O Ato da Leitura


       A leitura é muito importante para a formação da pessoa como um todo, e a escola é fundamental nesse processo, não tirando a contribuição dos pais, mas, é na escola que os alunos devem encontrar maior incentivo e formas de pratica-lá, expandindo esta prática para todas as disciplinas, seja em língua portuguesa, matemática, geografia etc. Para formar um bom leitor a escola deve ensinar não somente a ler, decifrar códigos, mas a ler e entender os textos específicos a cada disciplina. O ato da leitura para se tornar hábito precisa da conscientização por parte de professores no sentido de apresentar a leitura não somente na disciplina de língua portuguesa, mas, em diversas disciplinas, enfocando a importância da análise e interpretação.
        Muitos alunos enfrentam problemas em virtude da falta de leitura, chegando a estudar bastante determinado assunto e não conseguindo entender coisa alguma, encontrando dificuldade de interpretação e assimilação, isso ocorre porque em muitas escolas a leitura é apresentada somente no sentido gramatical, esquecendo a importância da análise e interpretação, muitos alunos encontram dificuldades até mesmo para interpretar enunciados de questões simples, isso ocorre em virtude da leitura ficar restrita apenas ao que é solicitado na escola, o que é um erro, pois, a leitura tem que expandir para fora dela, tornar-se hábito e uma prática prazerosa. 
        O objetivo da escrita é a leitura, escrevemos para que outras pessoas possam ler, quando produzimos textos visando levar conhecimento e informação á outras pessoas devemos ser o mais claro e objetivo possível, ler é um ato muito complexo e como já foi dito antes requer muita prática, além de ser uma atividade individual, dificilmente duas pessoas interpretará um texto da mesma maneira, mas, quando ele é objetivo damos a oportunidade de interpretações aproximadas, na elaboração de bons textos deve-se priorizar a prática da leitura que é através desta que adquirimos um bom léxico de nossa língua. 
        A leitura pode ser espontânea, sem grandes pretensões uma atividade de lazer, para passar o tempo, como a prática de esportes. Não devemos nos prender a leituras científicas ou solicitadas pela escola, podemos ler gibis, revistas, jornais, piadas etc., tomamos gosto pela leitura na medida em que a praticamos sem interesse, como um processo de descobertas, mas esse gosto pela leitura requer um trabalho permanente e paciente que deve ser acompanhado por pais e professores, mas de forma que não force o aluno a ler por obrigação. 
      Ler é decifrar e decodificar, um processo que apresenta a oportunidade de refletirmos e formar nossas próprias opiniões, nos oferecendo a oportunidade de viajarmos pelo mundo sem sair de casa, tornamos amigos e conhecedores do pensamento de grandes personagens da humanidade. Existem inúmeras formas de entrarmos em contato com esse mundo, que pode ser através das historias contadas oralmente ou através de bibliotecas, revistas, internet, jornais etc. O primeiro contato geralmente ocorre na escola, que é o ponto de ligação entre alunos e o mundo da leitura, e por isso é a grande responsável pelo desenvolvimento intelectual das pessoas, mas, acima de tudo a motivação própria é fundamental. 
     O governo tem um papel importante no processo de incentivo e aplicação de métodos de leitura nas escolas, através de mudanças, reformulações e investimento na área da educação, atualmente o Brasil vive um momento de exaltação a o desenvolvimento por parte dos governantes, dizem que estamos crescendo, mas, na realidade a educação brasileira infelizmente não está conseguindo acompanhar esse crescimento. O pais da copa do mundo e das olimpíadas não consegue oferecer uma educação de qualidade para suas crianças e jovens, o Brasil tem apresentado péssimas colocações nos rankings de desenvolvimento educacional da UNESCO (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas), se o pais passa por um momento de desenvolvimento é apenas no setor econômico, pois, a educação ainda não foi contemplada com esse desenvolvimento. 
     Um pais que visa o desenvolvimento intelectual de seus cidadãos tem que iniciar esse processo na educação infantil, incentivando desde logo a prática da leitura, a escola tem que garantir a formação de leitor múltiplo, apresentando as crianças a oportunidade de conhecer diversos tipos de leitura.
“a importância da leitura, como processo, para a formação do cidadão da sociedade de massa é capaz de influir diretamente na ascensão social das pessoas, pelos caminhos práticos que ela abre pelo enriquecimento cultural que proporciona e pela capacidade de diferenciação que efetiva: o leitor competente nunca será mais um na multidão.” (AQUINO, 2009, P33). (1)
     A leitura é essencial na educação, por isso temos que cada vez mais acirrar este debate visando transformar o modo que a leitura é apresentada as nossas crianças em muitas salas de aula do Brasil, sempre buscando uma educação transformadora, digna e democrática.