Montar um negócio próprio não é nada fácil. Especialmente em relação ao segmento de auto-emprego, micro e pequeno porte. Os dois primeiros anos de atividade são cruciais e costumam definir o sucesso ou fracasso da empreitada.

Quando atuei na área de comunicação do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em São Paulo (SP), a mensagem fundamental que procurávamos passar aos empreendedores era baseada em diferenciais de preço, qualidade, atendimento etc.

O momento também era de crise econômica. E agora, por incrível que pareça, ainda estamos em crise, mas essa é motivada por desmandes de corrupção e pela perda de confiança nas instituições.

Para quem possui espírito empreendedor e tem estômago forte para abrir um negócio nos dias de hoje destaco mais dois conceitos importantes. São eles: acessibilidade e sustentabilidade.

Acessibilidade é trabalhar o negócio para atender as necessidades do público com dificuldade de mobilidade ou deficiência física. Criar produtos e serviços específicos ou colocar uma rampa e suportes para cadeirante, por exemplo.

Sustentabilidade é adotar atitudes no negócio que não prejudiquem o meio-ambiente. Oferecer produtos e serviços de livre ou baixo impacto ambiental ou promover ações de reciclagem, representam bem essa postura.

Então, anote aí, pois esses são dois conceitos que podem fazer toda a diferença entre se dar bem ou se dar mal no mundo dos negócios. Acima de tudo, pense na imagem e no destino que você almeja para sua empresa.