O BRASIL E SEUS PRESIDENTES

Estava verificando a historia dos presidentes do Brasil e constatei que tivemos 39 presidentes, desde o primeiro Marechal Floriano em 1889 dez militares vinte e três advogados um professor - Epitácio, Pessoa um médico Juscelino, um jornalista Fernando Collor, um Eng,. Civil Itamar Franco, um sociólogo Fernando Henrique, até hoje 2010, Luis Inácio da Silva (metalúrgico). Observei que foram poucos presidentes que pensou no social. Contextualizando a historia desde a PRIMEIRA REPUBLICA VELHA OLIGARQUIA, predominava os políticos paulistas vai de 1889 a 1930 época dos coronéis,os presidentes em sua maioria eram fazendeiros, a economia brasileira era essencialmente agrícola, não existia mão de obra qualificada, todos os empregados trabalhavam em fazendas e recebiam salários miseráveis, por isso precisavam da ajuda dos coronéis, que exploravam sua força de trabalho. Com dinheiro emprestado, auxilio para educar os filhos e socorro na hora da doença, eram maneiras de manter o controle sobre os trabalhadores e cria uma dependência pessoal. O poder dos coronéis ultrapassava os limites da fazenda, chegando também às cidades. O povo vivia num atraso horrível. foi um período de grandes agitações no cenário político e social brasileiro. Nessa época, o crescimento dos centros urbanos deu outra feição ao jogo político tradicionalmente controlado pelos grandes proprietários de terra do pais. Profissionais liberais, a burguesia industrial os operários e demais trabalhadores urbanos, e as classes médias convergiam para um universo de reivindicações, pois o governo vivia carcomido pelo vicio e a corrupção.

ESTADO NOVO DEPOIS DA REVOLUÇÃO DE 1930, vai até 1945Assumindo a presidência Getulio Dorneles Vargas que se estendeu por 15 anos, marcado por uma liderança muito forte tomou medidas para assumir o controle político do pais , suspendeu logo a constituição, fechou o poder Legislativo Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais, pretendia desmontar a estrutura de poder da primeira República, os caras exploravam o povo. Vargas era nacionalista se preocupava com a nação e o povo. Os políticos paulistanos não aprovou a revolução feita por Vargas e partiu para o ataque criou uma força de poder juntou 30 mil homens para lutar, foi derrotado. Em 34 foi promulgada a nova constituição, que deu direito ao trabalhador, carteira assinada e todos os direitos trabalhistas, já não se podia enganar o povo, existia um ministério que os defendiam. Não estou contando a historia de Vargas, maso bem que seu governo fez para o povo, não importando se ele era ditador ou não. Ele foi classificado como o pai dos pobres, e reforçava essa imagem quando em seus discursos começava dizendo: "TRABALHADORES DO BRASIL".

O PERIODO DEMOCRÁTRICO de1945 – 1964 Assume o poder O general DUTRA, foi apoiado por Getulio, mas, logo se colocou a disposição dos Estados Unidos, abrindo espaço para as importações, com isso os produtos americanos tomaram conta do mercado brasileiro. Causando indignação por parte dos nacionalistas que viram suas mercadorias na prateleira, então passou a dificultar as importações Americana, mas logo foi convidado pelos Americanos a deixar o poderda nação, sendo afastado por ordem dos Estados Unidos.

VARGAS VOLTA AOpoder 1951 à 1954Para conseguiraliados, procurou apagar a imagem de ditador do Estado Novo e construir uma nova figura, de homem democrático. Retomou duas diretrizes o nacionalismo econômico e a política trabalhista. Era preciso atacar a exploração das forças internacionais para que o pais conquistasse sua independência econômica. Havia uma briga entre os queriam entregar "nosso patrimônio ao estrangeiro e os nacionalistas defendiam. Começou o conflito com a exploração do petróleo,. Os entreguistas queriam que os estrangeirosextraíssem nosso petróleo e os nacionalistas queriaempresa brasileira, por isso fundarama estatal Petrobrás, edefendiam o slogan "O PETROLEO É NOSSO" No campo social defendia os direitos dos trabalhados queria construir uma democracia social e econômica em que o trabalhador tivesse, além dos direitos políticos, o direito a desfrutar doprogresso que ele mesmo criou com seu trabalho. Em 1954, Vargas autorizou um aumento de 100% no salário mínimo, atendendo à proposta do ministro do Trabalho JOÃO GOULART,( grave este nome),essa medida provocou enorme descontentamento dos empresários. Com isso o salário mínimo recuperou significativamente seu poder aquisitivo. Além de diversificar a produção agrícola, o governo Vargas preocupou-se em estimular o desenvolvimento industrial. Para isso aumentou os impostos de importação, elevando os preços dos produtos estrangeiros, e diminuiu os impostos sobre a industria nacional, estimulando a produção e o consumo de produtos nacionais. Realmente o Brasil tomou outro rumo,eu lembro bem deste período, meu Pai vivia muito bem em Divina Pastora tinha um posto de gasolina, onde passava diariamente vários caminhões cheio de cana para abastecer os engenhos próximos.Criou empresas estatais para atuar no ramo de siderurgiafundou a Companhia Siderúrgica Nacional. Um governo popular o povo gritava: "QUEREMOS GETULIO!". Vargas não suporta a pressão interna e externa e se suicida. VARGAS DEIXOU UMA CARTA TESTAMENTO QUE DIZIA nesse trecho: " Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim".

COMENTARIOS: Quando se tem um governo popular e nacionalista, aparece logo uma força oculta para bloquear toda ação de progresso e prosperidade do povo, brasileiro. retomando a historia isto vai acontecer no governo de Jânio Quadro, ele No seu curto período de governo, Continuou a política internacional que teveinício no governo de Vargas e uma aprofundação no governo JK. Aumentou a política externa independenteque visava estabelecer relações com todos os povos, particularmente os da área socialista e da África. Restabeleceu relações diplomáticas e comerciais com a URSS e a China. Algo impensável dentro do plano geopolítico e geoestratégico de inserção brasileiro. Nomeou o primeiro embaixador negro da história do Brasil. Defendeu a política de autodeterminação dos povos, condenando as intervenções estrangeiras. Condenou o episódio da Baía do Porcos e a interferência norte-americana que provocou o isolamento de Cuba. Deu a Che Guevara uma alta condecoração, a Ordem do Cruzeiro do Sul, o que irritou seus aliados, sobretudo os da UDN.: "Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior. Forças terríveis levantam-se contra mim, e me intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranqüilidade, ora quebradas, e indispensáveis ao exercício da minha autoridade". Jânio teve coragem, para enfrentar os Estados Unidos, mas algumas elites brasileiras o taxou de comunista, como o poder maior do Brasil a Rede Globo, o Estado de São Paulo porque viviam levando vantagem, comprando papel para impressão de jornais, com preços menores Janio Varreu a corrupção.

Continua..................................Depois enviarei.