O brasileiro Lula é o líder mundial da Time

 

Edson Silva

 

A revista norte americana Time aponta nosso presidente: Luiz Inácio Lula da Silva entre os 25 líderes mais influentes do mundo em 2010. Para se ter ideia, a Time é a revista semanal de notícias com maior circulação no mundo, por isso uma das mais conhecidas e é publicada desde 1923. É a segunda vez que Lula aparece na listagem. A primeira foi em 2004, quando Lula estava só no segundo ano do primeiro mandato presidencial. O mundo tem quase 7 bilhões de pessoas distribuídas em mais de 200 países, por isso deve ser motivo de orgulho para todos nós brasileiros ter um presidente democraticamente eleito e reeleito pelo voto direto numa lista desta importância.    

 

Ao longo dos 87 anos da Time, apenas sete brasileiros foram capa da revista, sendo seis deles presidentes (Júlio Prestes, Getúlio Vargas, Café Filho, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e Artur da Costa e Silva), e um diplomata (Osvaldo Aranha). Segundo o site da UOl, em primeiro momento, a Time divulgou a lista das personalidades mais influentes sem indicar critérios de classificação, mas no site da revista , o presidente Lula aparece na primeira colocação da lista de líderes, ao lado do número 1. O departamento de Relações Públicas da Time diz que a lista não é elaborada em forma de ranking, o que não minimiza esta conquista de mais de 80% de nossa população, que tem o governo Lula como ótimo e bom.

 

Sobre a revista Time tenho considerações particulares e que remontam à minha infância, nos anos 70, quando meu pai e depois minha tia Rita foram donos da banca de revistas Ouro Verde, na praça Carlos Gomes, rua Conceição. Após o período escolar, eu e meus irmãos sempre íamos ajudar a vender aquelas dezenas de opções de revistas e jornais. Lembro-me que alguns fregueses do edifício Agulhas Negras (em frente da banca) procuraram semanalmente a Time, pediam em inglês e lógico até que eu me acostumasse com aquilo quase nada entendia do que eles falavam.

 

Durante anos, fotos e mais fotos de líderes mundiais na capa da Time, normalmente presidentes da Europa e principalmente dos Estados Unidos. Eu era criança ainda, pouco entendia de política e nem arranhava inglês, por isso achava que jamais aquela revista tão estrangeira fosse estampar algum político brasileiro. A globalização nem engatinhava, faltavam alguns anos para Lula tornar-se um dos mais respeitados líderes sindicais, de se tornar um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores(PT), de iniciar a carreira política concorrendo ao governo de São Paulo, depois ao Congresso Nacional e posteriormente à Presidência da República.

 

Revistas e jornais eram muitos, censura e falta de informações também. Poucos se davam conta disso, nem os adultos, quanto mais nós, as crianças. O passar do tempo, a busca por informações, as voltas que o mundo dá, a conscientização política, os comícios inesquecíveis com bandeiras brasileiras e do PT ao vento junto com nossos cabelos, as falas, as ideias e os ideais tudo passando velozmente em minha mente, agora. O operário, o sindicalista, o trabalhador que saiu da miséria e ousou desafiar poderes, candidatar-se ao governo do Estado, ao Congresso, à presidência de seu país. O político eleito e reeleito presidente e que entra em seu último ano de segundo governo com mais de 80% de aprovação e que sai em diversas publicações mundiais como líder influente pela paz e desenvolvimento.

 

Pensando bem, como dizem os mais jovens: “demorou” para a Time eleger Lula como o mais importante líder mundial. Como dizemos no jargão jornalístico, a revista norte americana deu um “furo” nas vergonhosas e tendenciosas “barrigas” da maioria da dita “grande” imprensa brasileira, que teima em não reconhecer a capacidade nata de Lula: o homem que venceu desafios na infância de miséria no nordeste e em São Paulo e com muita dignidade tornou-se operário, foi eleito duas vezes para presidir todos os brasileiros e para desespero dos poucos “contra” tornou-se o melhor governante da história e com reconhecimento mundial jamais alcançado por outros. Isso não pouca coisa!

 

Edson Silva, 48 anos, jornalista, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sumaré

Email: [email protected]