Ao falar e escrever sobre sucesso, planejamento, superação de obstáculos é natural que eu ouça e receba e-mails de pessoas me pedindo ajuda para superar suas dificuldades e me perguntando qual o segredo do sucesso. Sempre respondo que não há um caminho certo para o sucesso e que a melhor forma de superar os obstáculos é encará-los de frente.

Para mim estas respostas pareciam muito claras. Como é que pode haver um caminho certo para o sucesso, como uma fórmula? Não há, é óbvio! Eu simplesmente respondia isto e pronto, em certas ocasiões recomendava que a pessoa escolhesse 5 ou 6 pessoas de sucesso que admirasse e estudasse suas histórias para ver que cada uma chegou ao topo de uma forma diferente.

Nos últimos meses, entretanto, venho refletindo bastante sobre o porque de certas pessoas baterem constantemente na tecla de tentar descobrir o caminho para o sucesso, enquanto outras seguem em frente destemidas em direção ao êxito.

Selecionei algumas personalidades que se destacaram ao longo da história e tentei identificar o que elas tinham em comum que as fizeram alcançar o sucesso, enquanto outras de suas épocas, muitas vezes até com maiores condições intelectuais, financeiras e sociais fracassaram. Dentre estas personalidades estavam Thomas Edison, Rolim Amaro, Ozires Silva e Napoleão.

Ao ler sobre cada uma delas, as características em comum relacionadas ao sucesso conquistado foram ficando cada vez mais evidentes. Comecei a comparar com os e-mails que recebia e os comentários feitos por participantes de cursos e workshops.

Três características, unânimes, estão presentes em todas as pessoas de sucesso que pude estudar: iniciativa, ousadia e determinação. Mas o assunto começou a ficar um pouco mais claro em meus pensamentos quando comecei a reunir as características das pessoas fracassadas, ou que ainda não atingiram o sucesso:

- O fracassado sempre espera que alguém lhe mostre o caminho. Ele pergunta a todos ao seu redor o que deve fazer, qual o caminho certo a seguir e não toma a iniciativa de fazer um movimento sequer sem receber um conselho de alguém. Acha que existe uma fórmula certa, um caminho certeiro para o sucesso que algum dia descobrirá levando-o diretamente ao topo.

- O fracassado espera sempre que haja alguém para pegá-lo pela mão e guiá-lo pela vida. Está sempre pedindo conselhos, não toma decisões sozinho e se preocupa demais com a opinião alheia.

- O fracassado tem pavor de errar, tornando-se muitas vezes perfeccionista. Fica se torturando pelos erros passados e a cada novo erro fica ainda mais temeroso de tentar novamente.

- O fracassado vê obstáculos como fim do caminho e não como algo a ser superado, geralmente desistindo do fim almejado e partindo para outro objetivo, achando que aquele já não pode mais ser alcançado.

- O fracassado tem baixa auto-estima. Idolatra e valoriza as pessoas de sucesso como deuses e mesmo querendo chegar lá, no fundo não se considera digno ou capaz de conseguir.

- O fracassado está sempre esperando a condição ideal para começar a agir, mas a hora nunca chega, ele está sempre se preparando.

- O fracassado é reativo, sempre arranja desculpas fora de si para justificar sua situação. Geralmente fala mal do governo, da situação social do país, de algum parente que impede seu crescimento, raramente admitindo que errou.

O mais triste é que olhando ao redor o que mais vemos são pessoas com estas características. Ávidas consumidoras de livros de autoajuda, estão sempre em busca da pedra filosofal do sucesso, sem perceber que o que está errado não é que elas ainda não descobriram o segredo que tanto buscam, mas que seu comportamento as está conduzindo ao fracasso.

Provavelmente todos já ouviram falar ou leram que Thomas Edison era o rei dos erros. Para chegar à lâmpada ele errou milhares de vezes, chegando a irritar e despertar a descrença de seus colaboradores quanto à possibilidade de sucesso de seu novo invento. Ozires Silva, fundador da Embraer lutou contra a pobreza, a descrença e a quebra de expectativa de sua mãe, cujo sonho era de que o filho fosse atendente das Lojas Pernambucanas.

As histórias de sucesso são recheadas de êxito sobre obstáculos quase instransponíveis, força de vontade, ousadia e superação de dificuldades internas. Em nenhum caso de sucesso você descobrirá alguém que leu um livro ou fez um curso e descobriu o segredo e aí então, começou sua escalada ao sucesso. Livros e cursos podem ajudar sim, mas não operam milagres, por isso a enorme descrença quanto aos livros de auto-ajuda que recebem equivocadamente a missão de resolver os problemas de seus leitores. Não há solução em livros e cursos, desconfie dos que apresentam fórmulas e resultados imediatos.

O problema maior está sempre no comportamento da pessoa e nas crenças que ela tem sobre o sucesso. Uma pessoa que se enquadra na descrição de fracassado tem que começar a mudar, em primeiro lugar, a forma de agir e de encarar a busca do sucesso, buscando ser mais autêntico, corajoso, proativo e tentando andar com as próprias pernas através da tentativa e erro, e principalmente, parando de pedir conselhos aos outros ninguém é capaz de saber o que VOCÊ deve fazer com a SUA vida.

 

Fran Christy é formada em administração de empresas com especialização em planejamento estratégico. Fran vive em Seattle, EUA, é fundadora do Excellence Studio e CEO da Strategic Deals. Veja mais artigos e livros da autora nos sites: Sonhos Estratégicos, Excellence Studio e Vivendo Intensamente.