O Boom das Vendas Diretas e o Amadurecimento do Marketing Multinível no Brasil  

 

Venda direta é aquela que usa um canal de distribuição direto entre a empresa e o consumidor final, sem a intermediação de atacadistas e varejistas. São duas as suas modalidades principais.

 

I - Venda Direta tradicional (Marketing Mononivel). O(a) consultor(a) faz visitas, organiza reuniões e encontros de consumidores para vender os produtos da empresa que representa. Nesse modelo o(a) consultor(a) depende exclusivamente das suas habilidades como vendedor, da sua capacidade de liderança e do limite de suas forças para obter resultados satisfatórios.

II - Venda Direta Via Networkmarketing (Marketing Multinível). O(a) consultor(a), se cadastra junto a empresa que representa e passa a consumir, vender e cadastrar outros(as) consultores(as) que por sua vez fazem o mesmo, e com isso passa a recebe comissões tanto do seu resultado direto quanto dos seus convidados, dos convidados destes e assim sucessivamente até um certo nível - que varia de empresa para empresa. Nesse sistema o(a) Consultor(a) vai aumentando gradativamente o nº de cadastrados por sua iniciativa, construindo uma rede de consultores consumidores, que passa a lhe gerar rendimentos tanto maiores quanto maior for a sua rede. Daí o termo Marketing de Rede, pelo qual o sistema também é conhecido.

O Brasil já é o 5º país em Vendas Diretas e o 3º em Marketing Multinível, e vem mantendo crescimento bem acima dos outros seguimentos nos dois sistemas.

A internet tem sido uma das grandes responsáveis por esse crescimento nos últimos anos.

Segundo a Direct Sellig Association – www.dsa.org - 2006. Nos EUA, a Venda Direta no sistema de Marketing Multinível representa mais de 90% das vendas desse segmento.

De alguns anos para cá, Venda Direta está virando sinônimo de Marketing Multinível, e isso é muito bom para o sistema, que cada vez mais desfaz os preconceitos e desvincula sua imagem das redes piramidais e fraudulentas que tanto prejuízo tem causado às pessoas desinformadas. O Marketing Multinível  é um negócio legal, que movimenta dezenas de bilhões de dólares no undo e é utilizado por Bancos, Cias Telefônicas, grandes Cias. de alimentos, perfumes, cosméticos e uma infinidade de outros produtos.

Saiba mais em >>   http://multinivelmarketing-lino.blogspot.com/p/renda-extra-com-marketing-de-consumo.html

Anselmo Lino Bispo.  Especialista MBA em Administração e Marketing pela Brazilian Oppen University. Autor dos livros: Vendendo Com Eficácia e Venda Orientada por Marketing, Ed. Senac-Df. Tutor Dinamizador do SEBRAE NACIONAL, Instrutor e Palestrante, tendo como clientes o Sistema “S”, Associações Comerciais e Industriais, Câmaras de Dirigentes Lojistas, Federações de  Micro Empresas, onde já qualificou mais de dez mil profissionais nos últimos cinco anos.

Contato: [email protected]