Existe algum significado no número 7? Sua ocorrência é mera coincidência?


Há quem diga que o número carrega mistérios e segredos. 7 cores do arco-íris; 7 notas musicais; 7 Maravilhas do Mundo; 7 braços do candelabro; 7 anões da Branca de Neve; crise dos 7 anos... e por aí vai.


Você lembra mais algum?


7 voltas de Jericó; criação em 7 dias; perdoar 70x7; 7 espíritos citados no Apocalipse, que também menciona 7 estrelas, 7 pragas; 7 vacas do sonho do Faraó. De fato, o 7 aparece muito.


Isso traz a minha mente o significado do número, que na Bíblia expressa ALGO COMPLETO.


A pergunta que emerge não é, entretanto, sobre a perfeição do número, mas sobre a possibilidade de marcarmos nossa vida, nossos projetos e relacionamentos com um RESULTADO IDEAL.


Então somos “obrigados” a falar sobre os nossos SONHOS, e a verdade é que temos - na maior parte do tempo - a sensação de que não conseguimos tanto quanto gostaríamos, independente da nossa condição atual.


Essa idéia desanima muitas pessoas, e elas acabam deixando de lado os seus projetos, pois, afinal, não era exatamente isso que haviam projetado. O resultado é DESÂNIMO, DESAMPARO, FALTA DE MOTIVAÇÃO, ANSIEDADE. Quero ter e não tenho, e acho que não posso ter, mas deveria. Que dilema...


Podemos traduzir essa sensação como um “olhar para trás”, perder o foco daquilo que ainda está porvir, algo que mesmo Jesus considerou inadequado:


Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. (Lucas 9:62).


É importante ter em mente que o número 7 - e seus múltiplos, somente passa a existir depois que todos os seus precedentes se apresentarem, ou seja, cada unidade, aparentemente pequena, compõe o alvo da perfeição. E isso é um segredo que poucos entendem.


Assim sendo, devemos dar valor a CADA ETAPA e a CADA PARTE da nossa jornada terrena, mesmo aquelas que não parecem representar algo bom, pois até com os erros construímos acertos, na medida em que nossa atenção estiver voltada para as metas maiores do futuro:


Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito, mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui alcançado por Cristo Jesus. (Filipenses 3:12).


Texto de autoria de Pastor Elcio Lourenço. Pastor desde 1968.
www.pastorelcio.com