INTRODUÇÃO

Na esfera do magistério superior, em se tratando de ensino moderno e por praticamente imposição das Instituições de Ensino Superior, o docente necessita cada vez mais adotar medidas motivadoras para que o discente se interesse por assuntos diversos e se comprometa com o processo da aprendizagem intraclasse e extraclasse e dessa forma, surge então uma inovação de conduta que é a de fazer com que o discente fique mais tempo focado e fidelizado com o processo e na produção do conhecimento e em suas obrigações para com as disciplinas, acessando constantemente o blog dos docentes para verificações e constatações se coliga ao conceito de rede que é um conjunto de dispositivos ligados que podem trocar informações e compartilhar recursos entre docentes e discentes.

A palavra Blog resulta da simplificação do termo weblog. Este por sua vez, é o produto final da justaposição das palavras da língua inglesa web logO termo Web aparece com o significado de rede da internet enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho de um evento. Numa tradução ampla, pode-se definir blog como um diário online em um sistema de informática para postagens e comunicação em geral.

O imenso interesse por este tipo de página da internet pelos docentes fruto de certas exigências que a modernidade impõe e pela continuidade do ensino fora de sala de aula resultou fortemente da existência de modelos de páginas pré-definidos e da facilidade de inserção de conteúdos fornecidos por sistemas de informática para publicação. Esses sistemas são de utilização relativamente simples e dispensam o conhecimento de linguagens específicas de páginas na internet como html por exemplo. Os sistemas mais populares são o Blogger e o Wordpress.

A linguagem HTML (Hyper Text Markup Language) foi criada por Tim Barners-Lee na década de 1990 e é ainda uma das mais utilizadas para produção de páginas web. No entanto, determinados dispositivos com acesso a internet, como celulares e outros, não conseguem interpretar adequadamente essa linguagem. Por isso, utilizando as etiquetas de marcação (tags) HTML juntamente com as regras da linguagem XML criou-se a linguagem XHTML.

1- O SISTEMA DE REDE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

As Instituições de Ensino principalmente de nível superior usam nos dias de hoje um sistema informatizado que retrata toda a vida do docente e do discente e seu banco de dados por regra, é extremamente abrangente e controlado.

O modelo de rede adotado anteriormente era o OSI, mas devido a sua maior simplicidade de monitoração, o TCP/IP passou a ser adotado como padrão. O modelo TCP/IP, inspirado no modelo OSI, retoma a abordagem modular que nada mais é que a utilização de módulos ou de camadas. A seguir um comparativo em forma de tabela.

 

Modelo TCP/IP

Modelo OSI

 

 

Camada de Aplicação

Camada de Aplicação

Camada de Apresentação

Camada de Sessão

Camada de Transporte (TCP)

Camada de Transporte

Camada de Internet (IP)

Camada de Rede

 

Camada de Acesso à Rede

Camada de Ligação de Dados

Camada Física


Como se pode observar, as camadas do modelo TCP/IP têm tarefas muito mais diversas que as camadas do modelo OSI, já que certas camadas do modelo TCP/IP correspondem a várias camadas do modelo OSI. 

A camada de Acesso à rede especifica a forma que os dados devem ser encaminhados independentemente do tipo de rede utilizado, a camada da Internet é encarregada fornecer o pacote de dados intitulado como datagrama, a camada do Transporte garante o encaminhamento dos dados, assim como os mecanismos que permitem conhecer o estado da transmissão e a camada de aplicação agrupa os a padrão da rede como Telnet, SMTP e FTP. As topologias de rede de computadores são as estruturas físicas dos cabos, computadores e componentes. Existem as topologias físicas, que são mapas que mostram a localização de cada componente.

1.1- AS IMPOSIÇÕES DAS IES JUNTO AO DOCENTE

As IES que se identificam como a sigla de Instituições de Ensino Superior aplicam cada vez mais imposições promovendo junto aos membros do corpo docente, a exigência quanto a adoção de mecanismos de contato junto aos membros do corpo discente, para que o ensino se torne cada relevante e constante na vida do acadêmico e para tanto, o sistema de informática se insere de forma contundente nesta empreitada.

  Como sistema de gestão acadêmica de nível superior faz a utilização de "Frameworks" que aceleram o desenvolvimento de sistemas e os professores são acionados para um aperfeiçoamento de atividades extraclasse junto aos discentes na expectativa de promover uma maior interação docente/discente, melhoria do processo de comunicação e elevação do grau de aprendizagem.

2- O BLOG COMO FERRAMENTA DA INFORMÁTICA NO ENSINO

No exercício do magistério superior nos dias de hoje, é indispensável que o membro do corpo discente tenha acesso à internet para diversas ações como pesquisa, comunicação através de diversos meios e consequentemente, por conta da eliminação de papel no ensino, poder acessar o blog de um determinado professor para consultar material enviado, verificar exercícios, desenvolver atividades solicitadas e demais ações do membro do corpo docente.

Tem-se observado que os docentes estão sendo solicitados pelas Instituições de Ensino a criarem o seu blog com o objetivo de não só eliminar papel e outros, mas principalmente fazer com que a atividade extraclasse seja majorada através da comunicação informatizada gerando uma maior interação entre todos os envolvidos na produção do conhecimento e podendo-se fazer uma analogia partindo-se da premissa do conceito de rede que é um conjunto de dispositivos ligados que podem trocar informações e compartilhar recursos e assim, o computador servidor é oriundo do docente e os computadores dos discentes são os clientes na filosofia de rede de computadores analogicamente.

Esta dinâmica pedagógica com auxílio de um componente da rede de informática deve trabalhar os conteúdos pedagógicos, mais especificamente os elementos articuladores e deve ser praticada através de um ambiente que siga normas pré-estabelecidas, sem o rigor da educação tradicional, neste sentido DEMO (2002, p.15) esclarece que:

 ...uma providência fundamental será cuidar que exista na escola ambiente positivo, para se conseguir no aluno participação ativa, presença dinâmica, interação envolvente, comunicação fácil, motivação à flor da pele. A escola precisa representar com a máxima naturalidade um luar coletivo de trabalho, mais de que de disciplina, ordem de cima para baixo, desempenho obsessivo, avaliação fatal. Mudar esta imagem retrógrada é indispensável. Primeiro é essencial desfazer a noção de ”aluno” como sendo alguém subalterno, tendente a ignorante, que comparece para escutar, tomar nota, engolir ensinamentos, fazer provas e passar de ano.

2.1- RECURSOS ACADÊMICOS DE INFORMÁTICA DO DOCENTE

Como concepção dos docentes na esfera da informática, devida à facilidade de manipulação, o blogger que é a plataforma gratuita de blogs do Google, é a ferramenta ideal para quem está no mundo dos blogs acadêmicos. Além de ser fácil de navegar e administrar, ele pode oferecer a hospedagem e diversos recursos que permitem ao usuário criar seu blog e personalizá-lo, de acordo com suas necessidades. 

De forma acadêmica e sistematizada, fica dedicado ao docente fazer uso e praticar esta modalidade em nível de informática para as atividades extraclasse, sendo necessário ter uma conta no Google e em seguida, ao fazer o login, fazer uso do blog onde este terá como subdomínio o “.blogspot.com ou blogspot.com.br”.

Tudo a favor do docente haja vista, não ser preciso pagar por um plano de hospedagem em servidor externo para que seu blog funcione, pois tudo ficará por conta do Google e por conta disso, os discentes estarão conectados através da ferramenta do blog, interagindo com o professor e entre os seus pares de classe de sala de aula objetivando o aprimoramento e elevação do foco nos estudos tão carente em nosso país.

Destaca-se aqui o blog do autor deste trabalho científico como exemplo para os demais membros do corpo docente que já estão na faixa de 80% quanto à adesão deste procedimento de sistema de informática na esfera do ensino.

Um blog é um sítio web com formato de diário pessoal. Os conteúdos costumam ser atualizados com frequência e ser apresentados por ordem cronológica. Os leitores, por sua vez, costumam ter a possibilidade de receber informações e de realizar comentários sobre o publicado. Os blogs, de uma forma geral, fomentam as interações. (WEST, 2016 p.49)

2.2- AÇÃO DO DISCENTE JUNTO AO SISTEMA DE INFORMÁTICA DA IES

Para os membros do corpo discente, essa mudança de atitude e de postura do professor que faz uso de seu blog é inovadora e deve atender às expectativas dos discentes que estão acostumados e seguros com papel entregue em sala de aula e submetidos a diversas solicitações de pesquisa que podem surgir de qualquer sítio lançado da rede mundial de computadores e dessa forma, com o fomento e o advento da sistemática de acesso ao blog de cada professor, fica bem mais funcional para o discente entender piamente o que se deseja para que a sua formação seja eliminada dos ruídos indesejados que nada acrescentam à sua formação sejam eles matriculados em IES particulares ou públicas.

O poder público pode propiciar o acesso de todos os acadêmicos às tecnologias de comunicação como uma forma paliativa, mas necessária, de oferecer melhores oportunidades a todos, e também contrabalançar o poder dos grupos empresariais e neutralizar tentativas ou projetos autoritários. (MORAN, 2010 p. 36). 

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os docentes de nível superior responsáveis pelas disciplinas do currículo devem utilizar recursos tecnológicos da informática educacional para atender às novas necessidades dos discentes em tempos de mudanças nas maneiras de atuação no desenvolvimento da produção do conhecimento. A presença do profissional de informática é essencial para que os docentes sintam-se encorajados em promover uma verdadeira transformação no ensino, através da utilização de ferramentas mais adequadas como o blog, às expectativas presentes nos planejamentos das aulas e sites com conteúdos pertinentes aos temas a serem pesquisados pelos discentes. Quanto maior o domínio da equipe universitária.

Portanto é relevante a parceria do professor com a informática educacional nas instituições de ensino, comprometidos com o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas, sendo capazes de contribuir com uma educação de excelência, democratizando a educação e promovendo a inclusão digital para todos, com mesma abrangência para a Educação a distância com a utilização da ferramenta blog do sistema de informática tabulado como rede social e transportado para a conceituação de rede de computadores.

REFERÊNCIAS

 DEMO, Pedro. Aprendizagem e Novas Tecnologias. São Paulo: Atlas, 2008.

 

FASUBRA.  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. [ s.l.], 19[ ? ].   

 

MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Colaborativa Num paradigma Emergente. In: __MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 17 ed. Campinas: Papirus, 2010. 11p. MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Colaborativa Num paradigma Emergente. In: __ MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 17 ed. Campinas: Papirus, 2010. 11p.

 

TANENBAUM, Andrew. Redes de Computadores. São Paulo: Campus, 1997.

 

WEST, Kasie. A Distância que nos Separa. Rio de Janeiro: Verus, 2016.