O ADOLESCENTE NA VISÃO DO EDUCADOR
Celidyana Alves Nogueira .

Resumo:

Este artigo pretende relatar um estudo sobre a adolescência na visão dos educadores. No primeiro momento uma breve definição do que seja adolescência, no segundo momento relatar como o educador ver o adolescente. A palavra adolescência tem sua origem etimológica no latim "Ad" para + "olescere" crescer; portanto adolescência significaria, strictu sensu, crescer para pensar na etimologia desta palavra nos remete a ideia de desenvolvimento, de preparação para o que está por vir, algo já estabelecido. A adolescência é o período que fica entre a infância e a fase adulta, é um período de transição onde o jovem não é criança, mas também ainda não é um adulto, se torna um tempo " complicado" já que "ser" que não sabe quem é, tem nesse meio tempo que abdicar do seu mundo infantil, cheio de sonhos e cores e seguir rumo ao universo adulto, que ele percebe como sendo uma realidade dura, espinhosa e sem poesia, mas que ao mesmo tempo é inevitável. Não podemos generalizar que o adolescente não quer nada com nada, vimos adolescentes responsáveis, estudiosos, comportados, tudo na vida tem exceção, o educador tem a visão do adolescente de preguiçoso, irresponsável,, atrevido, agitado e inquieto, de acordo com o trabalho de pesquisa feito na sala
de aula do curso de psicopedagogia turma 8 obtemos um percentual de 70% de aspectos negativo do adolescente., e 30% positivo.
Palavras chave: Adolescência, Educador
Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional com Prática de Ensino em didática, Sociologia da Educação e Psicologia da Educação ? UNIPÊ ? Centro universitário de João Pessoa, 1998.
Pós graduação em Supervisão Educacional ? FIP ? Faculdades Integradas de Patos 2006.
Curso de Extensão em Educação Especial ? UNIPÊ. Pós graduação em Psicopedagogia ? Cintep ? Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa
Nos dias de hoje a adolescência é muito questionada, são inúmeros problemas que o educador enfrenta em uma sala de aula, são problemas de ordem emocional, psicologica, social, familiar que afligem os adolescentes. Ser adolescente não é pertencer a uma raça á parte, pois a luta pela identidade e independência dura a vida toda. Podemos dizer que a escola é vista pelos adolescentes como o espaço social onde acontecem os encontros entre os jovens e se estabelecem as relações de amizade. Geralmente uma escola é conhecida pelo método de ensino, pela linha pedagógica, que lhe confere uma certa identidade , a ação da família em si não basta, precisamos do espaço escolar para a ampliação de suas interações e desenvolvimento das potencialidades do ser, experimentando atributos diferentes daqueles a que são estimulados pela família. O papel do educador é de suma importância para o adolescente porque a escola é a continuidade do seu convívio social. O papel do professor como educador, exige que o mesmo perceba seus alunos como um todo, isto é, perceber que os alunos trazem para a escola, e conseqüentemente, para dentro da sala de aula, uma bagagem cultural e familiar que não deve ser desconsiderada, mas sim, conhecida, no intuito de poder contribuir para que ocorra um aprendizado significativo. Percebe-se que a importância da escola é muito grande enquanto espaço onde ocorrem as relações que se estabelecerão por um período considerável da vida desse aluno..