisões judiciais, pois embora seja mais simpático e politicamente correto defender as minorias, na prática o preconceito impera no sistema. Muitas pesquisas têm indicado que negros e pardos são tratados de forma diferenciada pela justiça e o próprio fato de se classificar os suspeitos por cor, raça ou nível de escolaridade mostra que existe um tratamento desigual entre os diversos grupos que formas a nossa diversificada sociedade nacional.

            Outro problema é que as defensorias públicas são insuficientes para defender os interesses da população pobre e aqueles mais abastados acabam levando vantagem, da mesma forma que na época dos coronéis, vencia aquele que possuía recursos para contratar bons capangas para as suas sanguinárias vendetas. Uma luta desigual sempre beneficia o mais forte e não aquele que está com a razão que alias é bastante relativa e depende do interesse de cada um.

            Infelizmente a população das periferias age como crianças mimadas, correndo para a polícia por qualquer problema menor, que logo vira barraco. Esta atitude persiste mesmo nas pessoas com alto grau de escolaridade. Desta forma, não recebem a atenção devida, por não terem maturidade. Outra consequência disto é que quase todas as famílias abrigam um presidiário ou ex-presidiário que fica marcado, eles e a família pela marca de criminosos.

            Boa parte desta histeria da classe baixa resulta da violência em que estão inseridas, onde qualquer pequeno conflito pode resultar em uma tragédia, e as pessoas procuram se resguardar dando queixa por qualquer coisa. Outra é que, se a elite procura esconder suas mazelas, para os pobres não existe cuidado com reputação pessoal ou familiar já que estão acostumados com isto. Acima de tudo é falta de educação de qualidade, de base familiar, de condições de vida digna e satisfatória.