Nenhum quadro aumenta tanto quanto o das alergias, uma guerra sem sentido, porque é totalmente sem perspectiva, cada vez mais pessoas travam uma luta no corpo contra substâncias inofensivas como pólen, pêlos de animais, poeira doméstica, produtos alimentícios e muitas outras coisas. O que os alérgicos não sabem é que nunca reduzirão essas substâncias. Com isso seus objetivos de guerra, concretamente analisados não tem sentido. A agressão reprimida, e por isso, inconsciente é vivida no plano físico através das alergias.

Se olhar mais criteriosamente irá perceber que ser alérgico é uma boa coisa, pois ele pode se afastar se assim o desejar e sempre terá a desculpa da alergia. Também poderá punir os que o cerca, proferindo a frase de efeito: Isso me causa alergia. Frase usada para perfumes, flores, poeira, cães, fumaça e toda sorte e situações que exijam postura, mas que de alguma maneira o alérgico evita se fazendo de doente. "Sou alérgico então não posso fazer ou ficar, pois isso me causa alergia". Em outras palavras, se adéqüem a mim, pois não vou me adequar a vocês!

O alérgico não deixa de ser um manipulador raivoso. Nesse caso, é indicada a utilização da essência floral Chicory e Holly do sistema Floral Bach que irá trabalhar o egoísmo e a raiva, entre outras essências.