Adriano Rodrigues Ferreira[1]

RESUMO

O Amparo da Tecnologia da Informação para a Gestão Empresarial Moderna diz respeito a um estudo sobre as práticas da administração organizacional vigentes na atualidade, em âmbito generalista, onde as transformações tecnológicas exercem influência sobre – e amparam – os trâmites e processos gerenciais. A Era da Informação vivida disponibiliza um arcabouço de conhecimentos que propõem à sociedade dinamismo em suas interações sociais e econômicas, o que exige das organizações uma gestão mais eficiente, eficaz e efetiva de seus negócios. O presente texto traz conceitos e pensamentos de diversos autores sobre o tema correlacionando-os, e, objetiva compor um estudo sobre a relação amalgama existente entre os contextos discutidos. Chegando a considerar por fim que, nestes tempos contemporâneos, onde se exige atualizações continuas e adaptação rápida, se faz necessária atuação conjunta dos conhecimentos acadêmicos e práticos de Administração Empresarial com os de Tecnologia da Informação intuídos em amparar a Gestão Empresarial Moderna.

Palavras-chave: Administração Empresarial; Gestão; Tecnologia da Informação; Informação.

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, com a popularização dos computadores e o desenvolvimento desenfreado de tecnologias em telecomunicações, o termo informação recebeu um novo conceito. Há cerca seis décadas atrás, sem tantos aparatos tecnológicos quanto hoje em dia, para a palavra informação era atribuído o sentido de notícias a cerca de alguém, de um fato ou de algo, que sempre chegavam a seu receptor com defasagem temporal. Entretanto, na atualidade, o termo informação é inevitavelmente correlacionado à tecnologia, à velocidade, à amplitude e alterações de tempo e espaço. E, com todo o desenvolvimento de tecnologias para o aperfeiçoamento das telecomunicações, o tempo tornou-se real, ou seja, o tempo e o espaço estão cada vez mais próximos, surgindo neste momento a expressão "tempo real" para a aquisição de esclarecimentos no momento em que os fatos estão acontecendo ou sendo veiculados.

Neste Século XXI, de informações imediatas sem defasagem temporal e desconsiderando as distâncias, tudo proposto pelas arquiteturas tecnológicas que conhecemos e usufruímos – Internet, Telefonia Móvel, Satélites, Transmissões de Dados e Voz, Caixas Eletrônicos Bancários, dentre outras – é que assenta a Tecnologia da Informação, a TI, num entendimento melhor, é nesta realidade que se tornam acessíveis produtos e serviços fundamentados em plataformas e conteúdos tecnológicos, constituídos para facilitar a vida de usuários, aplicando conhecimentos científicos complexos para transformar as descobertas em tais produtos e serviços.

Na Era da Informação[2], vivendo em um ambiente em permanente transformação, tomado por novos produtos, serviços e descobertas tecnológicas, permanecer atualizado e a par do que esta acontecendo no momento acerca dos novos conhecimentos desenvolvidos é muito difícil, quase impossível. Desta maneira é exigido, para continuarem competitivas no mercado, que pessoas e organizações caminhem ao ritmo das mudanças. Então, desse modo, atualização contínua, reciclagens e adaptações rápidas são indispensáveis, tanto para pessoas quanto para organizações.

Para as organizações, a TI possibilita atualizações constantes e integração dos negócios, auxiliando nos processos de propagação, edição e guarda de informações, sejam confidenciais ou de menor importância. A TI, a partir deste raciocínio, adquiri importância estratégica decisória para as organizações.

"O ambiente empresarial, em nível mundial e nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a TI. Essa relação engloba desde o surgimento de novas tecnologias, ou novas aplicações, para atender às necessidades do novo ambiente, até o aparecimento de oportunidades criadas pelas novas tecnologias ou novas formas de sua aplicação. Nesse novo ambiente, empresas de vários setores têm considerado imprescindível realizar significativos investimentos em TI, passando a ter seus produtos, serviços e processos fundamentalmente apoiados nessa tecnologia." (ALBERTINI, 2001)

Contudo, o entendimento sobre o tema discorre na atualidade por vários estudiosos, dando assim, diferentes alusões aos termos e tratativas. Neste quadro, investigaremos várias obras e os pensamentos de seus autores acerca da TI e sua relação com à Gestão Empresarial Moderna, compondo um estudo desse amálgama dependente, nestes tempos de mudanças imprevistas em meio ambiental, social, econômico e mercadológico. Versa ainda, sobre a necessidade de conhecimentos acadêmicos e práticos dos assuntos tratados para a melhor eficiência e eficácia da Gestão Empresarial, para efetivar sustentabilidade aos negócios, e para propor competitividade às próprias organizações.

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Antes de começarmos a discorrer acerca do tema em questão, devemos nos inteirar sobre os conceitos dos termos tecnologia e informação para construirmos um conhecimento mais lógico para a conhecida TI, segundo Ferreira (2004) o termo tecnologia significa um "conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade", enquanto que para o mesmo autor a informação, no âmbito da informática, designa uma "coleção de fatos ou de outros dados fornecidos à máquina, a fim de se objetivar um processamento", e numa contextualização mais generalista, é o "Ato ou efeito de informar (-se); informe", ou são "Dados acerca de alguém ou de algo".

Com os esclarecimentos acima podemos chegar a um entendimento da expressão Tecnologia da Informação como um complexo de recursos e conhecimentos científicos, técnicos e computacionais para gerar, transformar e utilizar os dados e as informações.

No contexto organizacional, a TI é mais específica, conquistando valor estratégico, é tida como um composto de processos, materiais e ferramentas do conhecimento técnico e científico utilizados pelas empresas para fazer maximizar resultados, aumentar a produção, potencializar a criação e o desenvolvimento, e capacitar à gestão administrativa e tecnológica, utilizando de maneira abrangente pacotes de dados, de diversas tipologias, oriundos de diversas fontes, obtidos por diversos métodos, que após um processo sistematizado de tratamento, organização, manipulação e alterações quantitativas ou qualitativas resultam em informações que auxiliam nos processos decisórios e nos planejamentos.

Argumenta Albertin (1999), que as organizações perceberam a importância da TI e seus impactos sociais e econômicos, deste modo a buscam e a utilizam para se tornarem mais competitivas, analisando mais profundamente e alterando estratégias de atuação e processos operacionais, os planejamentos futuros passaram a ter como uma de suas bases a TI.

A TI auxilia as empresas interligando varias áreas do empreendimento[3] com Banco de Dados diversos, processando transações e atendendo necessidades organizacionais e individuais de forma rápida, personalizada e segura.

"A tecnologia tem auxiliado na habilidade de manipular um grande volume de transações num custo unitário médio decrescente, de apoiar operações geograficamente dispersas por intermédio do processamento distribuído e de oferecer novos produtos e canais de distribuição." (ALBERTIN, 2001)

Claramente, nesta Era da Informação, as perspectivas estão em constantes mudanças, e as empresas devem acompanhar este dinamismo. Portanto, as organizações também mudam, e estas alterações estão ligadas ao crescimento global da competitividade imposto pela TI; pelos baixos custos de geração, difusão e processamento de dados; pela extinção das fronteiras espaciais e temporais no trânsito de conhecimentos, documentos e informações; e pela redução de restrições geográficas e regulamentares para o comércio exterior. Numa outra visão, a TI, o desenvolvimento das telecomunicações e a globalização exigiram e permitiram melhorar a qualidade mercadológica para produtos e negócios.

OS IMPACTOS DA TI NAS ORGANIZAÇÕES

Algumas implicações decorrentes da aplicação do uso da TI no ambiente corporativo, principalmente no que diz respeito aos impactos sobre a gestão produtiva e a organização do trabalho, devem ser consideradas.

Quando a TI esta sendo admitida no sistema produtivo de uma organização, amparada em processos automatizados por qualquer mecanismo ou instrumento tecnológico, e munida de computadores controlando, processando dados e resultando informações, a força física é a sensivelmente afetada.

A atividade de coordenar com a TI implantada adquiri maior relevância, pelo fato do processamento mais rápido e seguro de informações propor agilidade na comunicação no ambiente interno e externo, o que reduz prazos para respostas, comprimi o tempo e o espaço, e aumenta o volume de conhecimento. E, a combinação destes aspectos resulta em economia e aumento da produtividade, melhor comunicação interna, maior facilidade e capacidade de monitorar, coordenar e controlar processos, e integra efetivamente nas aplicações as informações dos fornecedores de modo permanente e atualizado.

Para a eficácia da TI em uma organização, antes e durante a sua implantação, é preciso que aconteça, uma reestruturação dos sistemas produtivos, da gestão administrativa, e da cadeia de poder, autoridade e responsabilidade. A empresa deve adequar sua estrutura a esta realidade para manter-se competitiva. Ter qualidade e diversidade de produtos e serviços é essencial, porém é imprescindível saber que o momento mercadológico é de cooperação, flexibilidade, integração e participação, e a TI auxilia significativamente na inserção das empresas neste panorama. Dentre tantos outros fatores, a gestão e estrutura organizacional fundamentada pela TI, deve atender aos seguintes critérios:

·Níveis hierárquicos reduzidos, pela integração de órgãos, funções e atividades, deixando para trás hierarquias rígidas, burocráticas e verticais onde a informação tem trânsito lento;

·Maior delegação de responsabilidades, motivada pela exigência de respostas mais rápidas as demandas ambientais, os profissionais envolvidos devem estar qualificados, capacitados e comprometidos com resultados, produtividade e qualidade;

·Maior descentralização das decisões e do controle, no propósito de que colaboradores assumam as responsabilidades diretas pelos resultados, tenham acesso às informações e possam decidir pela organização;

·Maior valorização das pessoas envolvidas, isto é, recompensar justamente, e dispor aos colaboradores múltiplas habilidades e conhecimentos para seu crescimento pessoal e profissional, tendo em vista inteligibilidade aos negócios, feedbacks[4] eficientes, e melhorias contínuas aos processos;

·Formar colaboradores multifuncionais, profissionais pensantes, críticos e capazes de julgar, assumir responsabilidades, interpretar dados, e decidir, hábeis em acompanhar concepções de produtos e de intervir imediatamente contra ameaças, ou sinais de desvios nos processos.

Neste momento histórico, a TI é um incremento obrigatório que, como já discutido, certamente torna uma organização mais dinâmica e competitiva, integrando suas atividades numa visão sistêmica do funcionamento do todo. Tal compreensão fica mais clara quando tratamos de corporações multinacionais, com unidades fabris instaladas em diversos países, onde, para coordenar todas as suas atividades, negócios e transações em meio global, a um custo menor num curto espaço de tempo, é visto o uso da TI e de arquiteturas computacionais velozes e interligadas, capazes de se comunicar, estocar e processar volumes grandiosos de informação simultaneamente. A compressão do espaço e do tempo é maximizada na busca de extremos onde as fronteiras geográficas passem despercebidas para a melhor eficiência e desempenho dos processos e da própria organização.

Continuando em âmbito interno às organizações, a TI propicia a coordenação de forças e cooperação interdepartamentais, torna a empresa capaz de responder à imprevistos com maior assertividade e velocidade com menor custo. Exemplificando melhor, num eficiente Banco de Dados as informações podem auxiliar nas atividades departamentais, quando forem convenientes e relevantes para as atribuições exigidas no cumprimento da atividade ou na tomada de decisão.

Quando o assunto passa a ser as relações entre empresas, concorrentes diretas ou parceiras, a utilização da TI intermédia a troca de informações e possibilita interligar pessoas e atividades, articular e efetivar negócios, e até integrar esforços cooperativos. Tudo isso, impacta positivamente sobre os custos nas transações, sobre a lucratividade, e a competitividade, o que gera oportunidades de negócios rentáveis.

Neste quadro de integração entre empresas, no mundo de hoje, organização eficiente e competitiva é a que conhece as relações cliente-fornecedor, percebendo que nesta relação se efetiva a sustentabilidade de mercado e o reconhecimento social de excelência e credibilidade. Então, o contato direto e permanente com fornecedores e parceiros são facilitados pela TI, de modo que auxilia na coordenação e interligação de operações; nas compras no mercado exterior; na gestão do modelo Just-in-time[5] de Administração de Produção e Materiais, quando utilizado; no planejamento conjunto para entregas, armazenagem e transporte; na redução de sinistralidades e atenção a estas quando ocorrerem; dentre outras variáveis.

Uma realidade não tanto difundida há anos atrás, mas que já se tornou comum na Gestão Organizacional Moderna é a cooperação entre empresas, concorrentes diretas ou parceiras, para a formação de Joint Ventures[6], onde juntas trabalham em projetos de pesquisas no comum interesse de buscar conhecimento, descobrir e desenvolver novas tecnologias para melhorar seus processos organizacionais e as tornarem mais competitivas e dinâmicas. Este trabalho tem resultado benéfico aos envolvidos, pois os custos são compartilhados e rateados e as descobertas geram retornos financeiros e patentes para as próprias empresas. Neste caso, é o órgão de Pesquisa e Desenvolvimento buscando a TI para a empresa.

A IMPORTÂNCIA, OS BENEFÍCIOS E O AMPARO DA TI PARA AS EMPRESAS

"Nesses tempos uma empresa deve manter-se ágil, forte e sem gordura, capaz de suportar esforços e tensões e capaz também de se movimentar rapidamente para aproveitar as oportunidades" defende Peter Drucker, pela necessidade das organizações se tornarem ativas, mutáveis e adaptáveis em épocas de turbulências ambientais. Por este argumento, Albertine (2001) trata a TI como decisiva, contribuindo com apoio a organização nesta movimentação de forças, assim altera as operações, produtos e serviços, e interfere sobre todos os relacionamentos internos e externos, sociais e de mercado.

Os negócios globalizados, fundamentados nas relações de comunicação via rede mundial de computadores[7] e sua interconetividade, inserem mercadologicamente caminhos para se conquistarem mercados, relacionar com grupos de trabalho distantes e produzirem remotamente.

"A tendência é de que a TI não irá simplesmente automatizar o que existe hoje. [...] Não podemos esperar que o mundo interconectado eletronicamente de amanhã seja simplesmente uma versão mais rápida e mais eficiente daquele que conhecemos hoje. Ao contrário, podemos esperar mudanças fundamentais, com empresas e mercados organizando o fluxo de bens e serviços na mesma economia." (ALBERTIN, 2001)

Em se tratando dos benefícios da TI oferecidos às organizações notamos primeiramente o custo, a qualidade, a produtividade, a flexibilidade e a inovação, porém para a validade destes benefícios é preciso que estes sejam aproveitados para o melhor desempenho da empresa.

O uso da TI numa relação direta com os processos produtivos torna possível a redução de custos, pois prove um melhor monitoramento das operações, ampara o encontro de meios de redução de uso e desperdícios de materiais, sustenta a melhora da qualidade do produto e dos processos para a aquisição de vantagens competitivas nas organizações.

Como já estamos inteirados que a TI é importante para a qualidade, pois contribui no monitoramento dos padrões estabelecidos para níveis de conformidade e não conformidade dos produtos ou serviços e os custos despendidos. Por todos os seus impactos no processo produtivo e de comunicação, a TI ampara as análises de desempenho, característica, confiabilidade, durabilidade, aparência, padronização, desenvolvimento e a percepção de mercado para um determinado produto. Quanto aos serviços, onde quanto maior a expectativa maior será a exigência do adquirente, ampara na análise da tangibilidade, confiabilidade, segurança, empatia e prontidão, além do impacto do serviço para o cliente.

A produção objetiva atender as demandas do mercado, numa equação que divide as saídas pelas entradas resultando na produtividade. O aumento desta produtividade recebe o amparo da TI no instante em que se faz necessário reduzir os tempos e esforços para atender as demandas com números mais elevados de saída de produtos, então a automação produtiva e o processamento mais eficiente de dados é uma considerável contribuição estratégica para melhorar os desempenhos produtivos e processuais.

A flexibilidade da organização está relacionada à sua transformação e adaptação à novas demandas mercadológicas e ambientais. Com o auxílio na comunicação da empresa com o ambiente a que ela esta inserida, o que traz informações de como se comporta a sociedade, o mercado, a economia e a politica, a TI ampara na habilidade da organização em poder variar seus volumes produtivos; expandir ou diminuir seus impactos produtivos internos, ambientais e no mercado; variar seu mix de produtos e sua carteira de negócios; variar seus processos operacionais na manufatura de produtos; e, refletir e inferir sobre suas relações com colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e sociedade.

Inovar é uma estratégia para agregar vantagens competitivas à uma organização por transformar ou lançar um produto ou serviço, redefinir processos e atividades administrativas. Em todas estas adoções de inovação a TI tem presença inseparável e significativa. Visto que ampara no desenvolvimento, renovação, formatação e introdução no mercado de um produto ou serviço; ampara os projetos de modificações e reengenharias dos processos produtivos em todas as suas instâncias, onde prove aplicações gráficas para criações e expõe tratativas para tomadas de decisão; e, na administração organizacional, ampara a estipulação de uma nova estrutura de atividades, pois viabiliza tecnologicamente o uso de sistemas de informação e comunicação, e dispõe aplicações para redesenho de estruturas, subsistemas, fluxos, lotações e órgãos, recriação e difusão de manuais, regras, instruções e procedimentos, remodelagem da cadeia de poder, autoridade e responsabilidade.

Medir os benefícios do emprego da TI nas empresas somente é possível quando as informações registradas anteriormente à implantação de um projeto estão armazenadas, e os resultados esperados ao fim de um período determinado para a apuração estão estabelecidos. Os benefícios devem ser medidos e analisados pela própria organização que usufrui da TI, onde deve apreciar a contribuição para os – e o proveito nos – negócios. Depois de acusados os resultados, efetuam-se as análises confrontando as informações anteriores em relação às informações atuais na observação dos custos, produção, tempos, esforços, índices padronizadores, índices de satisfação, faturamento, lucratividade, entre outros.

Entretanto, as contribuições da TI são quase inúmeras quanto ao uso desta no nicho de mercado que se expõe pelo comércio eletrônico, pela amplitude de atuação e impacto sócio econômico da internet.

"Os ambientes intermediados por computadores, tal como a Internet, permitem uma outra maneira de alcançar os consumidores e incentivam compradores e vendedores a incrementarem sua utilização, por possibilitar melhora na comunicação com seus clientes, mais eficiência nas relações de vendas e mais atratividade nos seus mercados. [...] Em virtude de seu alcance direto e sua natureza bidirecional na comunicação de informações, os sistemas de TI representam um novo canal de vendas e distribuição para os produtos, existentes ou novos. [...] Por meio de um contato direto, rico em informação e interativo com os clientes, a TI pode melhorar a promoção dos produtos e serviços. [...] Alterando as estruturas dos setores, os sistemas de TI ensejam o surgimento de novos modelos de negócios, baseados na ampla disponibilidade de informações e sua distribuição direta aos clientes e fornecedores. [...] Utilizando uma infra-estrutura digital pública e compartilhada, tal como a Internet, comparada a uma infraestrutura própria, a TI pode reduzir significativamente os custos de comercialização, distribuição e serviços a clientes." (ALBERTIN, 2001)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No decorrer das discussões sobre o tema principal do texto, o que ficou mais claro foi a importância da Tecnologia da Informação como determinante estratégico imprescindível para tornar as organizações mais competitivas, para melhorar suas operações, seus processos produtivos e de desenvolvimento, suas atribuições e funções administrativas, tal como maximizar o posicionamento mercadológico da organização e seus produtos ou serviços.

Os impactos da TI sobre as organizações não chegam a ser preocupantes quando respeitada a importância estratégica desta, os benefícios e contribuições, e o amparo que propõe a gestão organizacional. Então, neste ínterim, os projetos de implantação de Tecnologias de Informação – como exemplo a implementação de sistemas integrados de gerenciamento de Banco de Dados – devem ser pensados pelo ponto de vista das perspectivas futuras e resultados que a TI pode proporcionar a organização, que reiteramos são impulsos motivadores para mudanças.

E, estas mudanças, enquanto transformações ambientais, sociais, econômicas, políticas e mercadológicas, em tempos corridos, são cada vez mais rápidas e inesperadas, a instabilidade e a dinamicidade são as vertentes das preocupações cotidianas de organizações e pessoas, e todos devem acompanhar este ritmo e muitas vezes antever estas transformações. É, neste contexto, o grande valor da TI como amparo para organizações se tornarem mutáveis, antenadas, inteligíveis e adaptáveis, reduzirem custos operacionais e administrativos, melhorarem a qualidade de seus produtos e serviços, ampliarem sua capacidade produtiva, serem flexíveis e inovadoras dispondo ao mercado e a sociedade novidades e interações que gerem maiores faturamentos e satisfação completa aos clientes.

A TI esta aqui considerada finalmente, sem permitir a ousadia de serem concluídas as pesquisas, pois não existe termo limite para a construção do conhecimento sobre o tema tratado. Porém, a existência da TI e do seu órgão na estrutura departamental de uma empresa passa a ser uma realidade exigível na época presente, não sendo mais uma tendência. Com a importância estratégica, os benefícios e o amparo à gestão empresarial moderna que estabelece a Tecnologia da Informação, esta deve ser administrada com eficiência, para fazer das organizações competitivas, dignas de excelência, efetivas, perenes e sustentáveis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. Campus-Elsevier, SP, 2005.

TOFFLER, A. O Choque do Futuro. Lisboa, RJ, 1998.

ALBERTIN, A. L. Valor Estratégico dos Projetos de Tecnologia de Informação. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 41, p. 42-50, SP, 2001.

ALBERTIN, A. L. Administração de Informática: funções e fatores críticos de sucesso. Atlas, SP, 1999.

MORESI, E. A. D. Delineando o Valor do Sistema de Informação de uma Organização. Revista Ciência da Informação, v. 29, p. 14-24, DF, 2000.

BERALDI, L. C.; FILHO, E. E. Impacto da Tecnologia de Informação na Gestão de Pequenas Empresas. Revista Ciência da Informação, v. 29, p. 46-50, DF, 2000.

DRUCKER, F. P. Introdução à Administração. Thomson-Pioneira, SP, 2002.

DRUCKER, P. F. Administrando em Tempos Turbulentos. Pioneira, SP, 1980.

FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio. Positivo, SP, 2004.

LAURINDO, F. J. B.; SHIMIZU, T.; CARVALHO, M. M.; RABECHINI; R. O Papel da Tecnologia da Informação (TI) na Estratégia das Organizações. Revista Gestão e Produção, v.8, p. 160-179, SP, 2001.



[1] Graduando em Administração pela Faculdade Madre Thaís – FMT. E-mail: [email protected].

[2] "É o período que começou no início da década de 1990. É a época em que estamos vivendo atualmente. A principal característica dessa nova era são as mudanças, que se tornam rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. A Tecnologia da Informação – integrando a televisão, o telefone e o computador – trouxe desdobramentos imprevisíveis e transformou o mundo em uma verdadeira aldeia global. [...] A informação passou a cruzar o planeta em milésimos de segundos [...]." (CHIAVENATO, 2005)

[3] Entende-se várias áreas do empreendimento como os departamentos que compõem a estrutura organizacional: direção, financeiro, produção, gestão de pessoas, qualidade, pesquisa e desenvolvimento, TI, dentre outros.

[4] Em administração, o feed back é o procedimento que consiste no provimento de informação de uma pessoa à outra sobre o desempenho, conduta ou eventualidade executada pelo informante.

[5] Just-in-time é um sistema de Administração da Produção e de Materiais que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. Com este sistema, o produto ou matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. Em suma, e de maneira popular, é o estoque de materiais no fornecedor.

[6] Joint ventureouempreendimento conjuntoé uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca suapersonalidade jurídica.

[7] AWorld Wide Web (www), também conhecida como Web, é um sistema de documentos emhipermídiaque são interligados e executados naInternet.