TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Jaqueline Maria Pereira Fulgêncio
Priscila de Souza Nascimento




O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO MOACYR SREDER BASTOS ? UNIMSB, E SUA RELEVÂNCIA SOCIAL



Jaqueline Maria Pereira Fulgêncio
Estudante, CUMSB, Rio de Janeiro, [email protected]

Priscila de Souza Nascimento
Estudante, CUMSB, Rio de Janeiro, [email protected]


Lúcia Baroni Martinazzo
Orientadora, CUMSB, Rio de Janeiro, [email protected]













RESUMO


Este artigo teve como objetivo investigar a importância do Atendimento Pedagógico no UNIMSB, e sua relevância social.
O atendimento psicopedagógico do Núcleo de Apoio Pedagógico ? NAPE, visa facilitar o processo de aprendizagem evitando, prevenindo E/ou intervindo nas dificuldades de aprendizagem e problemáticas na relação aluno-conhecimento-professor. Ainda, com relação a este atendimento, são atendidos pelo programa alunos da instituição e pessoas da comunidade externa.
Este projeto de iniciação científica foi implantado no Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, e detém a intencionalidade de oferecer subsídios que possibilitem a promoção e o desenvolvimento no processo de situação do aprender.


PALAVRAS- CHAVE ? Atendimento Psicopedagógico, aprendizagem.












ABSTRACT

This article had as objective to investigate the importance of the Pedagogical Attendance at Moacyr Sreder Bastos University Center - UniMSB, and its social relevance.
The psycho pedagogic attendance at the Pedagogical Support Center - PSC aims to facilitate the learning process avoiding, preventing and/or intervening in the learning difficulties and problems considering the relation between student, knowledge and teacher. Moreover, this attendance program is offered to students of the own institution and people of the local community.
This scientific initiation project was established at Moacyr Sreder Bastos University Center intending to offer subsidies to make possible the promotion and the development in the learning process.

Key-words: Psycho Pedagogic Attendance, learning.

















RESUMEN

Este artículo tuvo como objetivo investigar la importancia de la Asistencia Pedagógica en el Centro Universitario Moacyr Sreder Bastos - UniMSB, y su importancia social.
La asistencia psicopedagógica del Núcleo de Ayuda Pedagógica - NAPE, tiene como objetivo facilitar el proceso de aprendizaje evitando, previniendo y/o intervenido en las dificultades de aprendizaje y en los problemas en la relación entre estudiante, conocimiento y maestro. Aún, acerca de esta asistencia son atendidos por el programa estudiantes de la institución y la gente de la comunidad local.
Este proyecto de iniciación científica fue implantado en el Centro Universitario Moacyr Sreder Bastos, y tiene la intención de ofrecer subsidios que hacen posible la promoción y el desarrollo en el proceso de aprendizaje.

Palabras-llave: Asistencia Psicopedagógica, aprendizaje.















INTRODUÇÃO


O Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, seguindo a proposta descrita no Plano de Desenvolvimento Institucional, implementou em setembro de 2008, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico ? NAPE, idealizado pela professora Lucia Baroni Martinazzo, Mc, Psicopedagoga, Membro da ABPP e doutoranda em Ciências da Educação. Segundo seu regulamento, art. 1º de 2008, o NAPE é um órgão que objetiva apoiar aos docentes e discentes do UNIMSB, e é vinculado a Pró-Reitoria Acadêmica no desenvolvimento do Programa Institucional de apoio á formação e á qualificação pedagógica docente e discente.
O projeto atende as necessidades referentes ao processo de ensino-aprendizagem que surgem no decorrer da formação, oferecendo orientação, encaminhamento para outros profissionais externos em caso de distúrbio e acompanhamento psicopedagógico quanto às atribulações próprias das relações sociais que possam interferir em sua formação. O Núcleo é composto por um professor, um funcionário técnico administrativo e um grupo de estagiárias selecionadas e coordenadas pela professora orientadora, que pertence ao corpo docente do curso de pedagogia da UNIMSB.
Os discentes do UNIMSB são atendidos pela coordenadora do Projeto professora Lúcia Baroni Martinazzo no dia e hora previamente marcado. E este atendimento visa complementar os conhecimentos outrora adquiridos, ou seja, o aluno não recebe uma aula de reforço mais aprende técnicas de superar suas dificuldades, ou de aprender a conviver com elas.








METODOLOGIA

Este trabalho acadêmico tem como referencial descritivo o Atendimento Psicopedagógico no Núcleo de Apoio Pedagógico do Centro Universitário

Moacyr Sreder Bastos. Terá como metodologia um aporte teórico bibliográfico no que os autores serão descritos na referência bibliográfica, este tipo de pesquisa usou do tipo método descritivo, pelas experiências e vivência adquiridas durante os atendimentos sob o auxílio da idealizadora e orientadora do projeto professora Lúcia Baroni Martinazzo, sendo assim um relato que demonstra a importância deste projeto de iniciação científica para a instituição citada acima.





















DESENVOLVIMENTO


O PROJETO E O ATENDIMENTO A COMUNIDADE EXTERNA


Do projeto macro do Núcleo de Apoio Pedagógico - NAPE, um grupo de alunas do 6º período do curso de Pedagogia foram selecionadas para se tornarem estagiárias do programa de atendimento a comunidade externa. A seleção foi realizada através de melhores notas na disciplina Bases Psicopedagógicas da Aprendizagem. Feita a seleção, ocorreu o treinamento que foi realizado na própria instituição pela idealizadora do projeto Professora Lúcia Baroni Martinazzo, e no decorrer deste treinamento houve vários encontros para cumprir algumas etapas, dentre elas pode-se destacar o grupo de estudos marcado semanalmente para desenvolver atividades como apreciação de fichas, local de atendimento , acompanhamento de documentos a serem preenchidos pelas estagiárias e todo o estudo dirigido.
Durante os encontros citados acima, a troca de experiências e práticas entre o grupo de colaboradores e a professora Lúcia Baroni Martinazzo, foram vastas e enriquecedoras. Estas experiências levam os discentes a repensarem seu papel profissional, a ética e a refletir que ser educador é pensar no próximo; é saber que o outro é um ser humano que acomete e que tem falhas, é fazer da educação um momento de transformação, de mostrar para o aluno que ele é capaz, que suas dificuldades podem ser superadas ou contornadas.
Após o treinamento, os atendimentos foram agendados para que os estagiários pudessem atender gratuitamente os pacientes. O número de encontros por indivíduo foi de até quatro por dupla, no decorrer dos quais suas dificuldades ou distúrbios foram avaliados, discutidos e orientados. Os casos que necessitaram de um acompanhamento mais prolongado foram solicitados a permanência no atendimento até que o objetivo tenha sido alcançado, e os que não precisaram mais receberam alta do atendimento.
O núcleo de Atendimento Pedagógico (NAPE), da UNIMSB, é um serviço destinado a crianças/ jovens e adultos. Esse atendimento recebe discentes da própria instituição acadêmica, estendendo-se a toda a comunidade externa da região. O NAPE foi desenvolvido para atender as demandas dos estudantes da UNIMSB e/ou quaisquer indivíduos que apresentam alguma dificuldade ou problemática no processo de ensino aprendizagem em variáveis níveis de ensino.
O objetivo principal do Núcleo é retirar as pessoas da sua condição inadequada de aprendizagem, dotando-as de sentimentos de auto-estima, afetividade e de autonomia, reintegrando o sujeito da aprendizagem a uma vida escolar e social tranqüila, bem como, desenvolver uma relação mais afetiva consigo e com o outro, levando o indivíduo ao reconhecimento de suas potencialidades e ressignificando conceitos que influenciem o momento do aprender, otimizando os aspectos cognitivos, emocionais, educacionais e sociais.Os atendimentos visam identificar as eventuais dificuldades do aluno, para que em seguida se possa oportunizar uma intervenção psicopedagógica mediante um olhar clínico, a fim de facilitar todo esse processo de aprendizagem.
Este projeto realiza atendimentos individualizados e específicos para cada aprendente, direcionando assim os encontros e atividades conforme as dificuldades encontradas. Este trabalho é realizado semanalmente, com sessões de aproximadamente 50 minutos de duração, e com 05 encontros, e aqueles que necessitem de um tratamento mais prolongado, se estabelece a permanência do paciente até que o objetivo seja alcançado. Os atendimentos são ministrados por estagiárias do curso de Pedagogia da própria Instituição acadêmica e conta com a supervisão da titular da disciplina de Psicopedagogia e idealizadora deste projeto científico Prof.(a) Lúcia Baroni Martinazzo.





AS FASES DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO REALIZADAS NO NAPE

Para que se inicie o projeto de iniciação científica com a Psicopedagogia clínica, se faz necessário seguirmos as fases de atendimento:
1º fase- a queixa; que se faz a identificação pelo qual a criança/ jovem, ou adulto veio para o núcleo. No espaço clínico a queixa é o 1º passo a ser trabalhado e analisado para o diagnóstico psicopedagógico. Geralmente a queixa inicia-se por profissionais da escola do aprendente como os professores, coordenadores, orientadores etc. E é narrada por seus responsáveis( pais, tios ou avós).A queixa refere-se no primeiro relato sobre as possíveis dificuldades de aprendizagem ou problemáticas do aluno.
Essa escuta psicopedagógica sobre a referida queixa requer calma, e precisa ser minuciosamente observada, é preciso que se tenha uma postura descontraída, porém responsável, para que se possa fazer a análise e a reflexão da fala do narrador, focando o sintoma do aprendiz no que diz respeito ao processo de ensino aprendizagem, mas sempre anotando tudo que lhe é exposto, inclusive todas as expressões e falas do relator, pois, são carregadas de significações para a investigação.
Entretanto não devemos fazer conclusões precipitadas, Assim como afirma Weiss (2001. pg. 47).
"é fundamental durante a queixa, iniciar-se a reflexão sobre duas vertentes de problemas escolares: o sujeito e sua família e a própria escola em suas múltiplas facetas, pára se definir a sequência diagnóstica, bem como as técnicas a serem utilizadas...".
Ainda nesta primeira fase de atendimento a queixa se segue acompanhada pela ficha de anamnese. Segundo Weiss, o objetivo da anamnese é "colher dados significativos sobre a história de vida do paciente" (2003, p. 61).
A anamnese é uma das peças fundamentais, Através dela nos serão reveladas informações do passado e presente do sujeito juntamente com as variáveis existentes em seu meio. Observaremos a visão da família sobre a história da criança, afetos, expectativas, seus preconceitos, sua cultura, conhecimentos e tudo aquilo que é depositado sobre o sujeito. Nesta fase também se julgar necessário, solicita-se exames, laudos médicos e documentações escolares, para que se tenha um plano investigativo mais apurado. Em posteriori inicia-se outra etapa do atendimento:
2º fase- avaliação diagnóstica primária; onde se inicia todo o processo de observação e sondagem, sempre com conversas informais e de caráter observatórios, tanto com o aprendente, quanto com seu responsável.
Visca (1987) observa que "o que obtemos nesta primeira conversa é o conjunto de observações que deverão ser submetidas a uma verificação mais rigorosa, constituindo o próximo passo para o processo diagnóstico."
Em seguida todo o trabalho é feito para a investigação da causa ou sintoma do paciente, com aplicação de diversas testagens, tais como: atenção, memória, concentração, raciocínio lógico, visão, audição, e aplicação do HTP.Sua técnica se respalda no "conceito de que os desenhos da figura humana", bem como os da casa e da árvore, "são úteis para o estudo da personalidade ou como meio de diagnóstico na avaliação clínica, e se fundamenta na teórica na psicologia da imagem de si mesmo, assim como na teoria psicanalítica da projeção" (HARRIS, 1981)
Campos (1999) destaca que o primeiro trabalho sobre o desenho como fenômeno expressivo, digno de menção, foi realizado em 1887, por Ricci, em Bolonha O H-T-P (House - casa, Tree - árvore, Person - pessoa), é o teste projetivo mais usado em exame psicotécnico/seleção de pessoal, avaliação clínica,Psicopedagógica etc. Este teste é administrado à criança acima de 3 anos de idade, adolescente e adulto, cuja aplicação pode ser em nível individual ou em grupo. Seu tempo de realização é livre, mas, geralmente, não ultrapassa a média de 30 a 90 minutos. O material utilizado é papel ofício A-4 (tamanho ideal, não pode ser papel com pauta), lápis grafite n. 2 (de modo geral grafite é mais apropriado para desenhar, facilita o controle do tônus muscular sobre os traços, ao passo que o estereográfico é escorregadio). Quando se trata de criança, também se utiliza lápis coloridos. Os desenhos são feitos à mão livre, ou seja, sem régua ou objetos que sirva a essa função. Embora, o uso da borracha, por parte do aplicador, seja optativo, quase sempre compõe o kit, até porque que a sua utilização, por si, já consiste em motivo de análise. Segundo Campos: (2002.p.17)
"... Vários psicólogos clínicos e psiquiatras começaram a verificar que os desenhos ofereciam indicações seguras para o diagnóstico e mesmo prognóstico de traços de personalidades. Tanto para o teste da figura humana como o teste da casa-árvore-pessoa (house-tree-personal) o HTP, que se organizaram como técnicas projetivas para o estudo da personalidade surgiram da utilização dos testes do desenho, como escala de inteligência."

Sua técnica se respalda no conceito de que os desenhos da figura humana bem como os da casa e da árvore, "são úteis para o estudo da personalidade ou como meio de diagnóstico na avaliação clínica, e se fundamenta na teórica na psicologia da imagem de si mesmo, assim como na teoria psicanalítica da projeção" (HARRIS, 1981, p.57).
No teste do desenho, embora seu enunciado se refira ao melhor que o examinado possa desenhar a estética ou beleza artística não é considerada, mas sim os conteúdos que nele estão representados. Histórias, críticas, sentimentos e emoções, e toda a forma de expressão. Pois o sujeito revela o seu eu, e seus pensamentos mais profundos através do desenho.
3º fase- avaliação diagnóstica secundária; feito as testagens, recolhem-se dados e nesta etapa faz-se um trabalho dirigido e individualizado contemplando atividades lúdicas, jogos Pedagógicos, leituras, atividades psicomotoras, de raciocínio lógico dentre outras que se julgue necessário para que se promova , viabilize e otimize o processo de aprendizagem sempre com um intenso trabalho especializado referente a cada dificuldade ou problemática do paciente e também individualizado.
4º fase- o retorno; neste encontro, acontece a entrega do relatório para os responsáveis do discente informando o diagnóstico, acompanhando uma conversa franca a respeito de todas as percepções ocorridas durante as fases anteriores, abordando também sobre a importância da estimulação e participação da família no processo de ensino aprendizagem da criança.
Posterior a esta conduta mensiona-se as recomendações necessárias como troca de escola ou de turma, amenizar a super-proteção dos pais, estimular a leitura em casa, a participação efetiva dos pais no desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos sociais, afetivos e cognitivos e as indicações à outros profissionais, que são os atendimentos à especialistas que se julgue necessário como , fonoaudiólogo, psicólogo, neurologista neuropediatra, fisioterapeuta etc.









CONCLUSÃO



O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO DO NAPE E SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL E INSTITUCIONAL

É demasiadamente importante ressaltar que os relatos impostos neste artigo apontam tamanha a magnitude deste projeto na vida das pessoas, pois além de proporcionar uma excelente experiência e vivência às estagiárias da própria instituição agregando conhecimentos em sua formação acadêmica, ele também trouxe inúmeros benefícios para a comunidade externa que encontram-se em situações financeiras difíceis e precisam de um atendimento especializado para seus filhos, pois no NAPE eles os recebem gratuitamente.
Parece-nos evidente a importância deste projeto de iniciação científica que foi implantado no Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, o núcleo de atendimento psicopedagógico- NAPE, que enfatiza e prioriza sua intencionalidade de oferecer subsídios que possibilitem a promoção e o desenvolvimento no processo de situação do aprender, e a importância da sua relevância social no processo ensino aprendizagem das crianças da comunidade externa atendidas pelo núcleo de atendimento.
Os acadêmicos, que participaram e que ainda atuam no projeto de iniciação científica deste nível, possuem uma visão ampla deste cotidiano tão desafiador. O fato é que o atendimento se tornou algo tão esplêndido, que pôde colaborar para a ascensão de tantas pessoas. Os colaboradores antes eram coordenados pela própria idealizadora do projeto, atualmente o programa tornou-se tão extenso que as estagiárias se tornaram coordenadoras de novos grupos para que assim se possa dar continuidade aos atendimentos a comunidade.
Os colaboradores já possuem uma visão fundamentada e focada no indivíduo que está aprendendo, no meio em que se aprende na maneira como se aprende e de como superar as dificuldades. Apesar de estagiárias, já puderam proporcionar aos seus pacientes, aprendizados antes julgados como inalcançáveis. A eficácia do projeto se deu por conta do comprometimento das estagiárias e toda a equipe envolvida, das pesquisas, do profissionalismo e do pensar no próximo.
Acreditamos estar cumprindo nosso papel como educadoras mediadoras e transformadoras no processo de ensino aprendizagem frente às dificuldades e/ou problemáticas dos sujeitos, pois, de acordo com Celani (1997).
"...devemos adotar soluções que possibilitem uma visão realista dos problemas e que garantem medidas de ordem práticas, efetivas e diferenciadas".
A partir deste pressuposto, conta-se com o apoio da família e com a força de vontade do paciente, pois o indivíduo recebe um aporte técnico, uma atenção individualizada, ele aprende a aprender e ainda compreende que nunca é tarde para se superar.












REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


CAMPOS, D. M. O teste do desenho como instrumento de diagnóstico da personalidade: validade, técnica de aplicação e normas de interpretação. 34ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes.2002

CELANI, Maria Antonieta Alba.ensino de 2 lingua: redescobrindo as origens.são Paulo.educ.1997

HARRIS, D. B. (1981). El test de Goodenough: revision, ampliacion y actualizacion. Barcelona-Buenos Aires: Paidos.

VISCA, Jorge. Clínica psicopedagógica. epistemologia convergente.porto alegre,artes médicas, 1987.

WEISS, Maria Lúcia l,Psicopedagogia clínica. Uma visão diagnóstica dos problemas e aprendizagem escolar. 8ª Ed. RJ.dp&a.2001.
____________________, Psicopedagogia clínica. Uma visão diagnóstica dos problemas e aprendizagem escolar. RJ. dp&a.2003.
.