O leite é um alimento muito consumido pelas pessoas desde tempos remotos.Tanto em forma pura quanto misturado com frutas como manga ,banana constituindo as vitaminas .Pode também ser consumido com produtos industriais como chocolate em pó.
Mas pode ser consumido pelos seus derivados como danone,queijo, requeijão,coalhada,doce de leite é um alimento rico em diversos nutrientes .
Ainda pode ser consumido de forma indireta ao produzir bolos,tortas e panquecas e produzidos industrializados como creme de leite e leite condensado.
Por ser de origem animal principalmente vaca mas pode ser de cabra também fornece proteínas.
Fornece frutose um açúcar não prejudicial aos diabéticos que deve evitar o consumo de glicose.Mas exerce o mesmo papel de fonte energética.
É a melhor fonte de cálcio, fornecendo para a constituição dos dentes e ossos.E contração muscular.
Fonde de vitamina D , o colecalciferol mas para sua precisa da ação dos raios ultravioletas do sol.
Reúne com outras vitaminas para contribuir no exercício do seu papel como da vitamina K, ajudando na coagulação do sangue.
Com o fósforo faz parte de equilíbrio das células
Influencia na ação do fermento e coordena as ações do sódio( Na) e do potássio(K), na contração muscular do coração.
O fósforo tem o papel de formar os ácidos nucléicos o trifosfato de adenosina que tem o papel de armazenar energia dentro das células e fornecer de acordo com a necessidade.
O leite apresenta ferro mas em pequena concentração .Fontes melhores são as leguminosas como feijão.Mas pode ajudar as crianças com anemia mas o ideal é leite enriquecido com ferro.
Assim ao constituir o ATP participa do equilíbrio da homeostase evitando situações extremas de acidose e alcalose que podia matar as pessoas.
Fornece magnésio , sendo o seu segundo minério importante.Que também entra na constituição dos ossos .Assim evitando doenças como raquitismo e osteoporose.
O magnésio ajuda o desemprenho de algumas enzimas realizando a função de coenzimas.
Ajuda a estabilizar a molécula de Ácido desoxirribonucléico e Ácido ribonucléico..
Exerce papel no importante mecanismo de bomba de sódio e potássio que tem papel na transmissão de impulsos nervos e entrada e saída de substancia dentro e fora do meio celular.
Tem pessoas que não pode consumi-lo devido a doenças gênicas como intolerância a lactose que não apresenta a enzima lactase para degradar esse açúcar( que leva a náuseas ,diarréia e vômitos ) e fenilcetonúria (em que ao consumir o leite em que o aminoácido fenilanina é encontrado pode levar a deficiência mental) e pessoas com aterosclerose pois é rico em gordura deve então consumir leite desnatado ou de soja.
Em todas as idades é importante o consumo do leite em relevo para os infantes:
"Assim, se reduzem as possibilidades de que seu bebê possa contrair algum tipo de infecção de ouvido, respiratória, urinária ou gastrointestinal (diarréia infantil). As possibilidades de morte súbita também diminuem, assim como a probabilidade de que seu bebê desenvolva algum tipo de alergia, como a asma. Por outro lado, o leite materno é o alimento mais facilmente assimilado por seu sistema corporal ainda imaturo, já que produz menos gases e mal-estar do que outro alimento."
Fonte: http://www.huggiesla.com/br/nota_importancia_de_la_leche_materna_para%20tu_bebe.aspx Acessado no dia 10/12/2010
E os adolescentes.Mas os também deve consumir mas variando a quantidade mas não a importância de fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável.
O consumo do leite é importante como prevenção de doenças como osteoporose ,pressão alta , diabetes,doenças cardiovasculares ,obesidade e doenças intestinais .
Mas o seu consumo elevado pode ajudar a desenvolver aterosclerose , pessoas com esse distúrbio deve consumir o leite desnatado assim recebe seus beneficios sem se prejudicarem.
É comum na mentalidade popular achar que o leite tirado da vaca diretamente é mais saudável que o leite pasteurizado.Não é verdade pois ao tirá-lo nem sempre é observado as normas de higiene podendo ser encontrado material até de defecação.Por isso o leite deve ser consumido apenas após a fervura que matar os germes.
Na Industria , utiliza o método do bioquimico frances Louis Pasteur que elimina micro-organismos.
Os conservantes utilizados se respeitados as normas vigentes devem apenas mante-lo na sua integridade até o consumo.
Assim é muito importante o consumo do leite e seus derivados mas como todo o alimento deve ser consumido de forma equilibrada para prevenir e evitar doenças que sua falta ou seu excesso pode provocar.


Referencias bibliograficas:

www. pt.wikipedia.org/wiki/Leite Acessado no dia 10/12/2010
http://www.huggiesla.com/br/nota_importancia_de_la_leche_materna_para%20tu_bebe.aspx Acessado no dia 10/12/2010