Dados do Trabalho

Título: O Acesso as Politicas Públicas Governamentais
Palavras-chave:ACESSABILIDADE, CRESCIMENTO SOCIAL., POLÍTICAS PÚBLICAS.

Resumo

Introdução:Com o intuito de favorecer e melhorar as condições de vida das famílias mais carentes, as políticas públicas visam oferecer uma oportunidade de tirar da extrema pobreza em que essas famílias vivem, e darem as mesmas um novo olhar sobre a sua história. Buscando a inclusão social, e ascensão profissional, bem como a qualificação de mão-de-obra, as políticas públicas são destinadas a darem um incentivo a mais aos mesnos favorecidos. Políticas públicas como o Bolsa Família, seguro safra, PAA, PNAE, Brasil Sorridente, Hora de Plantar, Plano Brasil Sem Miséria, são algumas das políticas que dão mais ênfase ao público produtivo, que garantem desta forma uma perspectiva de vida mais digna.

Objetivo:O trabalho visa apresentar o conceito de políticas públicas, mostrando as principais políticas existentes em nosso país.Como funcionam e suas correlações com as diretrizes governamentais como parceiros, com o intuito de integração social e inovação de geração de renda. Buscando atingir o maior número possível de beneficiários (busca ativa). Referenciando a importância de estar inserido no desenvolvimento do município como elemento ativo do processo sociocultural e do crescimento econômico. Identificar quais são as políticas públicas existentes em nosso país. Apontar os pontos positivos e as falhas das respectivas políticas. Avaliar o êxito das unidades familiares. Resgatar a autoestima das famílias que dependem desses incentivos. Diagnosticar os resultados obtidos com as políticas públicas.

Metodologia:Pesquisa de campo. Abordagem qualitativa e quantitativa. Levantamento de dados, de alguns municípios da região do cariri, em referência aos resultados alcançados com as políticas públicas.

Conclusão:Visando o aproveitamento máximo dos incentivos. É de alta relevância e prazeroso vislumbrar os resultados obtidos com a quantia que cada família percebe, como um adicional para complementar a cesta básica, e dar oportunidade de desempenhar as atividades inerentes a sua labuta, como um meio de geração de renda. Ampliando seus esforços e se capacitando para melhor desenvolvê-las. As políticas públicas oferecidas pelo governo federal em consonância com as leis estaduais, vêm diminuindo consideravelmente o índice de pobreza em todo território nacional. Sabemos que acabar com a miséria. é um mito, mas amenizar os seus efeitos e dar oportunidades para o crescimento de cada família, é fator essencial para o efetivo exercício da cidadania. Dentre os resultados vale salientar a satisfação com a geração de renda, e consequentemente a melhoria das condições de moradia e bem-estar social. Ser cidadão é participar ativamente dos movimentos e ações que dão acesso a novas oportunidades. É estar presente no dinâmico processo sócio-educativo do nosso país.



Autor

Nome:Maria do Socorro Leite Cruz Sampaio
E-mail:[email protected]
Formação:Graduacao (Cursando) Instituição:Faculdade Paraiso do Ceará

Orientador

Nome:Josean da Silva
E-mail:[email protected]
Formação:Mestrado (Concluido) Instituição:Faculdade Paraíso do Ceará

Coautor [1]

Nome:Abnadhab Cruz Sampaio
E-mail:[email protected]
Formação:Graduacao (Cursando) Instituição:Faculdade Paraiso do Ceará