O BIODIESEL COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO*

Wemerson Leandro de Luna - Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - FAFIC - PB

Camila Leite Gonçalves - Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - FAFIC - PB

Manassés Leandro da Silva - Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - FAFIC - PB

Thays Monalysa Braga de Sousa - Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - FAFIC - PB

Talissa Estefania Tomaz Tomiyoshi - Profa. Me/Orientadora - Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - FAFIC - PB

 

*Resumo Expandido publicado originalmente na 65ª Reunião Anual da SBPC, em RECIFE-PE.

INTRODUÇÃO:

A recente conscientização ambiental que vem a lume na sociedade contemporânea em virtude da degradação provocada pelo mau uso dos recursos naturais, fez com que surgisse novos meios alternativos de produção, v.g. combustíveis renováveis. O biodiesel surge com o escopo de ser um biocombustível capaz de suprir a necessidade por fontes energéticas, e que, simultaneamente promove o desenvolvimento social. O semiárido nordestino como área escassa de oportunidades para a sua população, e ávida por meios que facilitem o seu desenvolvimento e que apesar de suas especificidades físico-climáticas se mostra como uma região propensa a inserção do plantio das plantas que são usadas na produção do biodiesel.

OBJETIVO DO TRABALHO:

A presente pesquisa busca a análise da viabilidade da cultura de plantas utilizadas como matéria prima para a produção do Biodiesel, promovendo assim, o desenvolvimento social numa região desprovida de emprego e renda.

MÉTODOS:

O presente trabalho utilizou-se de revisão literária de estudos sociológicos e antropológicos de doutrinadores reconhecidos sobre a temática ora tratada. A análise sistemática das obras de diversos autores serviram de base para uma discussão envolvendo uma visão empírica sobre o tema supracitado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Através da análise dos dados obtidos observou-se a viabilidade da implantação da produção das plantas oleaginosas, sejam elas: a mamona e/ou girassol, já que essas espécies de plantas são cultivadas pelo setor agrícola local, pois, não apresentam problemas de adaptação ao solo e clima do semiárido nordestino. Constatou-se também que a adoção dessas culturas proporcionariam a subsistência das famílias que sobrevivem da agricultura familiar, assim como o aumento na geração de emprego e renda.

CONCLUSÕES:

Numa região sedenta de investimentos públicos e privados, um projeto dessa natureza alavancaria o desenvolvimento social e econômico, promovendo assim um aumento nos Índices de Desenvolvimento Humano da região, porém é indispensável o engajamento da comunidade para sua consecução. Logo conclui-se que a efetivação dessas medidas seria de vital importância para garantir melhores condições de vida para uma população desprovida de recursos básicos.

Palavras-chave: Biocombustível

                          Agricultura familiar

                          Emprego e renda