UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO / ICED

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO

Curso de Especialização em Gestão Escolar

Coordenação Geral: Profª. Drª. Mª Lília Imbiriba Sousa Colares

Vice-Coordenação: Profª. Drª. Solange Helena Ximenes Rocha

Sala Ambiente: - Oficinas Tecnológicas

Coordenador da Sala: Prof. Msc. Socorro Vânia Lourenço Alves

Professor (a): Roberto Pereira Nascimento

Professores Assistentes: Maria Solielci Abreu dos Santos e Raimundo Ivo Ferreira da Silva

Polo: Monte Alegre - Pará

Nº da Atividade: 03 - OT

Cursista(s): Sydney Pinto dos Santos

 

ATIVIDADE DE Nº 03 – DISCIPLINA OFICINAS TECNOLÓGICAS

O BLOG NA VIDA ACADÊMICA: Educação e Comprometimento

 

Monte Alegre – Pará

2014

INTRODUÇÃO

As ferramentas midiáticas utilizadas no dia do sujeito, e em todos os campos da sociedade, tornaram-se fundamentais para a agilidade e a descomplexidade das ações, assim como dar um dinamismo e possibilitar a criatividade. Pois com a inserção da inforrmatização nas diversas áreas ou setores da sociedade, o trabalho tornou-se muito mais fácil, e isso atingiu o meu acadêmico e o estudantil, pois facilita a pesquisa, e a busca por novos conhecimentos torna-se cada vez mais eficaz; no entanto, devemos está alertas para o uso desta mídias serem de forma racional, principalmente quando as mesmas são usadas no meio educacional e sem responsabilidade, tendo em vista que a clientela que se utiliza da mesma, são indivíduos que estão com a curiosidade explícita, desvirtuando o verdadeiro sentido do uso destas mídias ou NTICs – Novas Tecnologias de Comunicação e Informações.

Assim, escola, educadores, pais, acadêmicos e outros indivíduos que compartilham o meio educacional, precisam olhar por outro ângulo o uso destas ferramentas, tendo em vista que as mesmas não irão substituir o papel do professor, ou do orientador, mas auxiliá-lo de forma precisa na condução de um aprendizado diferenciado aos nossos jovens, aos alunos, aos adolescentes e as nossas crianças. Por que não adianta restringirmos o uso das mesmas nos ambientes educacionais, pois querendo ou não elas estarão co-existindo nestes ambiente. Fortalecendo aquilo que almejamos de forma rápida e eficaz: uma educação de qualidade e democrática.

  1. O BLOG E SUA UTILIZAÇÃO NO MEIO ACADÊMICO

No sentido de facilitar o contato com outros meios midiáticos, pesquisar, postar e promover uma inter-relação maior, vimos que, é preciso e necessário a criação de um Blog, o qual promova muito mais do que foi expresso anteriormente, mas dar possibilidade de inserir uma gama de conhecimentos que estão a disposição do ambiente acadêmico; o que facilita as pesquisas, o desenvolvimento dos trabalhos, assim como utilização de ferramentas que, dentro do espaço escolar, fortaleça e dê uma maior dinâmica nos conteúdos, nas metodologias e nos processos e fatores que a cada dia caem em desuso.

Nesse sentido vejo que, as ferramentas como blogs, sites, paginas da web, só veem como parceiros numa cruzada que a cada dia continua a ser inserida no dia a dia do cidadão: o uso das ferramentas midiáticas no afazeres do cotidiano.

Pois assim , e olhando por este prisma, possibilitei a criação do meu blog para facilitar meu trabalho de pesquisa, como também de me comunicar com outros blogs que falam de educação. E, como acadêmico, vi a necessidade desta ferramenta de me auxiliar nos trabalhos fossem relacionados a vida acadêmica ou simplesmente para compartilhar com outras pessoas deste meio educacional de inúmeras possibilidades de conhecimentos, informações e estratégias.

Sendo meu endereço fantasia ou meu blog denominado de: Educação e Comprometimento, tendo com endereço eletrônico:  http://sydneypinto.blogspot.com.br. O qual facilitar, no meu entendimento, mostrar-me cada vez mais conectado através das NTICs.

Sendo que a escolha do nome fantasia “Educação e comprometimento”, foi pelo mesmo facilitar o interlocutor na busca, pois visto que o mesmo está direcionado às postagens deste macro-campo da sociedade: a Educação, em todos os seus níveis, modalidades , aspectos e fatores que interferem direta e indiretamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Muito tem se avançado nos usos das ferramentas nos diversos ambientes sociais, como por exemplo, na escola, no clube, nos escritórios de diversos campos, assim como nos setores administrativos de várias instituições.

No campo da educação, isto se tornou verdadeiro e consistente, tendo em vista que, possibilitou o avanço na elaboração, compartilhamento e divulgação de trabalho que dão ênfase direta sobre os olhares e às características do processo educacional. Contribuindo de maneira dinâmica e aberta para novas janelas de entendimento e compreensão dos reflexos positivos que a educação pode proporcionar ao sujeito. Seja ela produzindo de forma sistemática, dentro das escolas; e de forma assistemática, produzida nos diferentes ambientes e sem datas pré-definidas, como acontece na modalidade de ensino EAD, e também possibilitado através do uso dos blogs, principalmente os educativos.