O SENHOR é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o SENHOR não deixará impune o culpado. O seu caminho está no vendaval e na tempestade, e as nuvens são a poeira de seus pés.

Naum 1:3

Guerras, perseguições, colapso econômico, o adoecimento da mente humana em relação a sua moralidade são as características mais marcantes de nossa geração, vivemos numa verdadeira tempestade intelectual, filosófica e moral. Há toda uma conturbação em orbita de nossa realidade, muitas vezes emana do nosso meio e se alastra. Ao ligarmos a Tv, ou pesquisar notícias na internet nosso coração se estremece e clamamos pela misericórdia de Deus sobre essa sociedade, pois encontra-se num estado ateísta, humanista que escarnece do único e soberano Deus verdadeiro.

Em meio a tudo isso, estamos nós, os jovens cristãos nas escolas, universidades e no emprego, onde os furacões intelecto-ateístas arrastam multidões de crentes para a perdição, um neoliberalismo, a neociência e até mesmo um neoevangelho , que não é o verdadeiro Evangelho, pois não tem poder para salvar os que creem Rm 1.16. Vale nos lembrar que tudo foi avisado pelo Senhor Jesus Mt 24.15. O Senhor trabalha em duas frentes: a primeira é preparar esse mundo para o juízo, pois todos os homens são indesculpáveis perante Deus Rm 1. 20. E segunda é preparar a Igreja para estar com Ele por toda Eternidade. Deus está tratando com o mundo para que se arrependam e aqueles que não fizerem isso serão condenados. Mas está agindo visando o aperfeiçoando o caráter de sua Igreja Rm 8.28. Sabendo que Deus tem o seu caminho em toda essa turbulenta tempestade devemos ter ousadia para exercer três atitudes em face da realidade.

A primeira atitude é confiar em Deus e nele achar abrigo Naum 1.7, a confiança deve ser exercitada todos os dias por nós que somos jovens, saber que Ele sempre terá o melhor para nossas vidas, e mesmo que essa constante afronta ao Evangelho seja veementemente contra nós, esperar Nele é a melhor coisa, Jó disse: ainda que Ele me mate eu esperarei Nele Jó 13.15. Aliás a vitória que vence o mundo é a nossa fé 1 Jo 5.4. Como confiaremos em alguém que não conhecemos ou não temos um relacionamento assíduo? Por isso devemos manter uma vida de relacionamento com o Senhor que se resume em três sustentáculos:

  • Vida de Jejum e Oração
  • Vida de intensa meditação na Palavra de Deus
  • Comunhão com o Espirito Santo na Igreja

A segunda atitude é pregar as Boas Novas de Salvação, o Evangelho Naum 1. 15. Não há tarefa mais sublime e gloriosa que pregar a Palavra de Deus, somos representantes de Cristo na terra devemos assim então anunciar seu amor e juízo em tempo e fora de tempo 2 Tm 4.2. O evangelho é o poder de Deus para salvar todo aquele que crê Rm 1.16, é a manifestação do amor de Deus Jo 3.16 e acima de tudo é uma ordem de nosso Mestre Mt 25.19. Temos uma mensagem de esperança, libertação e paz para oferecer, muito mais que uma mensagem temos vida para oferecer Jo 14. 6.

A terceira atitude a ser tomada é amar uns aos outros, Jo 15.12, pois é melo nosso amor uns com os outros é que as pessoas crerão em Jesus Cristo. 1 Jo 4.7 .

 Pois o Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.

Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;

quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor

1 Coríntios 13:1-13