O amor além da morte entre Heathclif e Catherine  Earshaw apesar das influências causadas pelas diferenças sociais no Morro dos Ventos Vivantes

                                                                                                                          Ana Damares Mendes

 

Diante da complexidade que a obra analisada demonstra,seja pela intensidade que os sentimentos (amor e vingança) são transmitidos, ou até mesmo pela trajetória de  Heathcliff em seguir fielmente “uma vingança” para superar a perca de seu grande amor( Catherine) é que surgem os questionamentos:Como explicar esse amor tão profundo? E no caso de Heathcliff capaz de fazer o mal as próprias pessoas que Catherine gostava ,será que as atitudes de Heathcliff em vingar-se é resultado de amor não correspondido ? Ou essa vingança parte do pressuposto que as influências (as diferenças sociais ;tanto financeiramente quanto culturais)  induziram Catherine a optar pelo que a fazia bem aos olhos da sociedade?Baseada nas problemáticas já citadas anteriormente,esta relações(amor intenso,vingança e influências) serão abordadas ao longo do trabalho,facilitando assim a compreensão da obra e identificando determinadas características aos personagens que podem facilitar as atitudes dos mesmos.As características enfatizadas serão nos personagens:Catherine Earshaw (corajosa,ousada e ao mesmo tempo influenciada pelos outros) e Heathcliff (destemido e vingativo mas ao mesmo tempo amar com tanta intensidade Catherine).

      Todos os sentimentos abordados na obra “O Morro dos Ventos Vivantes de Emily Brontë” são intensificados, e o amor que une Catherine Earshaw a Heathcliff chama-nos atenção .Inicialmente a impressão que temos ao ler a obra analisada é que o amor entre eles é um amor fraterno,um amor inocente,sem preconceitos,capaz de dar a mão ao próximo para ajudá-lo sem exigir recompensa,apenas com intuito de ser feliz  e fazer o outro feliz. Mas o que acontece de fato e tentaremos abordar ao longo da discussão é existe toda uma má influência para que uma boa relação não se estabeleça entre Heathcliff e Catherine.

     O amor que une Catherine e Heathcliff é algo que vai além do desejo de estarem juntos  apenas para satisfazerem-se ou alegrar-se,é um sentimento que precisa adequar-se a determinadas situações (decisão de Catherine entre Linton e Heathcliff)para permanecer forte,mesmo com a distância e todos os problemas enfrentados como as diferenças sociais e as influências.

      Sendo assim, enfatizaremos até que ponto a influência do meio pode interferir na realização deste amor,já que a cada obstáculo existente, o amor de ambos crescia arduamente.

      Vale ainda ressaltar a intensidade de outros sentimentos, como por exemplo,a vingança,que embora surja inicialmente como algo ruim,que prejudica as outras pessoas,faz parte no entanto de um sentimento que nasceu do amor(mesmo que seja demasiadamente),neste caso um amor diferente do que já foi citado anteriormente,e é a partir de tal analise que foi possível revelar aspectos importantíssimos para a compreensão de tais pressupostos e finalmente argumentar acerca destas relações:amor e vingança,possibilitando-nos  assim a pensar sobre a intensidade deste amor que aborda O Morro dos Ventos Vivantes.

O amor nasce em meio às diferenças.

 

      A relação que se estabeleceu entre  Heathcliff e Catherine foi algo verdadeiro e sem interesse algum, apesar de todos da família Earnshaw exceto o  Sr. Earnshaw terem uma primeira impressão negativa de Heathcliff ,pelo fato de ser uma criança abandonada,suja e sem modos adequados ao nível social da família, mas foi unicamente Catherine que com o tempo e convivência passou a gostar dele,independentemente da origem,cor,modos ou classe social.

Ele parecia um menino casmurro e resignado Endurecido, talvez, pelo maus –tratos. Suportava os golpes de HIndley sem pestanejar, sem derramar um lágrima(...).(O morro dos ventos vivantes .Brontë.1987.p.41)

        A reação da família dos Earnshaw merece aqui,um enfoque maior,porque pode-se afirmar que eles possuíam condições financeiras razoáveis,e ajudar um necessitado podia ser considerado uma caridade.Apesar de Heathcliff não apresentar uma boa aparência, a família podia ajudar a  torná-lo melhor,mas nota-se pelas reações deles o quanto foi difícil esta aproximação,cabe destacar a afinidade de Catherine para com Heathcliff.

         O Sr.Earshaw trouxe-o para viver com eles como forma de caridade para cuidar do mesmo, já que era criança abandonada e não sabia nem mesmo sua origem e identidade.

                        O garoto é caracterizado como um animal, um selvagem que, apesar de ter idade para andar e falar, quando estava de pé só olhava em volta e repetia coisas

sem sentido. (OLIVEIRA,2011.p.3)

        A afinidade de Catherine e Heathcliff surge por diversos fatores (mesmos gostos de travessuras,aventuras) é importante destacarmos aqui o caráter de Catherine que apesar de ter que dividir uma parte do que era seu (atenção dos pais) com um estranho,preferiu abraçar esta causa de coração aberto.A coragem e ousadia de Catherine faz com que Heathcliff admire-a mais e mais.

Na verdade,ela era diferente.Tinha modos que nunca vi em outras meninas.Fazia a gente perder as estribeiras umas cinquentas vezes e até maus por dia.Desde a hora que descia até a em que se ia deitar,não havia minuto em que não tivéssemos de recear um malfeito de sua parte.Estava sempre em ebulição,a língua sempre em movimentos...cantava,ria e atormentava quem não fazia o mesmo.Um selvagem diabinho!Mas tinha os olhos mais alegres ,o sorriso mais doce e o pé mais ligeiro de toda a paróquia.E,afinal de contas,creio que ela não tinha más intenções,porque,quando conseguia fazer a gente chorar seriamente,era raro que não ficasse em nossa companhia e não nos obrigasse a ter calma para consolá-la por sua vez.Era doida por Heathcliff .O maior castigo para ela era ver-se separada dele.( O morro dos ventos vivantes .Emily Brontë .pp.45)

       Cabe ainda salientar Catherine como uma adolescente carente de aventuras,porque o fato dela pertencer a uma classe social razoável,tinha que comporta-se com bons modos,ser educada e estudiosa,mas  Catherine não mantinha essa aparência pois mantinha o gênio forte.O fato de Heathcliff ser ousado fez com que Catherine o visse como uma oportunidade de vivenciar coisas novas,que jamais conseguiria conhecer alcançar vivendo da maneira como vivia com sua família.Apesar de Catherine  ter gostos sempre feitos,ela desejava algo mais e Heathcliff com sua disposição,ousadia conseguia despertar nela um interesse além do comum.

        Diferentemente de Hindley (irmão de Catherine) que optou por odia-lo,por querer tomar um lugar que supostamente era seu. Diante de comportamentos tão contraditórios relacionados a aceitação de Heathcliff na família dos Earnshaw remete-nos a analisarmos os motivos que fizeram Catherine amar intensamente Heathcliff (porque enquanto o amor de Catherine crescia por Heathcliff,crescia também o ódio de Hindley pelo mesmo.)

       Apesar de Heathcliff ter sido negado por muitos,Catherine preferiu aproveitar o melhor que Heathcliff podia apresentar para ela,e transformar esses momentos em únicos.

Na vida,estabelecemos uma interpretação de cada pessoa, a fim de podermos conferir certa unidade á sua diversificação essencial,á sucessão dos seus modos-de-ser.(CANDIDO,Antonio.pp.58)

         É importante lembrarmos da necessidade que Heahcliff tinha da presença de Catherine,necessidade esta que quando não correspondida podia gerar receios  aos demais,principalmente no que diz respeito a sua aparência física porque para Heathcliff a única pessoa que importava em Catherine.E além da aparência Heathcliff também era mal visto pelo comportamento e atos porque constantemente dizia palavrões e não respeitava aos demais.

(...) Se antes da antes da ausência de Catherine ele já era descuidado e desprezado pelos outros,depois as coisas tornaram-se dez vezes piores. Ninguém,a não ser eu,tinha ao menos a bondade de chamar-lhe atenção para sua sujeira e mandá-lo tomar banho,ao menos uma vez por semana. E os  meninos de sua idade não são inclinados a achar prazer na água e no sabão. Assim sem falar em sua roupa,que ele tinha no corpo havia três meses,metendo-a na lama e poeira,e em sua espessa e emaranhada cabeleira,seu rosto e suas mãos estavam horrivelmente sujos.(O morro dos ventos vivantes. pp.58)

        Apesar de todas características anteriormente mencionadas apontarem negativamente para Heathcliff, Catherine ama-o acima de qualquer coisa porque em meio a essas diferenças foi estabelecendo-se uma relação de companheirismo e  cumplicidade. Além do mais, eles  possuíam semelhanças  que denotam-se através das aventuras e dos momentos compartilhados de ambos e para Catherine já era um motivo suficiente para jamais deixá-lo de amar-lo,embora não pudessem viver e desfrutar deste amor juntos ,justamente pela influência que as diferenças ocasionaram na vida deles,mas pelo menos o sentimentos que unia-os ninguém podia impedi-los de sentir.

Minhas grandes infelicidades neste mundo têm sido as infelicidades de Heathcliff. Aguardei-as e senti-as todas desde sua origem. É ele  minha grande razão de viver .E Se tudo perecesse, mas ele ficasse,eu continuaria a existir. E se tudo perecesse e ele fosse aniquilado, o mundo inteiro se tornaria para mim uma coisa totalmente estranha. Eu não seria mais parte desse mundo.( Bronte.1987.p. 88)

A influência do meio social nas decisões de Catherine Earshaw.

      O meio social possui uma grande influência na Obra O Morro dos Ventos Vivantes ,justamente pelo fato de relatar um enredo onde perpassa a história de duas famílias( Os Lintons e os Earshaw)uma  melhor sucedida financeiramente melhor que a outra,respectivamente.Em meio  a tais,surge um amor "proibido" aos olhos da sociedade(Catherine e Heathcliff,),onde o que prevalece na prática são as conveniências necessárias(O casamento por conveniência,a escolha entre viver a história de amor ou não, e ainda a escolha entre deixar de
amar Heathcliff  ou viver para sempre com o sentimento verdadeiro).

      Vale ressaltar aqui,até que ponto Catherine deixa-se influenciar pelo meio,porque apesar dela decidir casar com Linton pensando na estabilidade social e financeira,ela continua amando Heathcliff e até faz uma comparação entre o sentimentos que sente por ele e Linton.

Meu amor por Linton é como a folhagem dos bosques:o tempo o transformará,estou bem certa,como o inverno muda as árvores. Meu amor por Heathcliff assemelha-se aos rochedos eternos que jazem por baixo do solo:fonte de alegria pouco aparente,mas necessária. Nelly eu sou Heathcliff!Ele está sempre,sempre em meu pensamento.

Não como um prazer,visto que nem sempre sou um prazer para mim mesma,mas como o meu próprio ser.(Bronte.1987.p.88)

      É Notório afirmar que embora Catherine sofra por abrir mão de viver a sua grande história de amor com Heathcliff, ela compreende que é o melhor a ser feito porque o meio no qual ela faz parte deixa-a ciente das condições que viverá,é tanto que as suas próprias escolhas refletem na sociedade em geral,porque casar-se com um''cigano"(era assim que Heathcliff era tido aos olhos da sociedade:os Lintons,os próprios empregados da casa dos Earshaw e sua própria família:Hindley. )Era algo absurdo e além dela perder a sua dignidade social,também perderia a sua qualidade de vida,já que Heathcliff era tratado como um dos empregados na sua casa.No entanto Catherine convence a si mesma que o amor verdadeiro é por Heathcliff apesar da decisão dela ser contra esse amor.

Minha grandes infelicidades neste mundo têm sido as infelicidades de Heathcliff .Aguardei-as e senti-as todas desde sua origem.È ele minha grande razão de viver.E se tudo perecesse, mas ele fosse aniquilado,o mundo inteiro se tornaria para mim uma coisa totalmente estranha.Eu não seria parte deste mundo. (Bronte.1987.p.85)

A concretização de uma vingança por um amor profundo.

      Quando afirmamos que o amor é um sentimento puro e sem maldade,leva-nos a discutir aqui a vingança que Heathcliff deseja, e todas as atitudes do mesmo voltam-se unicamente para destruir todos aqueles que eram contra ou impediram  seu amor com Catherine. Vale ressaltar como um sentimento tão bonito é capaz de ultrapassar tantos conceitos para concretizar uma vingança.Apesar desta vingança causar sofrimento a muitas pessoas(Hindley,Isabela Linton, Cathy ,Hareton)  Heathcliff jamais deixa-se influenciar por sentimentos tais com compaixão,piedade, só dá-se por satisfeito quando concretiza sua vingança.

Quanto a arrepender-me de minhas injustiças,não cometi injustiças e,não me arrependo de nada. Sou demasiado feliz e,no entanto,não de acho ainda bastante feliz. A beatitude de minha alma mata meu corpo,mas ela mesma não me satisfaz.(Bronte.1987.p.359)

      È notório afirmar que embora os atos de Heathcliff sejam considerados maus,principalmente para aqueles que sentem com a sua convivência a indiferença,neste caso,de Isabela( que apesar de amá-lo no início do relacionamento)Heathcliff ignora-a de tal forma que ela passa a odiá-lo.

-Não acredite em nenhuma palavra do que ele diz.É um diabo mentiroso! Um monstro, e não uma criatura humana! Ele declarou que eu poderia ir-me embora.(Bronte.1987,p.163)

      Para ele é simplesmente uma vingança ao mal que o fizeram,porque a única coisa importante era o amor por Catherine ,e os outros eram apenas "os outros".

-Não terei piedade!Não terei piedade! Quanto mais os vermes se torcem, maior é minha gana de lhes esmagar as estranhas! É uma espécie de dor de dentes moral e eu mastigo com tanto mais energia quanto a dor é mais viva.(Bronte.1987.p.164)

         Não importava-se se estava machucando-os ,tinha um objetivo e para realização deste foi capaz de fazer unicamente tudo,é tanto que o amor prevalece até mesmo a morte,tanto da parte de Catherine como também de Heathcliff.

-Não te desejo torturas maiores do que as que sofro,Heathcliff. Desejo apenas que não nos separemos jamais.Se a lembrança de minha palavras for capaz de desolar-te mais tarde,pensa que debaixo da terra sentirei a mesma desolação, e por amor de mim,perdoa-me!( Bronte.1987.p.171-172)

(...)Por que traíste teu coração,Catherine?(...)Que direito...responde-me...Por causa do miserável capricho que sentiste por Linton? E quando nem a miséria, nem a degradação, nem a morte,nem nada que Deus ou Satanás pudesse infligir-nos poderia separar-nos, e tu,por tua própria vontade,o fizeste.Eu não parti o teu coração...foste tu que o quebraste, e quebrando-o,quebraste também o meu.( Bronte.1987.p.173)

        O fato de Catherine e Heathcliff não terem usufruído deste amor ao lado um do outro,de não terem a oportunidade de construírem juntos uma família ,por fatores que já foram mencionados (as influências),nos remete a idéia de culpa,tanto de Catherine (por não ter decidido enfrentar tudo e ficar ao lado do seu verdadeiro amor) e também de Heathcliff( por ter deixado-a ir adiante na sua decisão,por ter lutado).Embora o amor prevaleça a tudo isso,é um amor que causa sofrimento porque está interligada a uma vingança,e no meio desta vingança existem os outros,que também amam e sentem-se prejudicados com os atos dos mesmos.

       A concepção de vida de Heathcliff é baseada na de Catherine,ele não consegue ver-se sem ela,vive em função dela,primeiro no amor e depois na vingança e o fato da morte de Catherine  deixa-o completamente abalado mas mesmo assim encontra forças quando descobri  que apesar da morte,ele ainda pode concretizar toda sua vingança para finalmente suas almas encontrarem.

(...)Onde está ela?Lá não...no céu não...consumida não...onde?Oh, tu dizias que não davas importância a meus sofrimentos!E eu,eu rezo uma oração...hei de repeti-la até que minha língua se entorpeça...Catherine Earnshaw,que não encontres sossego enquanto eu tiver vida!Dizes que te matei,persegue-me então!As vítimas perseguem seus matadores creio eu.Sei que fantasmas têm vagado pela terra.Fica sempre comigo...encarnar-te em qualquer forma...torna-ne louco! Só não quero que me deixes neste abismo,onde não te posso encontrar!Oh Deus! É inexprimível! Não posso viver sem a minha vida! Não posso viver sem a minha alma!( Bronte,1987.p.180)

                                                  Considerações Finais

        A intensidade que é abordado os sentimentos na obra O morro dos ventos vivantes,foi motivo de muitas críticas quando publicado,e a partir da análise da obra concluímos a quão complexidade existente e a relação de um amor profundo,porém verdadeiro porque foi resistente e em meio a tantas dificuldades (sociais:um mais bem sucedido que o outro,culturais:maneiras diferentes de agir e comportar-se,apesar de algumas semelhanças existentes(gostos) mas em frente as pessoas com nível social mais avançado podia notar-se a diferença que os separava,físicas:maneiras de vestir e cuidar diferenciado,e até mesmo psicológicas:Quando Heathcliff esconde-se por vergonha de Catherine porque volta "mudada" da casa dos Lintons,mais educada,comportada,bela)

       Diante de tais argumentos o trabalho pôde esclarecer e de certa forma,ajudar-nos a pensar na obra "O morro dos ventos vivantes" como algo desafiador ,pois são abordadas temáticas profundas com características góticas mas com uma intensidade extremamente clara que chama e prende a atenção do leitor,afinal um amor como esse retratado merece ser discutido e principalmente porque vai além da morte,o morro dos ventos vivantes ficará sempre na ficção como símbolo de amor no qual Emily Bronte relata tão bem.

BIBLIOGRAFIA

BRONTE, Emily . O morro dos ventos vivantes. Editora Globo S.A. Rio de Janeiro,1987.

CANDIDO,Antônio. IN: A personagem de ficção. São Paulo. Perspectiva ,2007.

 

OLIVEIRA,Taís de. Literatura clássica e cinema contemporâneo: uma comparação semiótica.O gênero em diferentes abordagens discursivas. São Paulo: Paulistana, 2011

VASCONCELOS,Sandra Guardini. 2002.Dez lições sobre o Romance Inglês do século XVI .São Paulo: Boitempo.

WATT: Lan. 1996(1990).A ascensão do Romance: Estudos sore Defoe ,Richardsonn e Fielding. Trad .:Hildegard Feist. São Paulo:Companhia das Letras.