Os últimos acontecimentos retratados em Realengo ? RJ remetem sempre ao tema bullying, mas afinal, o que é bullying?
O nome vem de bully = valentão e foi dado para representar o ato de violência física e/ou emocional causada a alguém por pura maldade. Um ato de crueldade e repetitivo que tolhe o desejo de viver, de estar em sociedade, de ter amigos da vítima.
A vida toda, na escola, houve episódios de bullying. Todos nós conhecemos alguém que quando criança era vítima de gozação, maus tratos causados por colegas de classe e escola simplesmente por ser diferente: ou mais atraente, ou menos atraente, ou mais inteligente, ou menos inteligente, ou por usar óculos, ou pelo tamanho do corpo (magro, gordo, alto demais, baixo demais, ter a orelha mais aberta, ou maior, um nariz mais saliente ou diferente em algo, possuir uma pinta, ou uma mancha, por mancar, etc). Eu mesma fui vítima de bullying por ser muito magricela. Diziam que se batesse um vento eu voaria, que quando eu estava de frente parecia estar de lado e quando estava de lado eu desaparecia. Me chamavam de "Etéia" (por causa dos dedos finos e longos ? em alusão ao filme ET), de canudinho de refrigerante, de quatro olhos, pois uso óculos permanentemente desde os 7 anos de idade, enfim, nenhuma menina queria ser minha amiga, pois elas queriam conquistar meninos e eu não era nada interessante, em trabalhos em grupo eu nunca era a escolhida, a professora que acabava me colocando em algum grupo, que ignorava minhas idéias.
Por esse motivo, considero o bullying um problema grave que deve ser corrigido o quanto antes. Cada pessoa reage a isso de maneira diferente. Eu enfrentei uma menina bem maior que eu quando estava na 8ª série, e foi quando consegui dar um basta no meu sofrimento. Outros preferem sofrer calados, não contam para os pais porque têm vergonha de serem fracos. Não procuram a direção da escola porque têm medo dos agressores revidarem com mais força, e acabam sofrendo por toda idade escolar. Isso reflete nas notas, na autoestima, na sua performance profissional quando adulto, na sua chance de sucesso.
Cabe a cada um de nós, cidadãos, dizermos "não" ao bullying se recusando a apoiar esse tipo de atitude tão covarde, denunciando os agressores, entrando em defesa das vítimas antes que tragédias como a de Realengo voltem a acontecer.
As Leis deveriam ser rígidas e punir com firmeza os praticantes de atos tão covardes como esse, e os jovens, que são os "criminosos", os "valentões", que destroem a vida dos mais fracos deveriam sentir a força da Lei pesar em sua vida e serem fichados como adulto, afinal, é por causa do bullying que tantas pessoas se tornam amargas, infelizes e passam a odiar a sociedade toda e chegam a se tornar verdadeiros psicopatas em busca de vingança.
Denunciar para quem? Para a direção da escola, para o Conselho Tutelar, para a Polícia, para os pais do aluno vítima, pois eles raramente contam o que passam para seus pais.