NUTRICIONISTA COMO EMPREENDEDOR

Autores: Juliana Soares, Amanda Moreno,Daniela Freitas, Marycarla Souza, Otoniel Neto,Wekeanne Martim

As crescentes e rápidas transformações do mercado de trabalho têm colocado em questão aspectos importantes relacionados à formação dos profissionais.  Ampliando-se, gradativamente, os debates acerca das mudanças tecnológicas e do processo de globalização. A formação profissional tem papel fundamental na concepção e entendimento das competências de um profissional, portanto, é essencial que as instituições de ensino superior despertem e provoquem nos estudantes um espírito empreendedor. 

O empreendedorismo se constitui como um processo alternativo, dinâmico e estratégico, dotado de possibilidades inovadoras e capaz de tornar sustentáveis os produtos, serviços, organizações e gestão de pessoas.¹ Combinando determinação com inovação e ousadia. Portanto, os diversos profissionais devem estar preparados para enfrentar as novas tecnologias, inovações e situações geradas por uma sociedade que necessita de um gama de produtos e serviços autênticos e exclusivos.

Com os profissionais da saúde não é diferente. Na nutrição é necessário buscar alternativas e habilidades para atuar com as diversas áreas e profissionais e atender as necessidades dos mais diversos perfis de públicos a quem o seu produto ou serviço destina.  Sendo fundamental ao nutricionista ter características de empreendedor, visionário e inovador.

O nutricionista deve ser um profissional qualificado para desenvolver trabalhos que vão além de atender as necessidades básicas do seu público, mas satisfazê-las com qualidade, exclusividade e autenticidade.

 Empreendedores integram, assimilam e interpretam as necessidades, hábitos e  comportamentos de uma região² , e isso reflete na maneira como trabalham. Dessa forma, os nutricionistas devem ser proativos, dinâmicos, criativos e hábeis de maneira a atender as necessidades de cada população/região específica. O nutricionista, portanto, deve buscar alternativas e possibilidades para criação de produtos e serviços. Desde uma simples ação social à criação de um produto é possível ser autêntico e inovador.

Os atributos necessários para ser um nutricionista empreendedor é estar aberto e ver possibilidades, dedicação permanente, atualização constante, responsabilidade, não ser imediatista e ter ousadia e determinação.3 Com isso é possível, ser um profissional de sucesso em qualquer área que atue seja em um hospital, ambulatório, unidades de alimentação, academias, instituições de ensino, empresas, etc.

Independentemente do que seja ou faça sempre tenha um espírito empreendedor, ou seja, antenado as inovações, tecnologias e acima de tudo as pessoas e ao que elas necessitam e querem de autêntico e exclusivo, seja no produto ou serviço que é oferecido ou seja no modo como é oferecido.

Portanto devemos ter sempre em mente que o ditado “Não faça com as pessoas o que não gostaria que fizessem com você” está errado, devemos ao invés disso, como profissionais de sucesso com espírito empreendedor, fazer para as pessoas o que elas gostariam que fizessem com elas4.

Enfim, não desista, pois a vitória pertence aqueles que perseveram com fé e não retrocedem em meio aos desafios. Seja um empreendedor!

  REFERÊNCIAS

  1. BACKES DS, ERDMANN AL. Formação do enfermeiro pelo olhar do empreendedorismo social. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 jun;30(2):242-8.
  2. FILION LJ. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Rev de Administração, São Paulo (SP) 1999 jun;34(2):05-28
  3. MOUTINHO I. Dos tempos de faculdade, uma ideia empreendedora, p.15. Revista do CRN9. Nutrição, pelo bem das pessoas, da sociedade e do planeta.,. Publicação do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região – Minas Gerais – Ano I – Abril, Maio e Junho – Nº 02 - 2010
  4. ALMEIDA F. Como empreender sem capital. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2001.