Números, “ahh” como gosto deles, escolhi a engenharia porquê achava, e ainda acho um pouco mais fácil lidar com eles do que com "pronomes pessoais do caso reto" (o Português em geral). Mas descobri alguém/algo que gosta muito mais deles do que eu, a Mídia.

A nossa boa e velha mídia parece não se importar quando uma mulher é estuprada por um único indivíduo, mas quando são mais de 30 criminosos ela aparece. Nesta ideologia está mesma mídia fecha os olhos quando uma crianças morre a cada minuto na Nigéria devido a atentados terroristas, mas para o mundo para informar que houveram 129 mortos em Paris*. Ironicamente, nossa mídia causa um grande alarme quando um negro é assassinado pela polícia norte-americana, mas quando nossos policiais matam mais de 2000 por ano**... Da mesma forma a mídia se parece assustada ao nos mostrar a morte de um policial nas “bandas de lá”, mas quando 490 é o número de policiais mortos em 2013 só no Brasil***… Pelo visto além de números ela gosta de países com dinheiro também.

 Bom, o que quero dizer é que nesses casos não me importa se o número é 1 ou 1000, minha indignação é a mesma com esses fatos. Escutar que uma única pessoa foi violentada ou morta me causa a mesma angústia do que quando centenas são. Ver milhões sendo desviados de empresas estatais é tão sórdido quando aqueles milhares que um único político rouba da educação ou saúde.

Estou longe de ser um ativista ou um “militante de facebook”, no entanto quando ouço tantos comentários sobre estas notícias que a mídia nos apresenta, por um lado fico feliz quando muitos não se conformam, mas me preocupo se estamos sendo meros ventríloquos dos nossos meios de comunicação de massa. Sinceramente gosto como essa grande mídia propaga várias notícias e acompanho estas quase todos os dias, mas deixa a desejar quando o assunto é “números”.

Fontes:

*http://qz.com/552334/more-people-died-from-terrorism-last-year-than-ever-before-and-mostly-in-these-five-countries/

**http://www.dailymail.co.uk/news/article-2831222/Brazilian-police-killed-11-000-people-five-years-rate-six-day-safety-group-reveals.html

***http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/policia-brasileira-mata-e-morre-mais-do-que-em-outros-paises,9828b860e660a410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html