O Brasil e as lutas de classe.

     Francielle Dayane Antunes de Asevedo Alves

A desigualdade social no Brasil se inicia momento do descobrimento do país, quando os portugueses procuravam domesticar nossos índios e até mesmo, aculturalizá-los, por meio de seus professores e também religiosos. Nesse momento da história é possível observar e ou verificar o quanto culturas diversas podem ocasionar choques entre os povos.

Mais tarde a desigualdade se deu, ainda sob influência de Portugal, por conta do reinado, quando os portugueses trouxeram da África milhares de negros para trabalhar na agricultura e nos serviços domésticos servindo a nobreza.

A escravidão é o estado ou condição de um indivíduo que se torna vulnerável, pois ele é tratado como mercadoria ou propriedade por pessoas sobre as quais se exercem o poder total ou parcialmente, assim como se trabalha no direito de propriedade.

 As situações de escravidão trazem consigo, muita dor e muito sofrimento, pois havia naquela época capatazes e feitores encarregados de fazer com que os negros trabalhassem além do limite suportado pelo corpo humano.

No Brasil colonial, existiam inúmeras fazendas de monocultura, com grande número de escravos, isso demonstrava além da riqueza, poder para esses fazendeiros. Suas riquezas não se limitavam apenas aos seus grandes latifúndios, ou produtos comercializados, mas também pelo número de escravos que possuíam.

Mais tarde quando se deu a abolição da escravatura, pela princesa Isabel, essas pessoas continuaram a ser humilhadas, pois naquele momento eles precisavam trabalhar para manter suas famílias e por conta do resquício dessa escravidão muitos negros passaram fome e foram ainda perseguidos.

Foram necessárias inúmeras postulações para que fosse possível garantir dignidade e igualdade entre os diferentes grupos. Nesse ínterim, é que foi necessário que o Estado intervisse com o objetivo de garantir respeito às minorias.

A desigualdade social ainda permanece enraizada entre os povos. Atualmente o Brasil por meio de programas sociais procura diminuir esses contrastes da realidade brasileira. É uma luta incessante que tem como objetivo amenizar as injustiças sociais, no campo econômico, na educação  e  também no social.

Dessa forma, é possível através dessa leitura compreender o esforço empreendido pelo país na construção da cidadania, da dignidade, da igualdade, mesmo que os avanços do capitalismo desse mundo moderno venham na contramão da dignidade e da liberdade.

Mas ainda assim é necessário implementar políticas públicas que realmente favoreçam a sociedade, ou seja, que tornem  acessíveis à ela todos os direitos garantidos pela constituição.