Segundo Censo realizado anualmente pelo Sinduscon/RS, Porto Alegre possui 6.573 novos empreendimentos imobiliários à venda, abrangendo uma área de 710,21 mil m². Houve um aumento de 3,5% no número de empreendimentos em relação ao ano passado, e de 15,74% em relação ao total de unidades em venda.

Não é à toa, portanto, que Porto Alegre está entre as dez capitais do Brasil que mais receberam empreendimentos imobiliários em 2011, movimentando um valor de 2,5 bilhões nesse ano.

Isso se dá, certamente, pela grande oferta de crédito no país a partir de 2010, principalmente após a implantação de programas do governo de incentivo ao crédito imobiliário, como o Minha Casa, Minha Vida.

Em relação aos empreendimentos futuros, dentre os locais mais promissores na cidade encontra-se a região da Avenida Ipiranga, por ainda possuir espaço para expansão imobiliária, por ser de boa localização e fácil acesso a outros bairros e regiões da cidade, e, portanto, com grande procura de imóveis. Além disso, a Avenida conta com uma das maiores universidades do estado, a PUC/RS, além da proximidade e transporte direto aos dois Campi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, shoppings, restaurantes e outros tipos de comércio.

Por outro lado, o bairro Petrópolis é, atualmente, a região da cidade que concentra mais ofertas de imóveis à venda. Além de possuir boa localização, esse bairro oferece a quem procura imóveis:

  • Escolas, como o Colégio Santa Inês;
  • Clubes, como o Grêmio Náutico União;
  • Hospitais próximos, dentre eles o Hospital Petrópolis;
  • Comércio local;
  • Muitas áreas verdes e de lazer para os moradores.

É, definitivamente, o momento de investir nessas regiões, seja em imóveis na planta ou apartamentos e casas no Petrópolis.