Referencia Bíblica: IITm 1. 12 "porque eu sei em quem tenho crido"

Introdução

Queridos (as) e muito fácil um cristão dizer que conhece a Cristo, e muitos tem dito que o teu próprio conhecimento e até maior do que a de muitos cristãos. Porém a grande questão que quero levantar e, será que esse conhecimento que você tem lhe encoraja a dizer como o apóstolo Paulo. IITm 1. 12 "porque eu sei em quem tenho crido" saibam que, o que levou Paulo, expressar essa palavra foi a pratica do conhecimento que ele ia adquirindo em relação a Cristo. E os resultados de seu trabalho na obra do senhor era uma prova de que realmente ele conhecia a Cristo, a obra que Paulo realizava para cristo era na verdade uma ação direta de Deus cooperando com o esforço de Paulo. Esses dois eram inseparáveis, porque um conhecia o outro, por isso Paulo teve um ministério tão abençoado.

Frase de transição: veja algumas razões que levaram Paulo crer em Jesus com tanta convicção e veja se você se identifica com essas razões.

Razão Nº I. Conversão genuína a cristo.

At 9: 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
6 mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer.
7 Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém.
8 Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco.
9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
10 Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor.
11 Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

Esse texto supracitado e rico em detalhes, quando Saulo caiu por terra ao ver a gloria de Deus. No (v. 4), diz que ele ouviu a voz de Cristo chamando o pelo próprio nome. Já no (v.5) Saulo chama Cristo de Senhor, no (v.6) Cristo lhe da uma ordem e ele obedece, o (v.9) diz que já tinha três dias que Saulo estava sem comer e beber líquido e no (v.11) Cristo disse a Ananias que Saulo estava orando. Diante destas verdades podemos afirmar que Saulo teve uma conversão genuína. Ele nem sequer tinha recebido Cristo no coração e Cristo já falava com ele, Saulo respondia chamando Jesus de Senhor, não e como muitos evangélicos que quando se refere-se a Cristo lhe chama de você esquecendo que em toda a Bíblia lhe e dado o nome de Senhor . Quantos cantores gospel irreverente, cujo teus hinos atribui a palavra você a Cristo como se ele não fosse merecedor de toda honra e todo louvor. (Ap 17. 14) Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; Cristo deu uma ordem para que Saulo entrasse na cidade e ele obedeceu. Novo convertido, apenas algumas horas de novo nascimento, mas já era obediente, muitos cristãos advoga para si o rótulo de uma conversão genuína, mas na pratica o que vemos são pessoas precisando nascer de novo , pois ao contrario de Saulo são pessoas que desobedece a Cristo nas coisas mais simples, nas mais complexa os irmãos imaginem. Mt 7. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Agora analise comigo, o texto diz que tinha três dias que Saulo não comia nada e muito menos bebeu liquido, acredito que Saulo estava consagrando a vida pois não faria sentido ele se privar de água e alimento sem propósito, o que dizer de nos que passamos anos sem realizar um jejum sequer em prol de nada, por isso somos derrotados na luta contra o inimigo de nossos almas Mt 17. 21 [mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum.] . Nota bem querido (a) o que cristo falou também em visão a Ananias, 10 Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor. 11 Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; Me impressiona esta declaração do próprio Cristo, declaração que mostra um novo convertido de apenas três dias V.9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.que já estava Jejuando e orando, isso faz com que nossa fase do rosto fique vermelha pois na igreja de Cristo existe muitos cristãos antigos na fé que não tem experiência nenhuma com jejum e oração, ate porque isto e pratica de quem se converteu de forma genuína.

Razão Nº II. Representante de Deus aqui na terra.

IICo 5. 20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.

Definição dicionário Aurélio: Representante do chefe de um Estado numa corte estrangeira.
2. Fig. Emissário, mensageiro

No uso Bíblico, um representante oficial enviado por um governante numa ocasião especial para um fim específico. Jesus Cristo veio como "apóstolo" ou "enviado" de Deus. Foi ele quem "lançou luz sobre a vida e a incorrupção por intermédio das boas novas". ? He 3:1; 2Ti 1:10.Depois de Cristo ter sido ressuscitado e ascendido aos céus, não mais estando na terra em pessoa, seus seguidores fiéis foram designados para atuar em seu lugar, "substituindo a Cristo" como embaixadores de Deus. Paulo menciona especificamente seu cargo de embaixador. (2Co 5:18-20) Ele, como todos os seguidores ungidos de Jesus Cristo, foi enviado às nações e às pessoas alienadas de Deus, o Soberano Supremo ? sendo embaixadores junto a um mundo que não estava em paz com Deus. (Jo 14:30; 15:18, 19; Tg 4:4) Paulo, como embaixador, levava uma mensagem de reconciliação com Deus mediante Cristo. Para os judeus os gentios e por essa razão, esse embaixador com a mensagem de reconciliação de seu governo celeste conseguiu através de missões instituir igreja em vários lugares como na Europa e levar muitas pessoas a Cristo através da mensagem da boas novas de Deus para o homem sofredor. Mas a grande pergunta que não quer calar e relacionada a cada cristão, no objetivo de levá-lo a refletir em como esta tua vida como embaixador de Deus, será que teu comportamento tem feito as pessoas terem vontade de ir para pátria celestial a qual nos pertecemos ou como embaixador do céu temos feito os homens murmurarem contra o supremo Senhor que e governante desta pátria. Ser embaixador de Deus de forma fiel e prova que você e amigo de Cristo. Jo15. 14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Todos sabem que cristo deixou a igreja aqui na terra com a missão de ser embaixadora de Deus, se na igreja existir alguns membros que desobedecem a Cristo e não cumpre com teu dever que e de levar a mensagem das boas novas, não e amigo de Cristo. ( Jo15. 14) e se não e amigo de Cristo na verdade ele não conhece o Deus que ele supõe que servi, e se não se arrepender, e começar a ser embaixador de Deus o mais rápido possível terá que enfrentar o juízo de Deus. Tg 4. 17 Aquele, pois, que sabe o bem que fazer, e não o faz, comete pecado.

Razão Nº III. Cristo era seu modelo de vida.

ICo 11.1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

Existe um termo muito usado por muitos pregadores que e totalmente oposto ao que o Apóstolo Paulo dizia. Enquanto Paulo dizia olha para mim e imitem meu comportamento, pois eu sou imitador do comportamento de Cristo, nos dias Hodiernos muitos quando assumem o Púlpito para a minístração da palavra de Deus, de forma muito infeliz dizem não olhem para mim senão você cai, olha somente para Cristo, esta e uma afirmação verdadeira, porém se dita, necessita de explicação, para que o pregador não caia em total descrédito por fazer uma afirmação totalmente antagônica a de Paulo. Para entendermos essa expressão do ponto de vista do apostolo Paulo, temos que fazermos pelo menos três questionamentos para a postura de Paulo em dizer me imite, pois sou imitador de Cristo. Primeiro questionamento, que comportamento de Cristo Paulo Imitava? Segundo, seria concernente uma vida de impecabilidade como foi a de Cristo? Terceiro, ou seria uma vida impecável concernente a realizar a obra de Deus assim como Cristo realizou. Reflita comigo a luz da Bíblia algumas resposta para estes questionamentos. Em relação a uma vida de impecabilidade jamais Paulo poderia usar a expressão sedes meus imitadores como sou de Cristo, veja o que a Bíblia diz;

Rm 3. 9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um.

Quando Paulo falou dos judeus que se achavam exclusivista como povo de Deus, Paulo rebateu dizendo Somos melhores do que os gentios?E Paulo mesmo respondeu, Claro que não somos, Paulo falou ainda que tantos Judeus como Gentios estão debaixo do pecado, outra afirmação contundente de Paulo e que não a um justo nem sequer um, Paulo não excluiu ele dessa condição pecaminosa. Veja o que o profeta messiânico deixou escrito.
Isaias 64. 6 Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como o vento, nos arrebatam.

A expressão do profeta Isaias e muita clara e abrangente,todos são como imundo, nota que uma vez que ele fala todos, não a como tirar o apóstolo Paulo desta listra negra, todas nossas justiças são como trapo de imundícia, não existe nada absolutamente nada que o ser humano possa fazer dele próprio para se achar justo diante de Deus, e ainda o profeta Isaias na explanação de sua mensagem revelou que as nossas iniqüidades como o vento nos arrebatam.
Rm.5: 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

O próprio Apostolo Paulo Afirma neste versículo supracitado que todos pecaram, por mais que eu queira tira-lo deste contingente de pecadores eu não poderia pois ele se inclui ao dizer todos pecaram.

ITm 1: 15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal;

Este texto nos ajuda a entender que jamais Paulo estava dizendo que imitava a Cristo na condição de um homem impecável, pois quando ele fala dos pecadores ele diz, dos quais sou eu o principal, ele usou o verbo ser no presente, eu sou, e claro que com isso Paulo não estava falando que ele levava uma vida desregrada, mas que sim ele tinha consciência da sua natureza pecaminosa.
Gálatas 5: 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.

Na vida do cristão a duas naturezas no teu interior a divina que e o Espírito santo que você recebe quando nasce de novo e a adâmica que nunca abandona o homem, e Paulo revela que essas duas naturezas se opõem uma a outra enquanto a carne que e a natureza adâmica quer levar o cristão a pecar a natureza divina que e o Espírito de Deus quer levar o cristão a triunfar contra o pecado, e Paulo mostrou como esse conflito acontece no interior do cristão falado de se mesmo, veja nos versículo que se segue.

Romanos 7: 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.
16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.
19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.
22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros.
24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

Esta explicação que se segue do texto supracitado e do livro de Elienai Cabral comentário Bíblico de Romanos Editado ela CPAD.

7.15 "porque o que faço não aprovo". Nestas palavras o apóstolo se sente no centro do conflito no seu interior. e não consegue entender porque pratica certos atos que contrariam sua real vontade.Ele vê o conflito entre o bem e o mal,e , às vezes, esse conflito é tão intenso que ele não consegue descobrir o "porque" desse conflito que o leva a fazer certos atos. 7.15,16. "... pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço . E , se faço o que não quero , consinto com a Lei , que é boa ". Aqui está travada
a luta entre o velho e o novo homem . Note isto. O que o velho homem faz, não o aprova o novo homem , e vice-versa . Paulo diz que o se eu quero e sei fazer o bem , com isto está aprovado a Lei é boa . Entretanto, o poder do pecado procura oportunidade contra a vida redimida por Cristo. Paulo destaca dois princípios dentro desse conflito, que são o conflito carnal e o conflito espiritual. O princípios carnal é destacado no capítulo 7, nos versículos 14, 15, 16, 18, 19, 20 , 21, 23, 24 e 25. O p r i n c í p i o e s p i r i t u a l a p a r e c e n o s v e r s í c u l o s 15,16,18,19,20,21 22,23, 25. Em síntese, aprendemos que temos de lutar contra o pecado que estáem nossa natureza, chamada carne . João, em sua primeira epístola diz: "Se dissermos que não temos pecados nenhum, a nós mesmos nos enganamos "(1 Jo 1.8). Paulo mostra o poder do pecado como uma força fora do seu alcance; e por isso, não podemos compreender por que pecamos, mesmo não querendo pecar . Porém podemos vencer e nos libertar do pecado que mora em nossa carne,através de Jesus Cristo. Paulo diz: "Quem me livrará do corpo desta morte ? " (7.24).A resposta está no versículo 25, quando o apóstolo declara : " Graças a Deus por nosso Senhor Jesus Cristo " . Depois que analisei esses textos Bíblicos a conclusão que cheguei e que ninguém pode dizer sedes meus imitadores com sou de Cristo em relação a uma vida impecável. Dito isso, muitos pregadores que afirmam não olhe para mim no sentindo de ser impecável estão sendo realista, mas para que já não iniciem tua mensagem, já passando insegurança principalmente para visitantes e novos convertidos ou alguns que tenham um conhecimento apenas superficial da palavra . Já que essa e a pura realidade.devemos fazer como o apostolo Paulo, ele tratou desse assunto sem pedir que as pessoas deixassem de olhar para ele, pelo contrario ele disse:

ICo 10:12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe que não caia.

Assim ele não só se incluía, mas colocava todos no mesmo contexto de uma vida que necessitam viver em intensa vigilância para não cair da graça de Deus. No versículo que se segue esta a luta do apostolo Paulo em levar uma vida de progresso espiritual para não ser reprovado por cristo.

ICo 9: 26-27 Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar.Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.

. O apostolo João tratou desse mesmo assunto sem dizer que ao teu publico não deveria olhar para ele, mas mostrou para todos que no sentido de Levar uma vida impecável todos deveriam olhar só para Cristo porque o restante da humanidade sem exceção são pecadores.

IJo 1: 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Sem ter necessidade de alongar mais neste tópico fica bem claro reconhecer que Paulo era imitador de Cristo no fato dele ter sido impecável em realizar a obra de Deus.

Galatas 6: 17 Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.

Somente Cristo foi perfeito em todos os sentidos.

Hb 4: 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Razão Nº IV. Nunca desistiu de realizar a obra que Cristo lhe confiou.

IITm 4: 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

O apostolo Paulo quando creu em Cristo, no momento em que ele estava buscando a fase de Deus, foi revelado por Cristo a Ananias, que muitas lutas ele ia passar por amor a Cristo.

At 9: 15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; 16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.

Esta profecia cumpriu na integra na vida do apóstolo Paulo, por amor a Cristo ele passou por todo tipo de perseguições da sua época.

IICo 11: 24 dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um.
25 Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
26 em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos;
27 em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.
28 Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas.

No primeiro julgamento de Paulo ele faz uma revelação chocante em relação aos irmãos em cristo que era companheiro de todas as horas da sua vida.

IITm 4: 16 Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado.

Apesar de todas essas lutas sem igual ele quando estava preste a ser decapitado a mando de Nero ele deu um brado de vitoria e disse.

IITm 4: 6 Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo.
7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Será que temos seguido o exemplo de Paulo e realizado a obra que o Senhor confiou a cada um de nós, ou temos sido negligente e já abandonamos a obra que temos realizar, e para justificar perante o corpo de Cristo dizemos que e por que as lutas são muitas. Ei, se você por causa de perseguição abandonou a obra de Deus você e um que não pode dizer EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO, por que se você soubesse seria grato a Cristo por tudo que ele fez por nós e continua fazendo. Para você que parou de realizar a obra de Deus , volte agora a desempenhar teu papel no corpo de Cristo. Trabalhar para Cristo enquanto e dia pois a noite vem quando ninguém pode trabalhar, e por final, medite nesse ultimo versículo que usarei nesse estudo.
Lc 9:61 Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.

Conclusão

Deus esta a procura de servos e servas que não tenham a sua vida por demais preciosa e que se for possível ter que morrer em prol do reino de Deus,que esse servo ou serva opte por morrer, mas isso só e possível com aqueles cristãos que a semelhança do apostolo Paulo fala em alto e bom som eu sei em quem tenho crido . E todos que verdadeiramente conhecem a Cristo, se convertem de forma genuína, se torna um representante de Deus aqui na terra, o seu modelo de vida e Cristo, e jamais desiste de realizar a obra que Cristo lhe confiou. Deus lhe abençoei.

Autor: Antonio Eugenio Fortes Pacifico.