O AMOR SUPERA LIMITES

 

Uma prova de amor(Nick Cassavetes) – 11 de Setembro de 2009

 

CASSAVETES, Nick. Uma prova de amor. PlayArte Pictures. 2009(EUA)

 

    Nicholas David Rowland Cassavetes cineasta americano nascido em 1959, na cidade de Nova York, diretor do filme “ Uma prova de amor” , a qual publicou como assunto central do filme: drama e conflito familiar. Também participou de outros filmes internacionais como “A aparição“ , “O Diário de uma paixão”, “O grande assalto” e muitos outros.

      Quando completou dois anos de idade Kate apresentou sintomas de alguma doença a qual seus pais Sara e Brian desconheciam. Em seguida, levaram a filha ao médico e os resultados dos exames revelaram ser leucemia aguda, transformando-se em um conflito familiar. Depois de várias tentativas, o quadro de Kate apresentava diariamente sintomas problemáticos. A partir disso o médico propôs uma “fertilização in vitro”, com a idéia de um bebê proveta para ajudar no tratamento, e realmente isso aconteceu. Anna nasceu, e submeteu-se a várias cirurgias e transfusões para colaborar na recuperação da irmã, e tinha uma infantil consciência, que era para o bem de sua família.

     Anna quando completou onze anos, foi em busca de seus próprios direitos, pois quer decidir sozinha o que fazer com o seu corpo, nem que tenha que lutar por isso na justiça exigindo uma emancipação médica. Sara fica horrorizada com a ação judicial, e como estava acostumada a ganhar todos os casos quando exercia advocacia, decide a todo custo manter Kate viva. Devido a isto, ninguém se deu conta que a situação estava baseada na decisão da própria Kate, que estava pronta para partir, e deixar que a sua família continuasse vivendo normalmente, seguindo seu próprio rumo. E assim se concluiu, Kate não resistiu a doença e depois de algum tempo o irmão Jesse está se formando na academia de artes, Sara voltou a exercer sua profissão como advogada, Brian se aposentou, mas apoia jovens problemáticos e Anna, com a lembrança infinita de sua querida irmã, a qual nunca esquecerá, afinal foi por Kate que Anna existe.

     Uma prova de amor é, sem dúvida, um filme que cumpre a sua proposta, que é apresentar uma trama emocionante, fazendo com que devemos refletir. Os temas do filme são extremamente polêmicos e profundos, principalmente a geração de criança com o único propósito de servir de doação, isso é chocante e mais decepcionante ainda é ver como a história evita discutir o tema, deixando apenas o assunto central que é a doença interminável de Kate. Afinal, é justo conceber uma criança com o único propósito de salvar outra? Não, não é justo, mas infelizmente o filme não se preocupa muito em mostrar essa questão. Mas por outro lado, conta com uma história que ao mesmo tempo é bonita e triste, passando a belíssima lição de aceitação da morte, e por fim devemos concordar que Nick Cassavetes fez um filme com a intenção única de emocionar.

Resenhado por Leticia Mariane de Brito Brandão