Antes de de se tornar um advogado deve-se fazer uma reflexão sobre a profissão, pois, é uma das profissões que lida com a vida e a liberdade das pessoas, segundo a Constituição Federal a advocacia é um dos pilares da Justiça e indispensável à sua administração., também norteia o Código de Ética e Disciplina da OAB que é o advogado, indispensável à administração da Justiça, é defensor do estado  democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, subordinando a atividade do seu Ministério Privado à elevada função pública que exerce.
    Para atuar no Tribunal do Júri, o advogado tem que possuir algumas habilidades, a primeira é a vocação, a vontade, o desejo de estar a frente de várias pessoas a fim de defender uma causa, por isso, é indispensável ter uma boa oratória, há aqueles que dizem ser bom ao advogado fazer aulas de teatro, como forma de se tornar alguém mais comunicativo e menos tímido. Também é indispensável conhecimentos na área de criminologia, medicina legal e psicologia.
    Manuel Pedro Pimentel descreve as habilidades acima da seguinte maneira: “Coragem de leão e brandura do cordeiro; altivez de um príncipe e humildade de um escravo; fugacidade do relâmpago e persistência do pingo d' àgua; rigidez do carvalho e flexibilidade do bambu.”
    Encarar a defesa de alguém perante o Tribunal do Júri, é ter em mente que a defesa se diz respeito ao direito da pessoa, é a busca de um julgamento justo, e não do crime do qual o cliente é acusado, por isso, não se defende um homicídio e sim o julgamento justo daquele que o cometeu.
    Não podemos ser hipócritas ao ponto de acreditar que todos os advogados, promotores, juízes e o júri buscarão a justiça quando da aplicação da lei. Há casos que que temos uma condenação pré-constituída, como exemplo, o caso Nardônio, que por mais que os pais fosse inocentes ou culpados, já estavam condenados pela mídia.
    Haverá advogados que serão corrompidos pelo dinheiro, serão mercenários, e por isso, atuarão no tribunal do júri de forma ilegítima, ilegal e imoral. Dessa feita estarão defendendo o crime e não o direito de um julgamento justo, litigarão em má-fé.Inadimissível é que um advogado que tem um estatuto a seguir, uma instituição a preservar se desvie da justiça e passe a ser condizente com a criminalidade.
    Por isso ser advogado é ir além de trabalhar com Leis, é trabalhar com vidas e liberdades, uma grande variedades de direitos. A situação é mais delicada quando a causa é competência de julgamento do Tribunal do Júri, é o momento que o advogado deve estar o mais bem preparado para defender a jutiça e buscar um julgamento justo.