Novo Rosto da Teologia Pentecostal Brasileira

Roberto dos Santos


Mineiro, assembleiano, graduado em Teologia pela Faculdade Teológica das Assembleias de Deus no DF (1990), mestrado em Teologia pela Faculdade Evangélica de Teologia ? Seminário Unido, RJ (2006), doutorado em Estudos Religiosos pela Friends International Christian University, USA (2000), mestre em Educação pela Universidad Evangélica Del Paraguay (2010), Docente Superior pela Universidade Gama Filho, RJ (2007) e doutor em Filosofia pela Cambridge International University, UK (2011). É também Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O professor Roberto dos Santos define-se principalmente como um portador de uma mensagem reflexiva em torno de Deus como Espírito Dinâmico . "Na verdade a teologia pentecostal tem dicotomizado à questão trinitariana, onde cada Pessoa da Trindade realiza seu trabalho a partir de uma economia dentro do conselho divino. Em nossa reflexão sobre o que chamamos de Teologia do Espírito devemos notar que Deus deve ser visto agindo na história, na igreja e no mundo, necessariamente também, seguindo uma interpretação escatológica do Espírito que leva a ação de Deus para o segundo aspecto teológico que é o Depois, sendo o primeiro o Antes. E assim, podemos verificar que há um Antes (Cruz) e um Depois (Ressurreição) caracterizados pelas metáforas: cruz e ressurreição. Esta nova forma de ver a teologia diz respeito a uma concepção metodológica da ação de Deus como Espírito que rege todas as coisas, preferencialmente, relacionados ao Plano de Salvação em Jesus Cristo. Sendo assim, Deus não estaria dicotomizado; ele estaria dinamizado em razão de uma teleologia histórico-escatológica"
"Na comparação com outras abordagens teológicas, o Deus que se revela na Bíblia é um Deus que age ontológica e continuamente com o processo histórico da criação do cosmos . Em outras palavras vê-se a ação de Deus que cria, que fala aos profetas e a igreja, para ser parte de uma dinâmica de propósito escatológico. A cristologia seria a responsável pela epistemologia da Teologia do Espírito , uma vez que o próprio Senhor Jesus Cristo é a revelação de Deus , de baixo para cima . Isso significa que todo o processo da dinâmica da Teologia do Espírito , via de método , passa necessariamente, por dois momentos: um Antes e outro Depois. Com isso , definido , a Teologia do Espírito se fundamente teoricamente sobre as bases da cristologia, a qual , sem dúvida, chamamos de cristologia dinâmica".
No que diz respeito à cristologia dinâmica, a posição de Roberto dos Santos é reconhecidamente bastante inovadora. Na cristologia de Roberto dos Santos, a Teologia do Espírito toma forma porque o Antes está relacionado com a Queda e o Depois com o levantamento da humanidade, pois é o Espírito de Deus como ação no mundo que possibilita a concretização do Plano de Salvação na Pessoa de Deus Jesus Cristo.
"A Teologia do Espírito situa todo discurso sobre Deus a partir de Cristo e toda a cristologia como dinâmica da revelação . Neste caso , o Espírito de Deus , considerado aqui como o termo chave para a teoria do conhecimento teológico é visto à luz de uma síntese teológica do monismo econômico da revelação de Deus . Toda a ação de Deus como Pai , Filho ou Espírito Santo é ação como dinâmica e nunca ação como particularidade ". Para conhecer melhor essa nova abordagem teológica é necessário ler as seguintes obras do autor: Fé, Poder e Esperança ; Teologia do Espírito , Ensaio Sobre o Entendimento Teológico e Dialético da Fé.

E-mail: [email protected]