NU, COM MEDO E ESCONDIDO

Deus encontrava-se regularmente com o homem sempre no final da tarde no Jardim do Éden. Certo dia Ele demorou a achá-lo e quando perguntava “Onde estás?” Adão respondeu: “Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo e me escondi.” Nudez, medo e fuga são frutos da transgressão da lei, do pecado. Aonde nós temos andado nos fins de tarde? Com quem nos encontramos lá? Você tem ouvido a doce voz de Deus te procurando no jardim? Se o ouves, o que tens respondido? Ou tentas esconder-te da presença do Pai? Muitos estão como Adão: nu, com medo e escondido.

A NUDEZ...

O início de Gênesis nos fala que o homem e sua mulher viviam nus sem nenhum constrangimento, e logo em seguida relata a ocasião da queda nos dizendo que eles passaram a ter vergonha. O conhecimento do mal surgiu por comerem do fruto da árvore que Deus os tinha proibido. A nudez era natural, simples e sem maldade mas surge a malícia. A diferença agora é a impureza no olhar, no coração. A percepção continua a mesma mas mudam as intenções. Adão responde que se escondeu com medo porque estava nu.

Deus vê todas as coisas e estamos nus perante a sua face. Não falo simplesmente da nudez do corpo, mas a nudez da vergonha do pecado. Não há vestimenta ou lugar que nos esconda. Deus vê as intenções mais profundas do ser. Existem algumas que nem nós discernimos. Nosso coração pulsa transparente em suas mãos. Podemos enganar um tribunal, um juiz, mas ao Supremo Juiz de toda terra nada escapa. Nos evangelhos, Jesus nos aconselha a entrarmos no quarto a sós com o Pai e fazermos a nossa oração. Lá estamos desnudos e não há espaço para mentira ou hipocrisia. Lá nossos pensamentos são projetados num imenso telão diante de um só espectador.  Esse é o lugar da verdade, da cura e restauração.

O MEDO...

O desobediência é fruto de um coração independente, rebelde. Ela causa separação, distanciamento e vazio existencial. A consciência dá um alerta de perigo porque depois da transgressão vem a prestação de contas. Deus é Juiz e não pode negar o seu caráter. Adão, antes com temor e respeito, passa a ter medo de Deus. Como está a nossa consciência a partir de nossas atitudes diante dAquele que tudo vê? A Bíblia nos diz que “O amor lança fora todo medo”, e “Deus é amor”. Se o procurarmos em tempo, Ele perdoa e limpa nosso coração de todo pecado e nos dá tranquilidade e confiança para habitarmos seguros no caminho da paz. No seu jardim.

A FUGA...

Após o pecado, Adão tentou fugir da presença do Senhor, esconder-se entre as árvores, mas um encontro com Deus foi inevitável. O homem transgride e ainda quer usufruir do jardim e suas benesses. Desfrutar da criação. Deus é o Criador e tudo lhe pertence, e não há espaço para o pecado na sua moradia. Podemos estar escondidos, bem camuflados, atrás de uma grande árvore, mas logo logo o “Onde estás?” soará forte. O que responderemos ao que caminha entre as árvores? Não há como esconder-se por muito tempo. Eles foram expulsos do belo jardim e herdaram a morte.

Se temos transgredido as leis do Senhor, o sábio conselho é procurar Jesus no jardim. Adiantar-se no processo. O coração quebrantado achará perdão. O fim de tarde, o por-do-sol é um grande convite a céu aberto nos chamando à presença do Pai. Deus nos espera lá com o fruto da árvore da vida em suas mãos. Não hesite! Há esperança no Jardim do Senhor.