O acetileno e o ciclo do nitrogênio

Qual é a relação deste gás e alguns processos do ciclo do nitrogênio?

O gás acetileno (C2H2) possui ação inibitória do processo de nitrificação e de desnitrificação. O primeiro processo consiste na transformação de amônio (NH4+) em nitrato (NO3-). Durante esta transformação é possível haver a formação de gases como o óxido nítrico e o óxido nitroso (N2O). Já a desnitrificação consiste na transformação de nitrato (NO3-) em várias formas de gases nitrogenados como os já mencionados óxido nítrico (NO) e óxido nitroso (N2O), mas também em nitrogênio molecular (N2).

Em relação à desnitrificação, o acetileno inibe a transformação de N2O em N2.

Para inibir a desnitrificação é necessário aplicar uma concentração de acetileno muito mais elevada em comparação ao processo de nitrificação.

Sabendo disso, cientistas coletam amostras de solos e colocam-nas em frascos cujo ar interior possui altas concentrações de acetileno. Algumas destas amostras também são colocadas em frascos sem a presença de acetileno. Após um tempo, coletando o ar interior dos frascos vedados e analisando-os em um equipamento apropriado, consegue-se comparar a concentração de óxido nitroso nos frascos que receberam acetileno em sua atmosfera e o que não receberam. Geralmente, estes últimos apresentam concentrações de gases nitrogenados muito mais elevados em relação aos receberam acetileno, pois estes, com adição do referido gás, apresentam os processos de produção de gases nitrogenados impedida pela presença abundante de acetileno.

Preparado a partir de:

DAVIDSON, E.A.; SWANK, W.T.; PERRY, T.O. Distinguishing between nitrification and denitrification as sources of gaseous nitrogen production in soil. Applied Environmental Microbiology, v.52(6), p.1280-1286, 1986.