Novas tecnologias voltadas a melhor interação para Deficientes

Introdução e objetivos do  IHC (Interação humano-computador)

O estudo do IHC não se refere somente a formas de interação entre homem e máquina, mas principalmente as técnicas e teorias que visam melhorar os itens abaixo.

Desenvolver e melhorar:

  • Segurança
  • Utilidade
  • Usabilidade
  • Eficiência

O estudo do IHC contribui principalmente para usuários novatos, permitindo que eles possuam uma maior produtividade no trabalho, além de compreender melhor as capacidades e limites dos seres humanos.

Antigas barreiras da Interface X novas barreiras da Interface

 Antigamente: interfaces complexas e difíceis de utilizar, somente com treinamento adequado o usuário pode utilizar o sistema. Um novato não saberia utilizar mesmo comandos mais básicos.

Atualmente: as interfaces procuram ser o mais simples possível, tornando fácil l que qualquer usuário possa usar o sistema sem dificuldades. As novas barreiras ainda se devem a falta de conhecimento, contudo há outros fatores a serem levados em consideração (fatores físicos, sociais. Ambientais e até políticos podem influenciar o desenvolvimento de interfaces).

Barreiras para o uso da tecnologia por deficientes

Deficientes possuem estrema dificuldade em utilizar computadores ou outros sistemas seja por vários fatores: por exemplo, um deficiente visual tem mais dificuldade em usar um sistema de um caixa eletrônico do uma pessoa normal. seria necessário um interface que utilize  meios de estímulos via audição e tato para os canais de entrada e saída de dados.

Para isso o desenvolvimento de melhores interfaces para usuários sejam deficientes ou não. Muitas vezes um usuário (embora qualificado) encontra barreiras devido a uma deficiência física, o estudo do IHC tem como objetivo derrubar essas barreiras. 

A importancia do trabalho para os portadores de deficiência

Portadores de deficiência encontram várias barreiras no mercado de trabalho seja em razão de sua condição: preconceito por parte dos empregadores ou ausência de meios tecnológicos que permitam a eles exercer uma profissão. O motivo pelo qual os epecialista da área de IHC se preocupam em desenvolver métodos de derrubar essas barreiras, segindo a seguinte idéia: de forma alguma alguém deixa de ser capacitado para exercer determinada profissão só por causa  de uma deficiência física.

Muitas pessoas são mais que qualificadas para exercerem uma profisão contudo elas encontram barreiras em razão dos problemas como  preconceito e ausência de meios para auxiliá las, por isso os vários estudos para  eliminar essas barreiras.