O Brasil é um país em que todas as instituições são comprometidas com o pensamento conservador, sem dizer que a nação inteira não comporta com padronização ética, o congresso é o reflexo da sociedade.

Politicamente ninguém quer que o Brasil mude, objetivando a produção de riquezas com a distribuição da renda.

 Todos defendem a ideologia política fundamentada no neoliberalismo, não é uma questão de defender o socialismo, entretanto, ser radical ao seu antagonismo, é simplesmente absurdo.  Poderia pelo menos escolher o liberalismo social, como é na Europa rica.

No Brasil não existe esquerda, o PT defende o capitalismo liberal com ajuda aos movimentos sociais, com objetivos eleitorais.

 Entretanto, do ponto de vista político é também neoliberal, tanto quanto qualquer um dos partidos tradicionais.  

Todos os partidos estão envolvidos em financiamentos ilegítimos a respeito de suas campanhas eleitorais, não existem santos nessa história.

  Sem contar que a corrupção é um fenômeno organizado socialmente e sustentando nas grandes instituições, sendo que o combate à mesma, às vezes é ideológica.

Não há nenhuma perspectiva do Brasil mudar, tudo que a direita mais radical deseja é eliminar a suposta esquerda do cenário politico, desse modo, não será incomodada institucionalmente.

Não existe caminho de mudança, o país não  tem futuro, como nunca teve na formatação de suas raízes políticas.

Portanto, um capitalismo organizado para atender os privilégios de oito milhões de pessoas.  Muito pior que a Índia.

A democracia é uma ilusão, como é o Estado de Direito, se pegarmos a renda perca pita brasileira e dividirmos por 205 milhões de pessoas, o salário médio, no desejo da socialização dos bens, seria de 480 reais. Com efeito, como podemos pensar em justiça social.

Se tal fato acontecesse os porteiros de prédio da periferia da cidade tornaria imediatamente de extrema direita.

 Imaginam então professores, médicos, motoristas de taxi etc. As empregadas domésticas como diaristas em São Paulo, ganham 150 reais por dia.  A direita aqui são os pobres.

Então como sonhar com justiça social, é um país em que todos são pobres, sendo a pobreza o melhor caminho para todos, motivo pelo qual, a sociedade como um todo não deseja transformação social.

Sem rumo inútil sonhar com mudanças, as instituições não querem mudar, as pessoas não são humanistas, destetam qualquer forma de governo, que objetiva ajudar socialmente  setores  sociais miseráveis.  

Desse modo, o Brasil é uma grande ilusão, pensar em  dias melhores, simplesmente ser ingênuo, a estrutura partidária brasileira não tem o mínimo futuro.

 As próximas eleições serão eleitos como tem sido ultimamente os piores políticos. Muito triste pensar desse modo, no entanto, ser otimista, seria ter a coragem de formular uma reflexão enganadora.

Edjar Dias de Vasconcelos.