Um novo sistema de vendas de passagens aereas, que amplia a oferta de serviços aos passageiros que adquirem bilhetes através de agências de viagens, foi alvo de críticas entre as empresas e companhias aéreas. Chamado de NDC (New Distribution Capability), o sistema foi desenvolvido dentro de um padrão de distribuição aberta, baseando-se em bancos de dados. Dessa forma, há uma troca de informações entre as companhias e as agências, além da implantação de uma plataforma única de transmissão de dados.

Segundo o LATA (International Air Transport), desenvolvedor do programa, o sistema fará uma linha direta entre o consumidor e as empresas. Assim, os clientes poderão adquirir serviços e passagem aérea das companhias de uma forma mais transparente.

Uma publicação feita no jornal The Washigton Post, acendeu ainda mais as críticas sobre o novo sistema, com argumentos de que, se o programa for realmente implantado, haverá um aumento nas passagens. “Comprar uma passagem de baixo custo seria ainda mais fácil do que é hoje. Uma companhia aérea pode recusar a mostrar suas tarifas mais baratas, a menos que você se registre e compartilhe informações com seu site”, afirmou a publicação.

A divulgação de informações pessoais dos clientes é outro fato que vem sendo criticado. Com o novo sistema, as companhias poderão requisitar dados dos consumidores que queiram acessar o programa, permitindo que as empresas formem um banco de informações com históricos de viagens, preferências, gostos pessoais, etc.

A proposta foi enviada para aprovação nos EUA. Os projetos pilotos para uso em tempo real ficarão disponíveis até o final de 2013.