Muitas empresas, existem por mera coincidência de fatos sucessivos de ações assertivas, onde devido a falta de uma concorrência a altura, conseguem obter vantagens no mercado, que se pode chamar de máscaras perigosas.

Por que máscaras perigosas?

Esta pergunta, é respondida, e sua resposta, ás vezes, é interpretada, por determinados empresários, como uma petulância de professores, que segundo eles, não conhecem a parte prática do dia a dia empresarial, e que baseando-se, somente na parte teórica, aprendida em livros, e sem estarem por dentro dos fatos atuais do mundo empresarial, deturpam as ações nas decisões tomadas destes mesmos empresários.

Está realmente aí, o "X" de nossa questão.

Nem todos os professores passam sua vida profissional dedicados somente a Faculdades ou Universidades.

Existem realmente profissionais acadêmicos, que passam sua vida, somente dedicando-se em instituições de ensino, mas existem aqueles que após alguns anos na área empresarial, resolvem juntar este conhecimento a sua formação acadêmica e ministrar aulas em faculdades ou Universidades, sendo que estes realmente têm uma grande bagagem de conhecimento a ser disseminado ao ensino acadêmico.

Voltando ao nosso assunto sobre máscaras perigosas, pode-se achar ( achismo ), que situações aparentemente calmas, como a conta corrente sempre com saldo positivo, com a carteira de clientes, sempre crescendo, e muitas contratações mensais, pelo aumento da demanda das atividades empresarias internas, demonstram sinal de vacas gordas. mas se tudo isso for verdade, existe algo que deve-se pensar: " manter o crescimento, olhando para fora da empresa ".

O Empresário deve estar atento, a demanda do mercado externo, analisar o que está acontecendo no momento, qual são os gostos e os comportamentos dos clientes, dos concorrentes, para ganhar vantagem competitiva, como se fosse um benchmarketing, trazendo-se para dentro da empresa, sem esquecer-se de trabalhar o endomarketing internamente, onde ambos os fatores, auxiliam nas oportunidades, tornando as debilidades em pontos fortes.

Então, não subestimem, seus concorrentes e fiquem atentos.

"Ganha o mercado quem aprender primeiro."




Ricardo Guerra.