INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

BAIANO Campus-Santa Inês.

Curso: Geografia                         Turma: 2011.2

Professora: Flávia.

Disciplina: PPP IV.  

Alunos: Joélia Souza Andrade, Maricleia Alves Santos, Marcos Antonio Santos dos Santos e Rodrigo Almeida de Souza. 

CARLOS, Ana Fani Alessandri (org). Novos caminhos da geografia. 5 ed.São Paulo: Contexto, 2005. 

Resenha Crítica

A autora inicia o texto falando da necessidade atual de se estabelecer relações entre os saberes acadêmicos e escolares, com a finalidade de transporos conhecimentosaprendidos na academia na prática cotidiana em sala de aula, contudo buscaria uma compreensão fundamentada por parte do alunado dos conteúdos ensinados, permeando uma formação cidadã crítica e reflexiva.

No transcorrerdas discussões, percebe-se que a ciência geográfica perpassou por muitas modificações, desde sua sistematização até os dias atuais. As reflexões acerca do ensino geográfico foram tardias, não discutia a “praxi” do ensino geográfico.

Todavia viu-se a necessidade de compreender as especificidades entorno da geografia, tendo a influência européia nestas discussões,principalmente os teóricos franceses, com seus conceitos tradicionais que corroboraram nos estudos geográficos fundamentados no livro didático.

Todas as pesquisas metodológicas do ensino da Geografia tomaram outro rumo no momento em que o espaço geográfico mundializado não contemplava mais os conceitos da Geografia Tradicional, enveredando assim, nas reflexões pautas na obra de Jean Piaget, o qual priorizava o sujeito como protagonista no ensino-aprendizagem.

No mesmo período, os geógrafos começaram a utilizar novas metodologias que os auxiliaram para uma melhor compreensão do espaço geográfico,e consequentemente proporcionou novas reflexões metodológicas, no contexto brasileiro.

Durante as reflexões relatadas no texto sobre o ensino da geografia,observa – se que na década de 80 o objeto mencionado toma novo rumo, pois as produções a partir deste período foram mais fundamentadas e embasadas cientificamente. O acervofoi ampliado e as temáticas aplicadas de forma inovadora enfatizando a relação teoria - metodológica.

Após todos os acontecimentos pôde-se entender que não existe Geografia sem novas descobertas, sem novos questionamentos, sem umas séries de debates e de interrogações que aparecem em determinados momentos. Pois as ideias da Geografia e dos geógrafos é a busca incessante por respostas ainda não encontradas, para que haja uma série de melhorias para a sociedade. Uma frase de Carlos Walter Porto Gonçalvesque explica todo esse esboço é a seguinte: “A Geografia está em crise, viva a Geografia”.