Num só coração: Experiências e vivencias com amigos especiais

José Luis Monteiro da Conceição

Na música suave de Aline Barros, “Quero viver algo novo”... Que descrevo mais uma página da minha alegria em conviver com pessoas tão especiais, significativas e plausíveis em Viña Del Mar e Reñaca - Chile. Todos viviam num só coração em uma terra inigualável, fenomenal, prazerosa, encantadora. Todos traziam suas histórias de vida, seu sotaque, sua cultura, suas alegrias, suas angustias, suas tristezas. Todos compartilhavam o que podiam e revelavam nas suas palavras o seu ser.

No envolvente sabor do Pisco Sour (bebida chilena)... Dávamos um grande gole e brindávamos as nossas travessuras nas lindas avenidas e passarelas. Bailávamos com o ritmo caribenho e no passe de mágica virávamos estrelas de Hollywode com o flech da Boate Tutix. Descrevo este momento com simples palavras e expressões: liberdade, autonomia, viver, deixar pra traz as tristezas, já não importa mais, meu desejo, anseios, sonhar teus sonhos, diversão, carinho, conhecer, viver, novidade de vida, interação e muito mais...

Nos sabores... Da pizza Ruch, Papa frita, pollo, sanduiche, carne mal assada, salada, arroz, frutos do mar, pirê de batata, pastel, chocolates e frutas, degustamos uma cultura que se destaca por ser diferencial, não pela sua extensão, mas pela humildade, simplicidade e principalmente educação. Educação representada pelos cumprimentos: "buenas noches, buenos días, buenas tardes, hola” no ato de acordar, no encontrar. Pelas atitudes: permiso, puedo ayudar. Isso acontecia de forma verdadeira. Sentia nos olhos de cada um.

Nas dúvidas constantes sobre as “benditas” metodologias qualitativas, quantitativas e várias outras irmãzinhas que não cabem comentar, nos esforçávamos para fazer os nossos trabalhos de estudos com muita responsabilidade, empenho, compromisso, atenção, mesmo com alguns resquícios das baladas. Cada um mostrava seu potencial de mestre e doutor. Preocupações aconteceram isso com certeza não posso negar. Sinto muito meus colegas, mas preciso lembrar: Tese. Resolvi beatificar a Nossa Senhora da Tese. Essa é a Santa que todos os estudantes podem pedir socorro quando começarem a escrever o que vai defender. Fazer o quê? Como a competência e habilidade farão disso um simples texto de carta de amor.

Na praia... Respirávamos um ar puro e abraçávamos aquele sol de esquentar o coração. Mergulhávamos nas ondas e sentíamos aquela água gelada lavar as nossas almas e permitir com que cada um de nós renovasse a nossa prática, a nossa vida, a nossa história, o nosso eu. O sabor da “cerveza” tinha gosto de quero mais, o mais viver.

Não podemos esquecer... Confraternização com muitos vinhos e jogo da verdade. Muitas revelações, muitos choros e muitas histórias cantadas e contadas por amigos-irmãos. Momento significativo e dinâmico. Para mim, foi maravilhoso pude dizer o que sou e o que sinto.

O que nos entristeceu... A despedida, o adeus, o até mais, o até breve. A despedida é algo que dói e quem é forte consegue suportar. O coração dispara como corrida de Formula 1, os olhos enchem de água como tanque, as pernas estremecem como corda bamba, os nossos ossos se partem e caímos no chão como se tudo estivesse perdido, como se nunca mais pudéssemos nos encontrar. A amizade nesse contexto é inexplicável. Parece que nascemos um para o outro. O sentido de proteção durante os dias convividos é muito mais que um escudo, é uma muralha.

Nos 45 minutos do segundo tempo... Minha nossa! Ô Céus! Não consigo nem se quer descrever. Desculpas.

Em especial.... Sentirei saudades não só do Chile, mas de vocês meus colegas, que mais uma vez ajudaram a construir mais uma página  do livro da minha vida. Quero agradecer a você, Jussara, pela sua magnitude, pela excelência de pessoa que és, por ser humilde em ouvir e praticar aquilo que lhe convém. Quero agradecer a você Carla, pelo seu ideal, pelo seu natural de ser, pelo seu eu, pela sua força no ato de falar, por sua vontade de fazer diferença nos espaços que atua. Quero agradecer a você Hendreick, pela amizade verdadeira e demonstrada durante os dias convividos. Você é meu irmão “cara”, pessoa simples e valiosa inteligência. Quero agradecer a você João, que através da generosidade foi fundamental para eu quebrar certos paradigmas. Pessoa feliz e muito carismático. Quero agradecer a você Paula , minha mineira “arretada” que só. Mulher de respeito, domínio e responsabilidade. Você é a minha amiga mãe (coloquei esta expressão por... “bebe água Lú). Quero agradecer a você Sidnei, pelo gesto singelo de ser, pela sua intelectualidade, pela honestidade. Quero agradecer a você Virginia, pela referencia, pela dose de felicidade, pelas cantigas de amor- amigo, minha grande parceira de baladas.

Quero agradecer a todos aqueles que compartilharam experiências e vivencia num só coração.