O amor já recebeu inúmeras definições pelo fato de ser extremamente difícil defini-lo. Muitos filósofos já arrazoaram sobre o amor. Mas, a pergunta permanece: "O que é o amor?"

A mídia de modo geral tenta defini-lo como ato sexual, que é o fazer amor. Mas, será que amor se faz? O ser humano consegue fazer sexo com muita facilidade, mas fazer amor de fato não é tão simples. Alias o termo fazer amor não é conveniente, o mais correto seria dizer que se está amando.

O amor não se faz, o amor é uma ação em direção ao sentimento que arde no coração. Aí está mais uma definição! Seja lá como for o amor não é um sentimento, mas sim um movimento (ação) em direção do ser amado. Quando amamos alguém nos esforçamos para fazer o melhor para aquela pessoa independentemente de merecimento.

Amar alguém, então, não é uma resposta àquilo que a pessoa fez, mas aquilo que eu faço por ela. 

O grande problema é que fazemos uma grade confusão entre amar e gostar, entre amar e recompensar, entre amar e merecer. Quem ama, ama independentemente do merecimento do outro. Não posso dizer: "Amo minha esposa porque ela é bonita", ou "por que ela é sensual", ou "amo minha esposa devido aos seus cabelos loiros", ou "por que ela é economista"; pois os porquês passam! A sensualidade passa, os cabelos um dia ficarão brancos, ela não será sempre uma pessoa jovem, a beleza se vai com o tempo. Não a amo "por que", simplesmente a amo e ponto. O amor não pode estar firmado no “por que”, na aparência, na sensualidade, mas sim em valores que são imutáveis e que o tempo não pode apagar, como o caráter, a meiguice, a beleza interior, a compreensão, o companheirismo, a gentileza, o saber calar-se no momento complicado de ira, sem disputas. Isso tudo, evidentemente, para ambos.

Os casamentos se acabam devido à expectativa de prolongamento da juventude, da sensualidade, da competitividade e do descompromisso com a regra áurea do casamento: “compartilhamento”.

Quando alguém se casa deixou de ser meu, para ser nosso; deixou de ser eu, para ser nós; deixou de ser meu dinheiro, para ser nosso dinheiro; deixou de serem corpos e passou a ser um só corpo. Se dói em um dói no outro.

Por outro lado tenho que amar minha esposa, mas tenho que gostar dela! Se não gostar de estar ao seu lado, como posso dizer que a amo? Alguns homens amam suas esposas, mas não gostam de estar ao seu lado, então as abandonam mesmo antes de se separar, deixam-nas sozinhas em suas caminhadas diárias. Gostam de estar com os amigos no bar, mas não gostam de ir para casa e se sentar ao lado da esposa para conversar ou ver tevê. Os casais precisam sempre amar e gostar!

O amor é uma Virtude, é uma Qualidade, e assim sendo tem uma fonte única que é Deus. O amor é algo maravilhoso, e só um Ser com todo amor poderia dar amor à sua criação. Só há um Deus, e toda fonte de Virtude provém dele. Satanás não é deus, logo, o que ele pode oferecer a alguém? Nada! Pois ele não é criador e nem fonte de Virtude! Ele só tem a oferecer engano e o mal.

Todo amor existente no mundo tem uma origem: Deus! Toda falta de amor tem um agente no mundo Satanás e seus demônios. Como o ódio não pode ser criado, então, o ódio é a falta de amor. Retire o amor, brota ódio devido à falta do amor. Então, o ódio é o distanciamento do amor. Quanto mais me distancio do meu amor, mais brota a repulsa, o ódio é inevitável!

Quando alguém morre as pessoas falam: “Era uma boa pessoa”. Por quê? Por que nutrem um amor, uma admiração, que desconhecem até que a pessoa morre. Na verdade estão querendo dizer “que pena que não o amei mais”.

Ame! Isso vem de Deus!