O abandono Escolar em Moçambique

Por: Ildefonso Age Caetano[1] [email protected] 

RESUMO

 

De referir que a minha maior atenção está na análise e reflexão sobre o abandono escolar em Moçambique.

 O objectivo deste trabalho é analisar as causas que levam ao abandono escolar dos alunos em Moçambique com a necessidade de despertar atenção nos pais e encarregados de educação com vista a estancar este mal que afecta a nossa sociedade. Este trabalho é relevante para os pais e encarregados de educação, num momento em que as respostas assim como as conclusões vão contribuir positivamente naquilo que deve ser para a sociedade, para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e na redução do analfabetismo no seio das populações. O presente trabalho ira mostrar os impactos negativos resultantes do abandono escolar nas comunidades e se por acaso não se acabe com este mal teremos uma sociedade com um baixo grau académico e que dificilmente poderá tirar vantagens no mercado do emprego por falta de um grau de escolaridade aceitável.

Para a realização do presente trabalho foi necessário o uso dos seguintes métodos e técnicas de trabalho: observação directa, com este método foi feita uma observação directa extensiva visando fazer o estudo dos alunos que abandona a escola, a partir deste método o autor foi as escolas verificar como é que esta acontecendo o fenómeno em causa, descrevendo os elementos que contribuem, para o abandono escolar, neste método fez se o uso de técnica por sondagem que consistiu em estudar uma amostra reduzida de uma grande comunidade humana e tornar as conclusões obtidas extensiva a comunidade total; Técnica de Entrevista foram usadas entrevistas semi-estruturadas baseadas numa lista de questões previamente preparadas pelo autor, de modo adoptar nas perguntas um enfoque menos formal e de mudar conforme as respostas dos entrevistados e o método bibliográfico que consistiu na leitura de várias obra que retratam do tema em estudo.

 

Palavras-Chave: abandono, escola.

Introdução

Em muitas escolas do Pais tem se verificado a cada ano que passa a desistência dos alunos das escolas. Este fenómeno tem acontecido no segundo e terceiro trimestre, uma vez que só resta um trimestre para o fim do ano lectivo. Não se percebendo a real causa motivadora do abandono escolar e, isso tem influenciado negativamente no plano do governo na redução do analfabetismo em Moçambique. Porque os alunos desistem mesmo antes de concluir o Ensino Primário que é de carácter obrigatório e gratuito.

 

 Como o abandono escolar é considerado na actualidade

Na actualidade refere-se aos alunos que por algum motivo não palpável abandonam a escola ou por outro abandono escolar refere-se aos alunos que frequentam a escola e num determinado período do ano lectivo abandonam os estudos para se dedicarem em outras actividades de natureza caseira como por exemplo o comércio, o casamento prematuro entre outras actividades. Para Moçambique principalmente este fenómeno tende a ganhar maior espaço não se sabendo a verdadeira causa de surgimento deste mal.

Segundo KELLY, citado por LEMMER (1994:5225) mostra que grande parte da investigação sobre estudantes que não conseguem terminar a escolaridade pode ser dividida em duas importantes teorias.

A teoria predominante considera a saída prematura da escola como abandono, constituindo um acto individual, um significativo fracasso individual, ou talvez familiar ou cultural. A outra teoria designa essa saída por exclusão, e centra se em estruturas económicas, políticas e sociais desiguais e em certas práticas escolares como a perseguição e a expulsão, que serve para estigmatizar, desencorajar e excluir as crianças.  

Desta forma, o termo abandono culpa excessivamente o indivíduo, enquanto o termo exclusão culpa excessivamente a instituição. Neste trabalho iremos abordar do primeiro termo, no que concerne ao abandono.

Causas que levam ao abandono escolar dos alunos.

De acordo com os dados disponíveis, as causas para o abandono, absentismo e falta crónica podem ser classificadas em duas vastas categorias que são: causas externas e causa relacionadas com a escola. iden.

  • A primária categoria inclui problemas financeiros e económicos, obrigações familiares, pressões de grupos de companheiros e factores socioculturais e ambientais.
  • A segunda inclui o currículo irrelevante e/ou métodos de ensino fraco, horários escolares inflexíveis, professores, gestores e outro pessoal escolar com falta de sensibilidade e de cuidado, e poucas competências ou sociais, e como resultado destes todos elementos acima descritos os alunos acabam desistindo das escolas.

Eis as variáveis que ajudam a explicar a razão porque alguns estudantes se encontram em risco de abandonar a escola:

  • Estatuto socioeconómico; as crianças que vivem na pobreza têm menores probabilidades de completar a escolaridade. O estudo mostra que algumas famílias não têm possibilidade para pagar as propinas escolares, livros e materiais, transportes e uniformes. Aparentemente, algumas crianças abandonam por vergonha da sua relativa pobreza, que se reflecte nas roupas e na falta de almoço (Kelly 1994:5226).
  • Em famílias rurais e de baixo rendimento as raparigas são necessárias em casa para tomarem conta dos irmãos mais novos e fazerem os trabalhos domésticos e tarefas na agricultura. É também habitual em escolas por todo mundo e Moçambique não foge a regra que as raparigas sejam excluídas quando engravida ou casam.
  • Os estudantes que vivem em lares mono parentais têm tendencialmente taxas de sucesso mais baixa e taxas de abandono escolar mais elevadas do que os estudantes provenientes de lares mais tradicionais, com pai e mãe. Falta de tempo dos pais sozinhos (90% do quais são mãe) para passarem com filhos, juntamente com o aumento de esforços económico de uma única fonte de rendimento, procura condições em casa menos desejáveis e, por sua vez, afectam os resultados escolares (Khatti e tal, 1997:87-88).

Conhecimento limitado da língua de ensino. Os estudantes com conhecimento limitados da língua portuguesa encontram-se muitas vezes em risco de fracasso educativo, devido aos desafios que enfrentam na sala de aula, particularmente quando não são disponibilizados prontamente programas bilingues com o Português como segunda língua. Este fenómeno tem acontecido uma parte por todo pais e principalmente nas zonas rurais em que se tem notado o atraso na alocação dos livros de alunos devido a falta de meios para transportar aliado intransitabilidade das vias de acesso. Em alguns lugares o Ensino Bilingue não foi introduzido devido a falta de professores e como resultado nota-se o abandono dos alunos nas escolas.

O autor considera como causa do abandono escolar em Moçambique a pobreza que assola o pais aliado a baixo financiamento que tem vindo a receber e que muitas vezes não suporta o custo de recrutamento e formação de novos professores necessário para cobrir o défice, como por exemplo: os residentes em zonas rurais, abandonam mais frequentemente do que os seus colegas urbanos. A falta de escolas, as grandes distâncias entre a escola e casa têm sido apontadas como um dos factores impulsionadores do abandono escolar. Por exemplo, no distrito de Nicoadala no povoado de Nhafuba o ensino lá existente vai até a 7ª classe, depoís de concluir este nível, e para dar continuidade, os alunos são obrigados a percorrerem mais de 25 km ou mais e em muitos casos os pais e encarregados de educação não possuem condições para suportar o ensino dos seus educando. O mais agravante é que a escola secundária não possui lar para os estudantes. Nos primeiros meses, os pais tentam aguentar com as despesas, mas são obrigados a não poderem suportar porque têm de criar condições de aluguer de uma casa, alimentação, material escolar para os seus filhos.

Em certas escolas localizadas nas regiões fronteriças, umas das causas do abandono escolar está relacionado com a não introdução do Ensino Bilingue e o estudo das suas línguas locais e isso faz com que muitas crianças se desloquem para países vizinhos onde vão a escola e aprendem com muita facilidade a língua que maís desejavam aprender. Este fenómeno tem acontecido na Província de Inhambane, Manica, Tete e Zambézia excepto Maputo onde o pais vizinho controla na sua totalidade a sua fronteira, tendo as Direcções Distritais de Educação Joventudes e Tecnologia descoberto a existência deste fenómeno fez a distribuição de material didáctico aos alunos como forma de os reter nas escola, este processo não esta a surtir efeito e os alunos recebem os matérias didácticos e levam para estes países.

 

Consequências resultantes do abandono escolar.

 Várias são as consequências resultantes do abandono escolar, que têm afectado de uma forma negativa o desenvolvimento do nosso país. Para os alunos que não completam a escolaridade básica formal as possibilidades de obter um emprego são mais restritas ou quase impossível de sonhar com um emprego formal. As pessoas que não conseguem prosseguir com os estudos ou que abandonam a escola estarão em desvantagem no mercado de trabalho na medida em que a economia da província e dos pais em geral estará crescendo, porque existira maior competitividade e especialização no mercado de emprego.

Segundo Natriello, citado por LEMMER (2001:83) “indica as seguintes consequências do abandono escolar: consequências cognitivas, consequências económicas e sociais”.

3. 1. Consequências cognitivas. Embora não exista muita investigação neste campo, verifica-se que as capacidades cognitivas dos jovens que permaneceram na escola melhoraram mais do que as que abandonaram a escola.

3.2. Consequências económicas e sociais. Os baixos níveis de crescimento cognitivo evidenciados pelos que abandonaram a escola têm como consequência um menor sucesso no mercado de trabalho. Os jovens que abandonaram a escola não tem só maior probabilidade de estarem desempregados do que os jovens que completaram a escolaridade, como também, provavelmente, ganharão menos quando estiverem empregados. Além disso, os indivíduos que abandonam prematuramente a escola tem maior probabilidade de se envolverem em actividades criminosas, tem menos saúde e taxa mais baixa de participação política, e requerem mais serviços governamentais, como assistência social e cuidados de saúde.

 

 

Conclusão.

Em forma de conclusão dizer que a causa do abandono escolar em Moçambique resulta da pobreza em que se encontra. Hoje é pais com a maior taxa de analfabetismo a nível da região austral, mas mesmo assim as escolas não estão próximas das comunidades de modo a permitir o acesso dos alunos e evitando que percorram longas distância. Muitos pais e encarregados de educação encontram-se desempregado e não tem um rendimento capaz de suportar os seus educando em termos de material didáctico e isso faz com que muitos alunos abandonem a escola e procurando um meio de sustento para si mesmo a ajudando a sua família em rendimento, ajudando a vender certos produtos e no caso da rapariga acabam se casando e como resultado os que terminam os estudos não representam a metade dos alunos que a província possui. 

  1. I.       Bibliografia

LEMMER, Eleonor, Educação Contemporânea - Questões e tendência globais, 1ª edição, Texto Editores, Maputo -Mocambique, 2005.

SILVA, Edna Lúcia da, Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Dissertação, 3ª edição revisada e actualizada, Florianopolis, 2001.



[1] Licenciado em Ensino de Geografia e Mestrando em Educação/Ensino de Geografia, Docente da Universidade Pedagógica de Moçambique-Quelimane