O CACHORRO FICOU BÊBADO

Em vez de Manuel ir se deitar para dormir, só descansou um pouco e cai na quiçaça outra vez. Vai direto para o bar do Nestor e lá enche a cara. Um grupo de bebuns convida Manuel para irem a uma chácara. Eles tinham recebido uma promoção do banco e o convida para uma bebedeira em um lugar bem calmo. Na hora Manuel aceita.

O carro correu alguns kms e chegou a tal chácara. Era um lugar bonito, todo arborizado. Havia um rio que passava perto. Havia muito tipo de diversão lá: campo de futebol, piscina, sinuca, balanços. Manuel ainda estava bom e por isto resolveu investigar melhor a chácara. Que lugar lindo! Só não havia mulheres. Barbados tinham muitos.

Manuel ajuda a assar a carne e cozinhar a mandioca. Enche bem a pança, pois em sua casa não tem nada mesmo. Começa a enterrar a cara na bebida. Como não sarara por todo, logo está muito zonzo novamente. Começa a raiva do Manuel. Quer jogar bola, mas não enxerga nem a trave, quanto mais a bola. Foi recusado. Foi jogar voley, mas cadê a rede? Não aceitaram Manuel. Ele volta ao barzinho e vai mais bebida. Lá ele pode beber muito. É de graça mesmo. Nunca bebera tanto. Ele não desanima. Tenta jogar baralho, mas não vê nada. Na sinuca ele tem que jogar. Tenta várias vezes, mas os amigos o afastam. De raiva Manuel pega a bolina branca e joga lá no meio do rio. Mas Manuel! Já que ele não pode jogar, ninguém mais jogará também. A bolinha branca é a principal. Sem ela, não pode haver jogo. Os amigos quase batem em Manuel. Pegam-no dali aos arrastões e dão um banho nele. Manuel vai xingando e resmungando a três por quatro. Não queria tomar banho. Findo o banho, os amigos deixam-no em paz e vão jogar bola. Manuel não resiste, bebe mais ainda. Bebe tanto que cai e fica estendido no chão. Bebeu tanto que um cachorro que passava tranquilamente no salão, lambeu a boca de Manuel e ficou zonzinho.

O amigo Gonçalo não concorda com aquele estado de Manuel. Leva-o dali. Vai para a sua casa. Dá muitos conselhos, remédios, de modo que Manuel recobra os sentidos logo. Janta na casa do Gonçalo, conhece as meninas dele. Lindas e fofinhas. Que...Manuel não pode pensar besteira com as meninas do Gonçalo. Ele é uma pessoa muito boa. Quando Manuel já está bom, Gonçalo leva-o para casa. Manuel entra em sua casa, procura uma cama e dorme o resto do dia.