O basquetebol está difundido em todo o mundo, o nível crescente das melhoras  equipes mundiais evidencia isso, mas divulgação dele explica-se sobretudo pelo seu elevado valor para a formação física e intelectual, do individuo. Como jogo de equipe, contribui, essencialmente, para fomentar o pensamento, a ação coletiva e em virtude do seu grande valor pedagógico, estimular a formação de personalidades que estejam aptas a conseguir, com grande alegria e otimismo, brilhantes resultados, tornando-se produtivos nos seus estudos.

E para esta perspectiva de basquetebol que iremos direcionar o nosso estudo, para o basquetebol, de James Naismith, que nasceu para propiciar alegria, entrosamento, prazer e estimular capacidades.

 Motoras-socio-cognitivas, deixando para trás a forma competitiva na qual ele é apresentado hoje, apenas como  esporte de espetáculo, que por isso mesmo,exige, massacra e cobra resultados.

Visamos valorizar as característica próprias do basquetebol, que não faz distinção de sexo, raça ou credo religioso entre seus participantes. Poderíamos acrescentar que nem mesmo a idade constitui obstáculo para sua pratica.Porque esta modalidade é mais que um jogo, um divertimento ou uma competição. É muito mais do que mera distração em objetivos. É sim uma modalidade que tem conceitos a forma, experiências grupais a fornecer, alegria a dar, e o ensino de habilidades sob todos os aspectos recreativos e duradouro é responsabilidade do professor de educação física e este precisa estar sempre a par práticas e normas atuais da educação para contribuir, de maneira eficaz, no desenvolvimento e na educação integral do individuo . Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho é introduzir o basketball na escola, acentuando o caráter lúdico e aliviando o aluno de responsabilidades ou obrigações de qualquer natureza, promovendo uma prática onde há predomínio das características do jogo sobre as características do esporte.