O brincar está associado à criação há séculos. Mas foi através de uma ruptura de pensamento que a brincadeira passou a ser percebida e valorizada no espaço educacional das crianças menores. No passado, o que se via era o brincar apenas como forma de fuga ou distração, não lhe sendo conferido o caráter educativo.

No meu tempo de criança brincava de diferentes brincadeiras e brinquedos, mas meus pais que eu lembre não participavam das brincadeiras, pois não tenho essa recordação. As nossas brincadeiras eram variadas tenha pra todos os gostos como a Peteca é de uma base que concentra a maior parte de seu peso geralmente feito de borracha, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada. Bola de gude é uma pequena bola de vidro maciço, pedra, ou metal, normalmente escura, manchada ou intensamente colorida, usada em jogos infantis. O Ioiô é um dos mais antigos brinquedos existentes. Amarelinha O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. O desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval. A boneca Moranguinho conquista meninas de todo o mundo desde os anos 70 até hoje. 
Quebra-cabeça são normalmente usados como passatempo. Boneca bebê é um dos brinquedos mais antigos e populares em todo o mundo...